Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

INGRATIDÃO


Significado de Ingratidão (dicionário)

s.f. Falta de reconhecimento, de gratidão; qualidade do que é ingrato.
Pagar com ingratidão, não ter reconhecimento.


O que me chama mais atenção nesse significado é a FALTA DE RECONHECIMENTO. Hum... Como tem pessoas que sofrem desse mal. Mas aí eu pergunto, por que ficamos tão decepcionados quando nos deparamos com pessoas ingratas? A vida seria bem mais simples se não nos importássemos com alguém ingrato. "Deixa pra lá!". Fácil falar, não é mesmo? 
Acredito que você, leitor(a), já tenha tido contato com pessoas ingratas. Deve ter se decepcionado também. Mas por outro lado será que você também já foi ingrato? Às vezes podemos nem perceber ou saber que faltamos com reconhecimento com algo ou alguém. E é isso que devemos refletir. Aquela pessoa "ingrata", que julgamos, pode nem saber que está nos causando tal desconforto. Outros já não se importam e agem como se o MUNDO DEVESSE TUDO A ELES(AS).
Cada pessoa pensa e age de um jeito e toda história tem dois lados. Quando fazemos algo a alguém inevitavelmente esperamos alguma coisa em troca, nem que seja apenas um obrigado. Mas dessa forma podemos nos frustrar ainda mais. Se pensarmos que estamos ajudando pelo simples fato de que queremos ajudar, independentemente da pessoa reconhecer ou não, já vai ser um alívio, pois não ficaremos esperando nada do outro.
Mas um ponto que eu gostaria de ressaltar é quando uma ação passa a ser obrigação. Vou dar um exemplo. Tinha uma amiga de faculdade que, assim que se formou, resolveu ajudar um sobrinho nos estudos. A família ficou muito grata e feliz. Alguns anos depois um outro sobrinho entrou na faculdade e meio sem graça, ele veio pedir ajuda. Ela hesitou um pouco, mas resolveu ajudá-lo também (apesar de suas condições financeiras não serem tão favoráveis).  Um terceiro sobrinho entrou na faculdade e essa minha colega só soube através de um boleto que fora enviado para sua casa. Assim, sem aviso, apenas um papel com um valor a ser pago. Nessa época ela ficou muito chateada e decidiu me contar essa história. Acreditava que seria sua obrigação, pois a família era humilde e ela tinha um emprego. Mas por que seria obrigação? Ela não tinha como pagar uma terceira faculdade, tinha contas pessoais para quitar. Ao falar com sua família que não poderia assumir mais uma dívida todos se revoltaram e ela teve que escutar ainda que era uma pessoa egoísta. Onde foi parar aquele "muito obrigada, você é maravilhosa e generosa"? Ela teve que enfrentar a ingratidão e não se culpar por não ter como agradar a todos. Foram alguns meses difíceis, mas tudo voltou ao normal. Ela aprendeu a falar não. Uma lição importante, aprender a falar não. NÃO! 
Ajudar ao próximo faz muito bem a nós mesmos, mas infelizmente não podemos esperar um "obrigado" do outro (o que seria simples fazer, mas nem todos agradecem, infelizmente). Às vezes ajudamos aquela pessoa que ainda não está preparada para ser ajudada ou devemos refletir se não ajudamos o próximo por necessidade de sermos reconhecidos.
De qualquer forma meu conselho seria para ajudar sim, sempre que possível. Você se sentirá bem e lembre-se, às vezes o reconhecimento vem de onde você menos espera.
Muito obrigada por acompanhar meu blog (meu não, NOSSO!).
Mariza Matheus :-)

Um comentário:

  1. Dra Mariza, Estou semprea acompanhando seu blog e esta historia se parece com a minha.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza