Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Estar só X Sentir-se só

Esse é um tema polêmico, pois nossa sociedade (principalmente a latina) cobra muito uma postura social "familiar"de todos nós. Já casou? Já teve filhos? Não? Como assim? Você tem problemas? Blá, blá, blá...

Porque para alguém ser feliz é preciso estar casado e com filhos? Você pode estar muito melhor agora depois de um casamento infeliz, depois daquela viagem maravilhosa, depois de ter conquistado um sonho, etc. Medir o grau de felicidade alheia é utopia, pois só o indivíduo sabe o que lhe faz feliz.

Eu, por exemplo, adoro meus momentos de solitários para escrever, ler, e descansar. Não me sinto só por estar fazendo tudo isso sem ter alguém como telespectador. É claro que temos momentos de solidão, mesmo estando rodeados de pessoas. Você já foi a uma balada,  olhou à sua volta e se sentiu completamente sozinho(a)? Baladas me deixam assim, por isso que não curto muito. Mas viajar é igual um tonificante mental para mim. 

Cada um sabe o que lhe faz bem, então PARE de escutar o julgamento dos outros! Uma vez eu estava num encontro de psiquiatria e um médico perguntou por que eu não curtia minha vida. Hum? Como assim? Ele olhava até um dó de mim hehehehe. Pelo fato de nunca ter me visto nas baladas concluiu, erroneamente, que eu não "curto" a vida. Dei uma belo sorriso e não falei nada, mas pensei muito. Eu curto muito minha vida, conheci diversos países, culturas, fiz muitas amizades, tenho vários hobbies, e estou sempre num projeto novo. Consigo curtir até o fim de dia de trabalho e ir para uma doceira para comer meu doce preferido. Se estão me julgando por eu preferir não ir a baladas então que julguem hehehehe. Adoro minha vida. É claro que faltam ainda algumas "cositas", mas deixa pra lá (falarei em outra postagem hehehe). Ah, gosto de um programinha a dois, em casa, com um bom vinho.

Mas agora olhe-se para dentro e pergunte a si mesmo(a): sente-se só? Está infeliz e solitário(a)? Então mude, faça alguma coisa e saia dessa. Visite os amigos, faça cursos, saia para baladas, ou seja,  mexa-se!

Buscar um companheiro(a) para preencher um vazio é outra armadilha que muitas pessoas fazem e o que é pior, não te fará se sentir menos solitário(a), pois provavelmente encontrará alguém que só reforce esse sentimento dentro de você mesmo(a).

A solidão é um sentimento individual que carregamos internamente mesmo se estivermos numa multidão.

Tenha um dia repleto de plenitudes

Mariza Matheus

Um comentário:

  1. Nossa Mariza... Eu refletia muito sobre a solidão e confesso que até hoje sinto aquela auto piedade, no fundo no fundo...
    Coisas de Mulher.
    Será que se eu estivesse casada minha vida não teria se "desviado"?
    As vezes me pergunto isso...
    Seu blog me ajuda muito, pq cai muito bem com vários sentimentos que você explica que é normal, e muitas vezes eu faço tempestade em copo de água.
    Obrigada pelo tempo que você gasta ajudando as pessoas com essas palavras sábias.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza