Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Anedonia e desânimo

Anedonia é quando a pessoa deixa de fazer que o lhe interessa e fica desanimada. Muito comum em quadros depressivos, a anedonia dever ser combativa e tratada. O desânimo pode abalar muito nossa autoestima e cada vez mais nos levar a um isolamento afetivo. Cuidado se você está passando por isso. Vale ressaltar que ficar desanimado um dia ou outro é normal, mas direto não tem lógica! Verifique se sua desmotivação para o trabalho, dificuldade de concentração ou até mesmo autoboicotes não são resultados de um processo anedônico. Nome estranho, né? hehehehe

Agimos muito no automático e muitas vezes nem percebemos o valor das coisas. A pessoa com anedonia deixa de sentir prazer pelo que esteja fazendo, mas não me refiro a descrença no trabalho ou naquela matéria chata da faculdade/escola. Anedonia vai muito além. 

Cuide-se! Sua mente é fundamental para seu estado emocional. Se você estiver em desequilíbrio, todo o resto ficará também. Parece bobagem, não é mesmo? Mas não é! Ter bons relacionamentos com os amigos, familiares e companheiros é fundamental. É claro que desavenças acontecem em qualquer relação, mas se você não consegue estabelecer um vínculo com ninguém, verifique o que está acontecendo de errado e por que age dessa forma. Algo precisa ser trabalhado. Um acompanhamento psicoterápico pode ajudar a reconhecer atitudes e comportamentos prejudiciais.

A vida é um equilíbrio e o transtorno depressivo um fator de boicote que nos leva a perdas importantes.


Tenha uma tarde cheia de prazeres.

Mariza Matheus

3 comentários:

  1. Isso é triste, me faz refletir no meu momento de agora...
    E quando estou assim, eu me isolo mais...
    Beijos
    Deus Abençoe

    ResponderExcluir
  2. Evite se isolar, pois vai acabar dando "atenção" à sua melancolia (se for isso que vc esteja sentindo). é triste, mas é real e é importante enfrentarmos essa fase. Caso vc precise, procure uma orientação profissional.

    Melhoras

    Mariza

    ResponderExcluir
  3. que desespero.... nessa madrugada ansiosa eu não consigo dormir, ja fugi para a comida e não consigo dormir...
    ja li seu site de ponta cabeça e não consigo me acalmar.... hoje ta complicado....
    mas como vc disse no post da insonia "nao tome remedio extra" pelo menos nisso eu estou te obedecendo
    bjs

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza