Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Profissão: ser infeliz

Acredito que muitos nem tem noção dessa "profissão" mas algumas pessoas "precisam" de sua infelicidade para viver, sobreviver. Parece um absurdo eu escrever isso, mas a infelicidade pode ser uma zona de conforto para alguns. Veja bem, não estou me referindo aos casos de depressão (transtorno de humor) ou de uma reação a perdas (ex: separação, falecimento, etc). Falo dos casos onde a pessoa não faz sua parte para melhorar sua vida. Reclamar é fácil, difícil é arregaçar as manguinhas e fazer diferente. 

Lembro-me de um caso que atendi há 10 anos. Atendia uma senhora onde TUDO estava ruim. Iniciamos o tratamento com medicamentos e a encaminhei para a terapia. Ao voltar no retorno ela disse que não buscou a terapia (não soube justificar). Insisti em muitas consultas dizendo que apenas o medicamento seria um tratamento incompleto. Outra queixa dela foi que não tinha uma renda. Vou resumir: ele teve oportunidades de emprego mas recusou, tomou os medicamentos de forma irregular, nunca fez terapia, e quando solicitava alguma mudança em suas atitudes (como evitar ficar se criticando) ela não fez. Tudo que eu falava ela não fazia. Eu estava frustrada com esse tratamento. Até que um dia seu marido veio à consulta. Quando ele entrou na sala deu um forte suspiro e, todo desanimado, me cumprimentou. Ele dizia que há anos estava esperando que sua esposa melhorasse para poder pedir a separação. Ele estava visivelmente exausto. Foi nesse momento que percebi a zona de conforto de minha paciente. Ela sabia disso e não queria se separar. Ficar "depressiva"a manteria nessa união, mesmo que falida. Ela "adotou" a infelicidade para ficar nesse casamento infeliz! 

Como o incerto nos causa medo. Não saber como será nossa vida depois de uma mudança gera uma insegurança em muitos. E se eu não conseguir viver minha vida? Claro que vai conseguir! Mas é preciso enfrentar e ficar na passividade da "depressão" não resolverá o problema, pelo contrário, aumentará.

Não transforme a infelicidade na companheira diária. Por mais motivos que você tenha para se sentir frustrado(a) tente focar no que te faz bem. E principalmente, NÃO fique se criticando e NÃO tenha dó de si mesmo. Bola pra frente e entenda que a felicidade é pra todos, inclusive para VOCÊ!

Um dia cheio de sentimentos positivos.

Mariza Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza