Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Minha mulher ganha mais do que eu"

Hum...
Numa sociedade machista como a nossa isso pode ser um problemão. Mas os tempos mudaram e precisamos adaptar ao novo conceito de sociedade com igualdades. Igualdade no sentido de que uma mulher também pode ter sucesso profissional assim como o homem. Sou contra movimentos feministas onde, na verdade, só nos colocou com mais tarefas e não em igualdade. Agora a mulher conquistou o direito de trabalhar fora de casa, mas suas tarefas domésticas continuam em suas costas. Outro ponto é buscar o que cada gênero tem de melhor a aproveitá-lo. O homem tem mais força, até pela sua constituição física, e pode fazer trabalhos mais pesados. Ele também é mais prático e menos "emocional"que para uma empresa com cargo de gerência pode ser fundamental. A mulher é mais detalhista e emotiva, pode muito bem representar um cargo de confiança. E assim vai. Não gosto de generalizações. 

Mas por que muitos homens ficam incomodados pelo fato da esposa ganhar mais? Será culpa da educação onde estabeleceu-se o papel de que o homem deve ser sempre o provedor? E se ele for um bom dono de casa. Conheço casais onde o marido fica por conta da administração do lar e faz muito bem por sinal, e sua esposa uma excelente empresária. Funcionam bem e são felizes assim. Mas a sociedade condena um homem "dono de casa", acha que ele é preguiçoso ou passivo. E uma mulher de sucesso é condenada por ser "masculina"demais. Bobagem! Nós mesmos temos certos preconceitos com a inversão de papéis. Muitas vezes ficamos incomodadas se nossos maridos ganham menos. Conheço um outro casal que a mulher ganha mais e não acha justo dividir as contas, pois na criação dela o homem tem que pagar tudo. O que ela faz com o dinheiro que recebe? Gasta com ela. É justo? O marido concorda com esse esquema, pois assim se sente "no comando"da situação. Eles poderiam ter muito mais conforto, mas neste caso eles preferem assim. Vocês percebem que criamos papéis enraizados vindos desde nossa infância? A sociedade mudou, e muito! Por que não podemos ser um casal e compartilhar tudo, inclusive os deveres de casa também. Por que tem que ser somente a mulher a cuidar de casa? Se ela for dona de casa, tudo bem, pois assumiu essa tarefa, mas e se ela trabalhar fora também? Acho que principalmente na criação dos filhos é importante os dois participarem.

Outro exemplo que veio em mente é de uma paciente que atendi na época de estudante. Ela estava exausta. Ela e seu marido eram donos de uma loja e os dois trabalhavam muito. Em casa, somente ela assumia as tarefas, inclusive nos cuidados com os filhos. O marido aproveitava para descansar e assistir televisão. Ela dizia que a casa é da mulher. Ou seja, ela também era machista. Mas estava cansada e consequentemente começou a jogar essa frustração em cima do marido. E o casamento? Foi ficando cada vez pior.

Precisamos entender que um casal é uma unidade. Marido e mulher devem ser companheiros, parceiros e  combinarem juntos a melhor maneira desse casal funcionar. Esqueça normas impostas pela sociedade machista. Veja o que vocês buscam e estabeleçam seus papéis. Às vezes a mulher tem um cargo bem remunerado e o homem pode ter mais tempo livre, o que pode contribuir para ele buscar as crianças na escola e ajudar nas tarefas escolares. 

Muitas vezes o que interfere é a competição desse casal. Vocês (casal) são uma unidade e não competidores para ver quem tem mais sucesso que o outro. Trabalham juntos pela união da família e cada um tem um papel importante.

Forte abraço

Mariza Matheus

11 comentários:

  1. Nossa, estou passando por isto.
    Estou me graduando em 1 ano e meio, já tenho um salário razoavelmente bom, mas está muito difícil aceitar que minha namorada já terminou a pós faz tempo (tem a mesma idade que eu) e ganha não o dobro, mas O TRIPLO que eu!

    É difícil não se sentir inferiorizado como homem.

    Julguem como quiser.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe que isso estrague seu relacionamento. Cada um tem uma velocidade e oportunidade tb na carreira. Se ela tem a mesma idade e já está na pós... E daí? Vc fez suas escolhas e ela tb, mas não se sinta inferior por causa disso, pelo contrário, sinta orgulho por estar ao lado de alguém legal e que é independente. Vc poderia estar com alguém que vc tivesse que carregar, por exemplo. Ela vai acrescentar, aliás, um vai acrescentar na vida do outro.

      Obrigada por participar.

      Abçs

      Mariza

      Excluir
  2. e dificil de mais, no meu caso ela ganha 20 mil e eu nao trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Pra mim tá muito difícil aceitar isso. Tenho 32 e ela 31. Eu sou formado e ganho razoavelmente bem, mas mesmo assim ela ganha o triplo ou até mais as vezes. Falar que eu devo agradecer por ter alguém assim é fácil, mas todos os dias eu me sinto como se fosse um incapaz! Gostaria de estar em paz com isso, mas não estou. Por onde devo começar para me sentir melhor! ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentir-se inferior é algo que vc tem que trabalhar em vc, pois vc tem que pesar se o relacionamento é bom e não se ela ganha mais ou não (e isso não está relacionado com incapacidade ou não). Se fosse o contrário? Ela deveria se sentir incapaz? Comece trabalhando os seus conceitos sobre "ser capaz". Vc ganha bem e ela tb… aproveitem a vida! Não deixe um conceito imposto pela sociedade estragar seu relacionamento.
      Espero que supere esse sentimento,
      Abç
      Mariza

      Excluir
  4. Mas não é fácil, minha namorada ganha o triplo.
    No momento não aconteceu nada que atrapalhe nosso relacionamento.
    Mas diversas duvidas surgem, ela sempre terá dinheiro para viagens fantásticas, e eu não terei dinheiro para acompanhar.
    Tenho dúvidas se um dia poderei chegar a um patamar próximo do dela, não sei se ela vai se encomodar com isso.
    Deve ser difícil constiruir uma família e ela ter que pagar grande parte das contas.
    A questão não é só se sentir inferior, é dificil ela sempre ter tudo 3 vezes melhor, carro melhor, podendo gastar em restaurantes melhores.
    Da mesma maneira que começara a ser difícil acompanhar o ritmo de vida dela, não quero que ela pare de fazer algumas coisas por minha causa.

    ResponderExcluir
  5. Eu ganho bem mais que o meu namorado e olha que só tenho graduação, enquanto ele tem mestrado. Tenho uma carreira bem mais "glamourosa" que ele (fiz engenharia química e ele fez letras), e eu lido super bem com isso, não tenho nenhum problema de arcar mais com as despesas de casa, e nem ele. O que atrapalha essa relação é só e somente o fato de o homem se achar inferior pra mulher ao ganhar menos, o que é ridículo...
    So me incomodei um pouco com isso quando era jovem, qndo ouvi várias piadas, especialmente quando ainda estávamos na faculdade... alguns tiravam sarro de mim pq eu namorava um "pobretão" que não poderia me dar nada..

    ResponderExcluir
  6. Acredito que nunca chegarei a ganhar mais que minha esposa....
    Atualmente, isso realmente preocupa.
    Depois que li os comentários percebi que não estou sozinho nessa...

    ResponderExcluir
  7. Olha, eu não encaro numa boa essa inversão de papéis, a mulher ser a provedora do lar e o homem o dono de casa. Isso é broxante demais, inclusive na cama. E ao longo do tempo se torna frustrante, especialmente quando depois de 3 anos de namoro você quer fazer pela primeira vez uma viagem com o seu namorado e não pode porque o cara não tem grana. Eu acho sim que a mulher tem que trabalhar, tem que ter sua independência e ajudar nas despesas domésticas, mas acho que é o homem quem tem que ser o maior provedor do lar. O homem não engravida, não pare, o homem fisicamente tem mais força que a mulher, então eu acho injusto essa da mulher ter que trabalhar o mesmo tanto que o homem. Essa situação da mulher ganhar mais que o parceiro realmente é muito chata e frustrante e broxante pra mim. Eu não lido bem com isso.

    ResponderExcluir
  8. Poxa tenho o mesmo sentimento, minha mulher nao ganha 3x mais que eu mais sim 8x mais sou Analista de TI ganho 1800 nesse novo emprego ela é prof universitária....Temos um padrão de vida que eu nunca aguentaria sustentar sozinho... me sinto muitas vezes péssimo... temos 1 ano morando junto, não estou me sentindo feliz!

    ResponderExcluir
  9. Creio que meu caso talvez seja bem mais complexo ou ainda pior do que todos os outros relatados: ganho muitíssimo mal numa carreira bastante desvalorizada e atualmente estou endividado ao extremo, sendo que este é um dos principais motivos por ainda estar solteiro até hoje, embora já esteja próximo dos 40 anos de idade; e infelizmente, devido a um problema de saúde difícil de resolver e que me causa certo grau de incapacidade física, tenho poucas possibilidades de mudar de emprego e consequentemente ter uma melhoria de renda, embora disponha de intelecto e bom nível de escolaridade. De uns tempos para cá não tenho nem investido mais em namoro nenhum porque em meio a essa sociedade machista e retrógrada que temos, acho difícil encontrar uma "alma feminina iluminada" que compreenda que estou assim não por vagabundagem ou comodismo, mas sim porque não tenho nem nunca tive uma "saúde de ouro" para poder assumir projetos de maior envergadura. É f... mas é minha realidade...

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza