Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Não consigo gostar de mim"


Uma leitora mandou um email hoje onde relata sua baixa autoestima. Gostar de si mesma é FUNDAMENTAL!!!!! Mas não adianta o MUNDO falar que você é bonita, inteligente, sensível, blá, blá, blá...

São apenas palavras. Palavras vem e vão. É preciso SENTIR. Se você precisa que alguém lhe diga suas qualidades então você não acredita que elas existam. Existem SIM! Todos nós temos "n"qualidades e defeitos. Mas parece que temos o hábito de ressaltar apenas os defeitos, nossos e dos outros. Já perceberam isso?


"oi!!!!Vou te falar um pouquinho de mim....Acho que afasto as pessoas...Muitos se aproximam , se interessam , mas faço coisas q acabam afastando as pessoas que me interessam..Na verdade, sempre achei que ninguém me olhava ou se interessava por mim...Ou só quem não me interessava!...Me achava horrível ( não me acho bonita , apenas tento acreditar no que me dizem....), gorda , e sempre gostei de quem não gostava de mim ou achava que nem adiantava querer certos caras pq eles nunca iam me querer...."


Se não nos valorizamos o outro também não. Fato! Se você acredita ser feia, que ninguém vai te olhar, que só tem defeitos é o que vai passar para os outros. Pois somos o que pensamos. Parece simples falar, eu sei. É bem complexo. Mas é preciso mudar esse padrão negativo. E isso é responsabilidade SUA! Vamos lá, força! Coragem! Você já descobriu algo em você, que é persistente, mas agora mude o foco e seja persistente em elogios e aprimoramento de suas qualidades. 

Quando não nos valorizamos temos a tendência de comprovar nossa teoria. Como? Encontrando pessoas que também não nos dão valor. É preciso mudar esse padrão antes de se envolver com alguém. Mas vivemos constantemente num medo eterno da "ficarmos só"que ignoramos a nós mesmos. Pode parar!!!!! Entendeu? 

Vou fazer uma comparação:

Suponha que você seja uma vendedora de eletrodomésticos. Um cliente chega e te olha. Você, com todo seu negativismo, o ignora. Ele pensa que não é uma boa vendedora e olha para outra, mais simpática (pois ele quer que a compra seja tranquila). Um próximo cliente entra na loja e você desesperadamente se aproxima pois precisa de uma comissão. O cliente fica incomodado com sua presença e diz que só está olhando. Por fim, outro cliente entra e dessa vez você fica antenada. O cliente lhe pergunta quais as vantagens de determinado liqüidificador. Você responde que nenhuma, inclusive é uma porcaria e nunca ninguém o compra. Ele se assusta com sua sinceridade mas insiste em outro liqüidificador, e você, mais uma vez, destaca apenas os defeitos. O cliente agradece e vai embora. Terminado o dia e você vai pra casa se sentindo uma derrotada. No dia seguinte, tudo novamente mas dessa vez você resolve fazer diferente. Quando um comprador se aproxima você cita todas as qualidades de determinado produto, mas de forma automática e decorada. O cliente percebe e não acredita em você... Consegue entender onde quero chegar? A mudança começa dentro de você e leva tempo. Não basta se olhar no espelho agora e se elogiar se não acredita no que diz. Tem algo que lhe desagrada? Mude! 

Ressalte suas qualidades e deixe o mundo vê-las, ou melhor, percebê-las. Você é responsável por sua felicidade. Um medicamento e/ou terapia ajudam, mas você tem que fazer sua parte.

Acredite em você...

Que suas qualidades brilhem.

Mariza Matheus


32 comentários:

  1. bom eu sempre acho quem nenhum menino vai se enteressar por mim e tal... minha amigas sempre falam para aline voce é linda, inteligente, magra mas eu não consigo aceitar meu corpo do jeito que ele é sempre me imagino mais magra diferente, pois penso que se fosse difente os meninos olhavam pra mim! eu queria me amar do jeito que sou mas não consigo penso que as meninas magras tem sorte pois pode atrair qualquer um ! queria saber se vc tem alguma forma de me ajudar !

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Primeiramente você PRECISA s valorizar. Não é fácil, eu sei, mas é fundamental vc se gostar primeiro antes dos outros gostarem de ti. Reavalie seus pensamentos, pois vc criou falsas crenças de que NINGUÉM vai gostar de você. Busque uma terapia para lhe ajudar nesse processo. Uma coisa é certa, você pode sem mudar esse padrão de pensamento.

    Abraços

    Mariza

    ResponderExcluir
  3. Por mais que as pessoas da familia falam vc é bonita linda quando me olho não consigo ver a mesma coisa

    ResponderExcluir
  4. há muito tempo eu sempre era a mais feinha, mirrudinha, e nunca chamei a atenção dos garotos. o tempo passou e com 16 eu tive meu primeiro namorado de porta. com o passar do tempo eu entrei em uma academia e com tres meses de treino eu passei a ser percebida. de verdade eu peguei mais corpo e fiquei com as pernas bastante volumosas, passsei a cuidar mais do cabelo, fiz aplique e de verdade gente, de certa maneira eu chamo a atenção. mas de um tempo pra çá meu nariz me incomoda muito, muito mesmo. eu não me sinto mas bonita. não tenho vontade de me arrumar, tudo o que eu faço em mim só fico pensando nesse nariz aki... eu não sei o que ta acontecendo comigo, me sinto feia, incapaz. eu sei que parace que é uma futilidade, mas gente eu nunca me senti tão desesperada. e ainda mais hoje eu tava passando, e uma mulher falou do meu corpo, mas a outra disse: ela é bonita de corpo, mas de rosto não. na hora eu quis sair desesperadamente e chorar, chorar. ficar no meu quarto sem ver ninguem , eu não consigo aguentar isso. eu sempre falo pra outras meninas terem auto estima, e se achar a pessoa mais incrivel do munda. mas se isso é com agente, que faz toda a propaganda de que é importante se valorizar as coisas toma outros rumos.

    ResponderExcluir
  5. Me sinto com baixa auto-estima, me sinto muio mal e muitas vezes eu choro e não digo nada, me acho feia, me sinto gorda mesmo todos dizendo que não sou, e acho que a única coisa que gosto em mim é o meu cabelo, pois quando eu era mais nova ele era bombril e eu sofria bulling por isso, hoje ele é do jeito que eu sempre sonhei quando me diziam coisas ruins sobre ele, tem muita garota perfeita que se acha feia, mas eu não tenho nenhuma qualidade, além do que sempre tiro noas baixas na escol, nao me sinto "eu"! Se nao gosto de mim, quem vai gostar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc terminou seu comentário de forma que podemos pensar realmente nisso. Se não gostarmos de nós mesmos, quem vai gostar? Comece a se valorizar! Só vc para dar esse primeiro passo. Busque ressaltar suas qualidades, e não vale falar que não as tem, pois sempre temos qualidades. Cuide-se! Valorize-se! Ame-se!
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  6. Eu me olho no espelho e me sinto horrível. Não consigo gostar de nada em mim,me sinto gorda e ridícula.Cada vez que eu me olho e começo e gostar de alguma coisa, minha mãe vem e me mostra o quão horrível eu sou e me sinto pior ainda, ninquem gosta de mim, quase não tenho auto-estima e não consigo lidar com emoções.De repente to feliz e do nada eu odeio tudo,mas o pior é quando do nada eu estou com minha família e não me sinto como se aquela fosse a minha família,não consigo sentir nada por eles e isso só faz eu me odiar mais ainda.Oque há de errado comigo ?

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 16 anos e uso óculos e não me sinto bem comigo própria, acho me gorda e feia e quando saio com as minhas amigas sinto me mal porque os rapazes só olham para elas, não sei o que fazer, cada vez a minha auto estima esta mais baixa, já nada nem ninguém consegue mudar isso. por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  8. Tantas pessoas me falam que sou uma morena linda -inteligente etc... Meuu namorado ele sempre levanta minha Autoestima mais infeliizmente eu sou o meu próprio problema pq não consigo me amar estou desesperada com isso tudo ... E acabo fazendo as outras pessoas sofrerem tmb:(

    ResponderExcluir
  9. É horrível viver assim, sempre se sentindo mal, sendo chorando , tendo vergonha de sair de casa. Desde meus 10 anos de Idade que sofro com isso no inicio não me importava muito era era apenas mais uma criança cheiinha, mas depois que entrei na adolescência isso virou uma tortura, tentei de tudo e as vezes ate consegui emagrecer um pouco mais sempre voltava ao estado inicial, frequentei academia uns 2 anos e a pouco tempo atrás ate estava me sentindo bem sempre tive facilidade de aumentar massa muscular, mas agora me mudei de cidade e to parada a uns 3 meses, era a unica coias que me ajudava e agora to cada dia pior, aumentei uns 6 a 7 quilos, não importa o quando falem que sou bonita assim, que mulher ter quer ser assim mesmo: Pernão, bundão, quadris largos, eu não consigo me aceitar, choro todos os dias, tem horas que queria sumir, e pior meu marido não aguenta mais me ver reclamar, ele não me ouve e nem tenta me ajudar, nunca estive tão mal assim... estou diariamente triste, abatida, com vergonha de mim mesma....

    ResponderExcluir
  10. Estou em crise no meu namoro, meu namorado diz que não sou mais como quando nos conhecemos, sei que tenho que me valorizar mais, o problema é que tenho um medo muito grande de perde-lo e esse medo me paralisa. O que faço pra me livrar dessa insegurança que só tem afastado ele de mim?

    ResponderExcluir
  11. N consigo gostar de mim mesma. Tds me dizem, Anah, vc eh linda, mas n consigo, sempre me achei gorda, nunca consegui considerar meu rosto algo bonito. Simplesmente não consigo acreditar em mim msm, qnd me olho no espelho soh vejo defeitos :( me ajudem..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente buscar um suporte com a psicoterapia. Valorizar-se é fundamental! Não desista de você mesma nem tenha pena de vc, ok? Busque uma orientação profissional e trabalhe tais crenças limitadoras que fazem você se sentir mal consigo mesma. Melhoras!

      Excluir
  12. Olha, tenho 15 anos, e de uns dois anos pra cá, eu não consigo aturar a ideia de ser muito magrinha! Serio, me sinto um palito. Muitos falam que eu n sou tão magra, outros falam que sou uma tripa. Tento não ligar, até consigo demonstrar que n ligo, mas, no fundo eu ligo e muito. Tenho vergonha de usar saltos pq me deixam mais magra, roupas justas, shorts curtinhos.. isso n me incomodava mas agr incomoda, pq realmente sou magrinha, não tenho bunda, nem peito, uma completa tabua! Mas eu tento me animar, falo toodos os dias pra mim mesma '' você pé linda, relaxa'' ''se aceite'' e assim vai, agr que estou com quase 16 anos, isso ta mudando, vejo que os meninos me cobiçam etc, mas isso n muda nada da forma que eu me sinto! Mas acredito que isso seja so uma fase, e espero que seja mesmo!

    ResponderExcluir
  13. O que sinto e muito parecido com os demais relatos acima! Me acho atraente, mas tenho uma capacidade incrivel de gostar de quem nao m valoriza, os homens que prestam nao me atrai.
    Fico muito mal por ficar pensando em quem nao ta nem ai pra mim. Eu ja percebi que meio que inconscientemente eu acabo vivendo muito em virtude dos outros, me preoculpando o tempo todo se as pessoas vao ou nao aprovar minhas atitudes..se vao gostar da minha roupa, enfim nao vou nem na eskina dessarrumada! Eu queria ser uma pessoa mais leve, mas nao consigo! Isso me irrita! Eu saio com os rapazes e geralmente ja no 3¤ encontro eles desistem, acho que acabo passando esta inseguranca pra eles!
    Ja tenho 26 e ate hj nao namorei com ninguem, nem eu consigo entender o porque disso! Nao sei o que fazer pra mudar este cenario, sei que sou uma pessoa boa!

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho 35 anos e só tenho motivos pra sentir vergonha de mim mesma.Não conquistei nada,não fiz faculdade,meu emprego me deixa doente,não tenho amigos.Minha timidez e meu complexo de inferioridade acabaram com minha vida.Nunca namorei,não sei o que é beijar na boca,nunca transei.Sou feia,e ninguém nunca me quis.Não tenho valor nenhum,como ser humano e muito menos como mulher.Queria não existir.Tenho vergonha de mim mesma,do meu corpo,nunca deixaria que ninguém me visse nua,com certeza vomitariam.Minha vida não vale a pena,nunca valerá.Daria tudo que eu tenho pra ser bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou tão desprezível que até a dona do blog me ignorou.

      Excluir
    2. Cara anôninma,
      Desculpe se não respondi sua mensagem, mas recebo muitas mensagens por dia (de vários textos) e tem vezes que não consigo acompanhar mesmo. Primeiro: deixe de se achar assim, pois não teve nada a ver com o fato de ser desprezível e sim por causa da minha falta de tempo. Vc logo pensou que era com vc e nem sempre o que pensamos é o que aconteceu. Acredito que um suporte terapêutico possa te ajudar bastante, pois vc precisa melhorar sua autoestima. Espero que você melhore logo! Abraço!

      Excluir
    3. Não sei se meu depoimento pode te ajudar de alguma forma, mas me chamou muito a atenção o que vc escreveu. Digo isso porque temos a mesma idade e, aparentemente, sofrimento semelhante. Nunca imaginei ler parte de minha vida escrita por outra pessoa. Como vc, não fiz faculdade, não tenho profissão definida, e minha vida amorosa é nula. Me pergunto o porquê de estar aqui, penso que deveria haver um botão de "desligar a vida", já que eu não pedi pra nascer.
      Já fiz terapia há alguns anos, tomei medicação, mas não melhorei. Joguei tudo pro alto, o pouco que consegui na vida gastei tentando compensar a dor com prazeres imediatos e baratos, que obviamente só me jogaram mais ainda no fundo do poço. Voltei ao tratamento há poucas semanas, por pressão, mas não consigo ainda ver uma luz no fim do túnel.
      Quando vc diz que daria tudo pra ser bonita, me sinto mal, porque no meu caso parece que não ia adiantar nada se eu fosse bonito, ninguém quer conversar. Eu sou muito chato, não sou um cara inteligente e, claro, sou feio. Quem se interessaria?
      Queria muito ter a oportunidade de conversar com vc, já que é difícil encontrar alguém que carregue o mesmo fardo que eu pra me entender, e imagino que o mesmo aconteça com vc. Se chegar a ler, e quiser desabafar, segue meu email: zz.d.slv@gmail.com

      Excluir
    4. Sabe anônimo,achei esse blog por acaso,e fiz esse comentário pra tentar desabafar,sinto uma fadiga,um aperto no peito,um peso que ninguém que não passe pela mesma situação entenda.Ser ignorada pela dona do blog não me surpreendeu,eu suporto esse tipo de reação a minha vida inteira,desde criança,ser ignorada,e ainda ser acusada de vitimismo,coitadismo.Infelizmente,vivemos num planeta em que aparência,status,dinheiro valem mais do que qualquer outra coisa.Pior ainda pra uma pessoa como eu que não tem qualquer tipo de talento,qualidade ou dom pra compensar a feiúra,a timidez,a inferioridade.Eu só tenho defeitos,e por isso fico sempre a margem,isolada,é assim que o mundo trata quem nasceu pra ser perdedor.Ter dinheiro é a solução.Se eu quiser que alguém me toque,terei que pagar,se eu quiser que alguém me ouça,ou tente me ajudar,terei que pagar.Eu não vejo nenhuma luz no fim do túnel,por que esse túnel não tem fim.Sim,beleza resolveria ,por que beleza abre portas,conquista,vejo isso todos os dias,colegas de trabalho que são valorizadas,recebem promoções,elogios,são notadas por que são bonitas,em qualquer lugar,as pessoas bonitas são bem tratadas,respeitadas,valorizadas e os feios,tratados como lixo.Lamento que vc tenha uma vida tão difícil e cheia de dor como a minha,mas não adianta,ninguém se importa.Anotei seu email,quem sabe desabafar com alguém com feridas iguais ajude a diminuir a dor de viver uma vida tão medíocre e sem razão de ser.Boa sorte.

      Excluir
    5. Primeiro, não a ignorei. Eu expliquei no comentário anterior (e pedi desculpas) por não ter tido tempo. Recebo muitas mensagens por dia e deixo para respondê-las quando tenho um tempinho maior. ãs vezes não consigo responder todas. Não quis, em hipótese alguma, te deixar triste. Desculpe-me mais uma vez. Eu realmente estive sem tempo e tive que viajar (ficando um mês fora). Agora, por favor, vcs não devem manter esse comportamento de que ninguém os valoriza. Com certeza vocês tem qualidades, como qualquer pessoa. Mas precisam acreditar mais em vcs. Se for o caso de buscar um terapia, que mal há nisso? Tento ajudar com meus textos e desejo mesmo que vcs melhores. Sö peço uma coisa... parem de se denegrirem. Essa atitude (por mais que vcs acham que estão corretos nos argumentos) só os deixam mais desanimados e pra baixo. Tenho certeza, repito, de que vcs devem ter muita coisa boa para compartilhar. Não deixe a ignorância de algumas pessoas (que só sabem julgar) machucar vocês. Mas amem-se em primeiro ligar. Não desanimem, ok? Um forte abraço, Mariza

      Excluir
    6. É difícil mesmo alguém que não sofra as mesmas dores que nós entender o que passamos. Como eu disse antes, retomei a terapia recentemente, mas não por iniciativa minha. O sentimento a cada consulta é exatamente esse que vc descreveu: tenho que pagar alguém pra conversar. Aquela pessoa que está ali, na sua frente, tão interessada na sua vida, tão prestativa, no final das contas se resume a um pagamento. Se não fosse por isso, sequer olharia na minha cara. Não desmereço a profissão, não é esse o ponto. O problema é perceber que não possuo outro atributo que não seja o valor pago depois de uma hora.

      Achei esse blog depois de ler varios dizendo a mesma coisa, "você precisa se amar primeiro", ou "enxergar suas próprias qualidades". Só que isso não faz sentido. Pra ver qualidades, elas tem que existir, o que, parece, não se aplica à mim. E, me amar primeiro? Quer dizer que me odeio de propósito e sem motivos pra isso? É fácil se amar quando se é aceito sem esforço, mas tente fazer isso depois de ser chutado a vida inteira por "não se encaixar nos padrões" . Veja se consegue se achar interessante quando a única pessoa que conversa com você é seu terepeuta.

      Ler seu relato foi a única razão pra eu ter feito um comentário. Nada contra a dona do blog, muito pelo contrário, acho louvável a iniciativa dela e dos outros que li, mas o fardo só sente quem carrega. Quanto ao email, sinta-se à vontade, a idéia é essa mesmo.


      Excluir
    7. Cara anônima,
      Espero mesmo, no fundo, que vc supere essa fase e descubra suas qualidades. Pelo que percebi, quando tento de convencer que vc tem sim valor, isso te incomoda ou vc não acredita. Não posso deixar de falar que vc precisa se valorizar. Não há pessoa que não tenha algo de bom. E acredito mesmo que vc tem sim muitas qualidades, só não sabe ainda como ressaltá-las. Em relação a pagar uma profissional, é o trabalho dela(e). Eu adoraria poder trabalhar de graça, mas tb tenho contas a pagar. Não atendo um paciente pensando no pagamento (isso é consequencia). Gosto muito do que faço e a cada dia que termina, agradeço por fazer o que faço. Por favor, não generalize. Fique com Deus e tente se cuidar, ok?

      Excluir
    8. Não houve qualquer generalização da minha parte,quando falo em ter que pagar pra ter algo que as pessoas dentro dos padrões de beleza e valor impostos pela mídia e sociedade recebem de graça,-leia-se amor,valor,sexo,atenção.Isso é apenas a realidade,dura e cruel realidade.É realmente impossível pra alguém que nunca sofreu preconceito por questões estéticas,imaginar a dor de quem é considerado inferior por causa da aparência,por que pessoas assim são descartadas de cara,ninguém quer saber que se a pessoa tem qualidades,competência,inteligência,cultura,algo a mais que compense a feiúra.Claro que um profissional tem que cobrar pelos serviços,isso é um direito,seja ele um profissional de saúde mental ou um profissional do sexo,qualquer um.Nem padres ouvem confissões de graça.Triste é saber que pra pessoas como eu,não há outra opção,por que ninguém dá a mínima,ninguém se interessa,ninguém quer ajudar.
      A senhora,doutora,enfatizar que tenho qualidades,valor é normal,é sua obrigação quanto profissional,não esperaria nada diferente disso,só que suas palavras não retratam a minha realidade.Se eu tivesse algo de valorozo,alguém já teria percebido,eu própria.É triste se olhar no espelho e constatar o tempo passando,o corpo perdendo o viço,o rosto envelhecendo,cheio de linhas de expressão,e não ter experimentado cada fase,cada sensação de gozo de amadurecimento,cada descoberta que as outras pessoas vivem.Ser ignorado,ofendido,diminuído,chutado por causa de padrões.Infelizmente essa minha fase só terminará com a morte,o fim de todas as dores morais,por que eu não tenho esperança nenhuma de que nada mude.Minha juventude se foi,estou velha.Hoje já aceito o fato de que querendo ou não vou viver e acabar sozinha.

      Excluir
    9. Vc Anonima é muito melhor do que eu em um fato, reclama tanto e ao menos consegue trabalhar e se sustentar, isso chamasse independência é útil pra si mesma. Agora sou um fardo pro minha familia uma inutil que tem q ser sustentada com essas terapias caras esses remedios caros que não levam a lugar nenhum. Porque alguém não se tenha escolha de existir. Não sei o q vai ser da minha vida, quero tudo menos ser como você. Estou com 22 e já estou inferior a você tbm sou feia, uso óculos, sou gorda, não fiz faculdade, não trabalho todos me chamam de vagabunda_ o que me deixa mais depressiva ainda nunca beijei nem sequer consigo encarar um homem com medo de ver meu reflexo nojento no olhar dele. Acho que auto estima é balela, no fundo ás pessoas só são mais fortes que nós e menos fracassadas

      Excluir
  15. Eu não consigo gostar de mim, sou inteligente, me saio bem em praticamente tudo o que me proponho, destaque no trabalho, troféus em atuações, muitas pessoas me procuram quando surge algum problema, tenho ótimos amigos que sempre dizem coisas ótimas, você é linda, uma pessoa maravilhosa, amiga, fiel, mas nada disso me salta aos olhos, me olho e não me aceito, nenhum relacionamento deu certo e nunca cheguei a ter um namoro de verdade, as vezes eu só queria ser a cinderela por um dia que fosse, e ter alguem pra me amar, a falta desse alguem e ter relações onde a pessoa q mais amei só me escondia me faz me sentir ainda pior... Fico pensando que sou desprezível e motivo de vergonha pra ser escondida, tenho peso estável, cabelos bons, pele saudável mas sou neutra só mais uma na multidão, vejo as meninas lindas nas ruas e me vem a cabeca se eu tivesse uma pele assim, ou o q mais me incomoda o sorriso, tenho vergonha do meu sorriso, coloquei aparelho mas ainda sei q isso eh só porq penso q ele não me assumiu porq eu não tenho um belo sorriso e isso me mata... Eu não me gosto definitivamente, não consigo gostar e isso esta acabando comigo...

    ResponderExcluir
  16. Gordinho gostoso, pau de sebo lindo, o machão da camisa pp, os moralistas tentam nos convencer com palavras, as pessoas de sucesso constroem com atitudes. Você pode estar um trapo que sua vovó vai dizer que é lindo(a) e que os outros precisam pedir licença de tanta formosura. Enquanto os outros estão arracando suspiros, atraindo o sexo oposto, recebendo elogios de pessoas mais novas e férteis e nao só da terceira idade heheje, conseguindo emprego. Agora pensa e reflita sempre tem algo que gostamos e nós, não e verdade? Sim um detalhe de perfil, partes do corpo, do rosto, cabelo, olhos, nariz etc a questão é lutar com as armas que você tem para se sentir bem, importante e nao se martirizar, mas lembrar que você pode mudar certas coisas como emagracer ou modelar seu corpo, plasticas sao possíveis é só ir. Atrás do dinheiro e não dar bola a falsos ou exagerados elogios.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho 1,65 de altura e peso entre 59 a 60 kg,nem me acho gorda,me considero uma orca,me sinto feia o tempo todo,me sinto a pior em tudo,tudo que eu faço alguém faz melhor isso me chatea um monte,eu me odeio muito com todas as minhas forças me acho muito mais muito muito gorda,então fico sem come e acabo ficando fraca com muitas torturas e desmaios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito importante vc se gostar, mas infelizmente não conseguirei fazer isso aqui num comentário. Pelo que vc escreveu, vc está tendo uma distorção de sua imagem (dismorfismo corporal), pois com seu peso e altura, não tem nem como vc se considerar sobrepeso. Busque uma ajuda profissional e tente, ao máximo, não ficar repetindo na sua mente o fato de se sentir gorda o não se gostar. Faça uma terapia e espero, mesmo, que vc supere essa fase. Abraço, Mariza

      Excluir
  18. Mim acho feia gorda,quando brigo com meu marido mim olho no espelho e fico mim pergutando como uma pessoa q era magra ficou gorda feia da noite pro dia mim sinto horrivel e quando eu como alguma coisa fico mim sentindo culpada e horrivel meu marido diz q eu preciso procurar um medico de ajuda isso doi tanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Busque um suporte terapêutico para te ajudar. Vc precisa se valorizar!

      Excluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza