Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

A frustração nossa de cada dia

Como isso é comum. Pessoas frustrada muitas vezes preferem jogar suas frustrações em terceiros ao invés de resolvê-las. Ontem eu estava dirigindo quando vi um rapaz passeando com uma cadelinha. Todo mal humorado, caminhava arrastando a cadelinha e dando trancos com a coleira. Fiquei horrorizada pois além dos maus tratos, ele não se importava com as pessoas ao seu redor. Imagino o tanto que essa pessoa deve ser mau resolvida na vida. E aquela mãe que deixa seus filhos "sozinhos" enquanto lamenta-se da vida. O pai que prefere ficar mergulhado no trabalho a ter que lidar com a família. Nós precisamos mudar nossa postura. Estamos tão voltados ao sofrimento que esquecemos do resto. Será que não damos muito espaço para as questões que nos afligem? Somos humanos, eu sei, e não podemos viver "politicamente" como se tudo fosse lindo e maravilhoso. É normal ficarmos decepcionados ou até frustrados. Mas tudo tem um limite. Hipervalorizamos as questões negativas e depois nos questionamos o por que de tanto mau humor.


Teve uma época ("quando eu era pequenina lá em Barbacena") que eu aproveitava meu tempo livre para lamentar-me. Nossa... como fui boa nesse assunto. Acho que fui Phd em lamentações "mexicanas". Mas decidi mudar (acredito que meus pacientes me ensinam muito). Tenho o hábito de escrever num diário (sim, eu fui daquelas que escrevia na agenda hehehe). Decidi, num determinado dia, que ficaria 30 dias sem ruminar minhas frustrações (não sei explicar por que 30 e não 29 ou 31). E fui anotando cada dia minha experiência. Nossa... foi difícil, pois os pensamentos são automáticos e é complicado mudar um padrão. A pior fase foi nos finais de semana (onde eu tinha mais tempo "livre"). Hoje aproveito meu tempo escrevendo aqui ao invés de ruminar. Muito melhor, não? Mas sei que é um processo pra vida toda e fico de olho para evitar as famosas recaídas. Mesmo sendo psiquiatra eu sou humana e tenho muitas falhas. Preciso sempre aprimorar minha conduta. Todos nós precisamos!

Frustração faz parte da vida e não podemos culpar o universo. Tomar medicação por se sentir frustrado e triste não vai solucionar. Veja, não sou contra medicação (até prescrevo), mas não concordo quando um paciente prefere não enfrentar suas questões e se esconde atrás de muletas. É muito comum o paciente chegar ao consultório já tomando um medicamento da irmã, mãe ou vizinho. Medicação é para ser indicada apenas com a avaliação de um especialista, mas isso também não tira a responsabilidade do paciente de enxergar suas questões.

A vida é nossa escola, e portanto, precisamos aprender e entender nossas frustrações. Nada é por acaso e antes de sentirmos vítimas do mundo deveríamos refletir por que sentimos isso. A depressão agrava nosso estado de humor, mas quando enfrentamos de frente nossas questões tudo fica mais simples, ou melhor, menos complicado.

Tenha um dia sem frustrações, ou que pelo menos saiba enfrentá-las.

Mariza Matheus


"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração." 


(Dalai Lama)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza