Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

12 passos para uma autoestima melhor (adaptado dos passos para o Alcoolismo)



  1. Admitir que tem um problema, uma baixa autoestima - Isso é fundamental, se não vai ficar sempre na postura de vítima coitadinha. E você NÃO É!
    1. Acreditar que podemos SIM melhorar nossa autoestima e que a vida PODE SIM ser bem melhor, e que PODEMOS SIM realizar nossos sonhos. Chega de pensamentos negativos! Essas ruminações só aumentam sua angústia e dor.
    2. Não colocarmos NOSSA felicidade nas mãos dos outros - Muitas pessoas esperam que se encontrar aquele marido, ou se comprar aquela casa, enfim, vão ser felizes. PARE! A felicidade vem de dentro e não importe o quengo se conquiste, se você estiver com baixa autoestima nem conseguirá aproveitar e reconhecer suas vitórias. Ou vai sempre querer mais na busca de preencher esse vazio.
    3. Destaque sua qualidade e PARE de ressaltar seus defeitos - NINGUÉM é perfeito, NINGUÉM!!!!! Então comece por fazer diferente, pois se você ficar TODOS OS DIAS ressaltando o que não gosta em você ou o que não deu certo, vai ficar com raiva de si mesma e fatalmente acabará criando situações para comprovar o que você sente. Por exemplo: se toda vez que me olho no espelho eu me acho horrorosa, não vou me cuidar direito, pois não vejo solução. Mas se eu parar de me criticar e tentar ver o que tem de legal, vou ressaltar essa minha qualidade. No caso citado, eu posso detestar meus cabelos ou os dentes. Se estou de bem comigo mesma, vou querer investir em mim e vou a um cabeleireiro e ao dentista, Se estou mal comigo, vou rir menos por vergonha dos dentes, e prenderei meu cabelo. Nossas atitudes falam muito sobre como nos sentimos.
    4. Vamos aceitar o fato que é normal não sermos perfeitas(os)!
    5. Vamos desenvolver nossa espiritualidade - a espiritualidade, seja qual religião ou filosofia for, dá forças ao ser humano. Ajuda a olhar para o outro e não ficar focado somente em si mesmo. Seja católico, evangélico, budista, não importa, freqüente uma religião ou filosofia de vida que te faça bem. E conheça novas pessoas, grupos.
    6. Seja mais humilde e reconheça que precisa mudar de atitude - Muitas pessoas se escondem numa zona de conforto e acabam se isolando de todos. Seja humilde, admita que às vezes será preciso ter uma ajuda, de um amigo ou até mesmo de um profissional (como psicólogo ou psiquiatra).
    7. Tente reconhecer seus erros - Você pode escrever numa folha de papel tudo o que você fez e gostaria de ter feito diferente. Comece pedindo desculpas à aquela amiga que você foi grossa, ou ao seu filho que você jogou suas mágoas nele e acabou não dando a atenção que ele precisava. ADMITIR UM ERRO É O PRIMEIRO PASSO PARA EVITAR COMETÊ-LO NOVAMENTE.
    8. Faça um acordo com você mesma(o) o que pretende mudar e siga-o - Mudar algumas atitudes erradas nossa é fundamental. Por exemplo: deixar de ter sempre razão e escutar mais os outros (não interrompendo quando falam). Uma mudança em alguma atitude destrutiva que você tenha, já fará uma diferença na sua autoestima. Outro exemplo: parar de se criticar o tempo todo. Faça uma lista de pelo menos 12 atitudes que você pretende mudar e cole essa lista em um local de fácil acesso. Leia-a diariamente e reflita sobre seus progressos e resultados.
    9. Faça um diário relatando suas mudanças e dificuldades nesse processo. Desabafe suas mágoas no papel e não constantemente nos seus amigos. Assim você pode evitar ser  aquela pessoa negativa que só se lamenta. Desabafar com um amigo é importante, mas desabafar constantemente o mesmo problema todos os dias na orelha desse amigo e não escutar o que ele te disse desde o primeiro dia... pode adoecer este amigo ou afastá-lo de você (pois ele se sentirá impotente em te ajudar). E sempre releia seu diário e reflita sobre os resultados que você notou.
    10. Procure refletir antes de dormir e pensar em suas conquistas e NÃO NAS PERDAS! Por menos que seja um elogio ou conquista, ressalte-o em seus pensamentos. Por exemplo: antes de dormir eu posso agradecer por ter tido mais um dia de vida, por não ter acontecido nada de errado, por eu estar com saúde, por eu não ter ficado melancólica, etc...
    11. E por fim, seja seu(sua) MELHOR AMIGO(A)!

    Espero que tenham gostado e mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza