Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Superando a depressão

A depressão já é considerada uma das doenças mais freqüentes no consultório psiquiátrico. Muitos pacientes chegam na esperança de que eu prescreva uma remédio milagroso que tire totalmente suas angustias e, se possível, em um dia!

Calma! Sei que é horrível sentir-se desanimado, angustiado, desesperançoso e assim por diante. Mas entenda que a recuperação é um processo gradativo. Em muitos caso eu entro sim com medicação, mas é apenas parte do tratamento. Terapia ajuda muito, principalmente para trabalhar não só os conflitos mas também o modo de pensar do paciente. Mas e a parte do paciente? Então... É preciso um esforço dobrado por parte do paciente, em não abandonar o tratamento, tomar regularmente o medicamento, seguir corretamente com a terapia e evitar suas "armadilhas"(como vícios, relacionamentos destrutivos, etc). 


Martelo muito numa tecla: é preciso vigiar o pensamento também! Não adianta tomar o remédio e acreditar que nunca fará efeito, ou que terapia é bobagem, ou até mesmo que pensar positivo é para pessoas chatas. PARE DE RECLAMAR O TEMPO TODO! Por mais difícil que sua vida esteja, ressaltar em reclamações não vai facilitar e só vai deixar seu humor mais "carregado".
A medicação leva um tempo para iniciar seu inicio de ação. PACIÊNCIA É FUNDAMENTAL! E efeitos colaterais são comuns nas primeiras semanas. Outro detalhe, não abandone o medicamento só por que você acredita que já melhorou. É preciso ficar com humor eutímico (normal) por um período para só assim diminuirmos a dosagem.

Um hobbie ajuda muito. Ocupa a mente e diverte ao mesmo tempo. Sem falar na socialização (dependendo desse hobbie). Um passo de cada vez e olhando sempre pra frente, mas não se esqueça de pensar diferente. Nada de fomentar decepções do passado, ok? Bola pra frente!

Uma linda tarde,

Mariza :-)

3 comentários:

  1. Estou passando por uma adaptacao muito dificil porem tenho fe que vou superar tudo.
    Muito obrigado pela leitura.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Július,

    Bom, pense que essa situação VAI PASSAR! Agora, o que você pode aprender com isso? E se precisar, estamos aqui :-)

    Abraços

    Mariza

    ResponderExcluir
  3. Super legal a abordagem, e bom saber que alguém realmente entende as dificuldades de um depressivo e dispensa conselhos importantes. Muitas vezes mesmo sabendo o que deve ser feito para ficar bem a gente esquece como e o que fazer, dai e ótimo encontrar palavras tão certeiras.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza