Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Penso, logo existo.


Dra Mariza,
Primeiramente gostaria de parabenizá-la pela iniciativa de criar um site para ajudar tantas pessoas.
Bom, eu vou falar um pouco de mim (sei que ficarei no anonimato).
Eu tento pensar positivamente, mas está sendo uma tarefa bem difícil. Parece fácil, mas não é. Quando percebo eu já estou martelando algum pensamento negativo na minha cabeça. Principalmente quando o assunto é sobre minhas frustrações amorosas. Me acho feia e desinteressante. Meus amigos falam o contrário, mas é dificil acreditar neles. Sei que tenho que trabalhar isso, mas parece que sou assim e pronto. Faço terapia, mas sinto que a psicóloga é como uma parede, pois ela não abre a boca e só fica me olhando. Quando leio seus textos aqui fico motivada, mas essa motivação dura apenas alguns minutos, e logo eu volto a pensar nos meus medos e perdas. Como faço? Gostaria de receber as opiniões de outras leitoras que possam estar passando pelo mesmo problema que eu.
Desde já agradeço se publicar meu e-mail.
Abraços carinhos de sua leitora diária
"Anônima"

Cara leitora "Anônima",

Muito obrigada por participar do nosso blog e é um privilégio poder debater sua história aqui.

Pensar positivamente não é uma tarefa fácil. Se fosse, não teríamos tantos livros de autoajuda e nem consultórios lotados. Mas somos humanos... e pensamos.

Se pensamos, logo existimos...

A mente é um universo único. Um mundo invisível e só nosso. Ninguém sabe o que se passa em sua  mente, e por mais que você tente "traduzí-la", só você tem contato nesta imensidão. 

Você já deve ter ouvido falar que o "Universo conspira a nosso favor", não? Então, acredito que essa frase foi elaborada justamente por alguém que percebeu o quanto nossos pensamentos influenciam em nossas condutas. Neste caso, uma mente positiva apresentará resultados positivos. Como assim? Bom, seu eu imagino que serei bem sucedida profissionalmente, agirei de tal forma que serei bem sucedida. Farei cursos e estudarei muito. Ou seja, farei a minha parte. Pois essa será a realidade em minha mente. Que adianta querer ser bem sucedida se eu acreditar que é uma oportunidade para poucos? Como vou dedicar-me se acredito que terei pouquíssimas chances.

Tenho uma paciente, muito especial por sinal, que quando eu pedia para ela vigiar seus pensamentos e pensar positivamente ela logo fechava a cara. "Não consigo!" Exclamava repetidamente. Realmente ela não conseguia e sempre retornava ao consultório solicitando uma dosagem maior de medicamento. "Água mole e pedra dura tanto bate até que fura" aconteceu. Uma dia, depois de muita insistência, ela retorna com um sorriso maroto e diz: "Dra, pensar positivo AINDA não consegui, mas já consigo não pensar negativamente. Estou no zero agora, e não mais no negativo. Agora só falta ir para o positivo. Meio caminho andado". Perceba que, na verdade, ela já estava positiva, pois já se via pensando positivamente no futuro. Mas só pelo fato dela conseguir não pensar negativamente, já foi uma vitória em tanto.

Então vamos fazer o seguinte: tente não pensar nas frustrações do seu passado. Quando essas imagens ou pensamentos vierem à sua mente, corte-os. Pense em outra coisa. No começo soará falso e sem lógica. Mas, com o tempo, você notará que eles não serão bem vindos e nem "naturais" em sua mente. Você tem que se vigiar constantemente. E essa vigilância exige uma dedicação e persistência, pois leva um tempo. Não adianta ler o livro "O Segredo" e querer ser outra pessoa em poucos dias, horas ou minutos. Tem pessoas que levam meses para conseguir eliminar um pensamento destrutivo. Tudo bem. Persista. Não desista. Pois há anos sua mente se familiarizou com pensamentos negativos, com falsas crenças.

Comece já por suas autocríticas. Evite chamar-se de feia ou denegrir-se o tempo todo. Tem algo que não gosta em você? Tente mudar, mas criticar-se constantemente vai desmotivá-la. Cuide-se. Vá ao salão de beleza, dentista, faça uma dieta, etc. Faça o que for possível. Aceite-se! Há características que são imutáveis, como a altura por exemplo (se bem que você pode colocar um salto alto hehehe). Tente focar em suas qualidades e ressalte-as. Os defeitos você já conhece, mude o que for possível, valorize suas qualidades e deixe os outros enxergá-las também.

Forte abraço

Mariza Matheus

PS: participe do nosso Clube da Autoestima (clique na imagem abaixo). Lá podemos fazer um trabalho mais integrado com outros(as) leitores(as). 




Visit Clube da Autoestima



imagem: http://3.bp.blogspot.com/_3q8HZ0mTrOA/SsTufEes2_I/AAAAAAAAAqg/6g8JSRT5MXw/s320/bem%2520me%2520quer.jpg

4 comentários:

  1. Cara doutora,
    Gostaria que pudesse me ajudar no assunto relacionamento. Não consigo abrir a guarda para me relacionar novamente.Acho que ainda estou presa a última decepção.... Tenho a primeira visão de que não vale a pena deixar outra pessoa entrar no meu coração. O que fazer?
    Grata e espero resposta.

    ResponderExcluir
  2. Leva um tempo para recuperarmos. Não adiante vc se relacionar com outro se ainda não se sente preparada. Não conheço o seu caso, mas em poucas palavras dá para perceber que vc está insegura e com medo.

    Busque ajuda profissional se notar que esse "luto" não passa. A terapia vai te ajudar a entender seus medos e a forma com que vc se doa nas relações.

    Se vale a pena? Claro! Nem que seja para aprender a ser alguém melhor. Nenhuma relação é unilateral. Entenda a sua participação nessa história toda. É chato passar por decepção? E como! mas tudo passa... Não generalize e nem coloque no próximo relacionamento a frustração deste último.

    Obrigada por participar,

    Mariza :-)

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante o relato da leitora. Também sinto a mesma coisa que ela, sempre tenho pensamentos negativos a meu respeito, e no fundo sei que sou uma pessoa bonita, tenho saúde, que tenho potencial e sou capaz.
    Sempre que tento pensar positivo acho muito difícil, pois logo estou pensando negativamente (e o pior e que sempre que penso negativo me leva a ficar mais pra baixo ainda, como se fosse uma bola de neve). Acho que é porque acostumamos a pensar assim e mudar exige muito esforço.
    Uma coisa que me faz sentir melhor, e jogar minhas frustrações para fora de mim, seja escrevendo como agora, ou conversando com um amigo, ou então fazer alguma atividade física.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Cara leitora,
    Realmente não uma tarefa nada fácil, mas é possivel sim mudar esse padrão negativo. Adorei quando vc escreveu que "acostumamos assim e que sente pior quando fica negativa". Uma bola de neve, não é mesmo? Continue firme e não desista. Mudar um padrão necessita de tempo e ao persistir vc verá seus resultados.

    Obrigad apor participar

    Abraços

    Mariza

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza