Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Perdi a admiração pelo meu marido"

Mariza, Estou vivendo um momento complicado na minha vida...há um ano descobri que meu esposo me traiu, fui ao fundo do poço e voltei...desde então estamos tentando reconstruir uma relação. Na verdade não vi progressos neste periodo. Já pensei em me separar várias vezes, mas recuo por dois motivos: 1 - dependo financeiramente dele 2- temos um filho que é louco por ele. Mas não me sinto bem neste relacionamento...além da traição ele é daquelas pessoas que vão empurrando o problema pra debaixo do tapete...deixa tudo pra depois...e isto me incomoda demais...ele diz a todo momento q vai mudar...mas não acredito mais. Ao longo destes 15 anos ele pisou na bola comigo diversas vezes...isto fez com q a admiração que eu tinha por ele fosse acabando...me sinto uma pessoa fraca por ficar neste relacionamento que não me faz bem...mas não encontro forças pra romper com tudo isto. Se me separar pra onde vou com meu filho? O que vou oferecer a ele? Ele sempre ficou comigo, ai coloco numa escola.


A dependência financeira e emocional aprisiona milhares de mulheres. Casamento é uma "instituição" séria. Casamos por acreditar que aquele relacionamento será o melhor para nós. Por amor a outra pessoa. Por um sonho a ser desfrutado. Ninguém casa pensando no divórcio próximo (se bem que ultimamente muitos casamentos são desfeitos como passe de mágica). Mas e quando seu sonho torna-se um pesadelo?

Confiança e admiração são esteios de uma relação sadia. No comentário acima (de uma leitora), ela diz não sentir mais admiração pelo marido, porém não tem condições de se sustentar sozinha. O que ela deve fazer? Chutar o balde e dizer que se fosse ela você faria diferente? É fácil falar, mas só ela sabe o que passa. Por mais que esse relato seja semelhante a milhares de outras mulheres, cada história é única. 

Acredito que a independência é importante para uma mulher. Imaginem se seu marido estivesse com você por que não tem como se sustentar? Ninguém gostaria disso. Não é diferente com os homens. Porém muitas relações se mantém dessa forma, pela fragilidade do outro. Relações destrutivas fortalecem laços doentios. Ficar infeliz numa união pode gerar um impacto ainda maior nos filhos. Não acredito que um casamento deva ser terminado quando se enfrenta uma crise (faz parte). Mas e quando se enfrenta diversas crises, decepções e desrespeito? 

Nós, mulheres, muitas vezes somos criadas de forma passiva. Temos a idéia de que a dependência faz parte de um casal. Talvez se fizermos diferente muitos homens também vão agir diferente. Saber que sua esposa depende da união e que se sente incapaz de tomar alguma decisão pode facilitar a manipulação do outro. Há casos e casos. Eu sei. Mas a mudança começa a partir de ti, cara leitora. Tente ver o que VOCÊ pode fazer para se sentir melhor. Talvez seja um momento de buscar sua independência, seja voltando aos estudos ou ao trabalho. Outra solução é tentar verificar todas as possibilidades dessa união. Seria o caso de uma terapia de casal? De uma conversa séria? Ou da separação? 

Você, mas do que ninguém, sabe o tanto que é difícil ficar se anulando. Sua felicidade não pode estar na mão de seu filho. Isso pode ser uma "desculpa"do seu medo. Você vai ter que enfrentar mudanças, pois, do jeito que está, não está lhe fazendo bem. Busque uma terapia para te fortalecer e ajudar a escolher a melhor decisão, caminho a seguir. 

Está mais do que na hora de você retomar sua vida. Pelo visto vocês dois estão magoados. Se for o caso, tente a terapia de casal, e se mesmo assim você perceber que não tem solução então é preciso mudar de rumo. Não se prenda a idealizações ou expectativas que você possa ter criado. Cada um união é feita de duas pessoas, e por mais erros que seu marido possa ter cometido, tente ver os quais você cometeu ou permitiu. Não digo que seja sua culpa. Jamais! Mas por que você aceitou tantas pisadas de bola? Será que sua autoestima te boicota? Ele prometeu mudar, e você, no que precisa mudar também? 

Talvez vocês precisem tentar realmente reconstruir a união, mas por outro lado, podem ter entrado em caminhos diferentes. Não podemos culpar um ou outro. Os dois precisam reavaliar. Se ele é daqueles que empurra tudo debaixo do tapete, então uma hora essa bomba vai explodir novamente. Adianta empurrar uma situação desagradável? Ok, ok... você está sem forças e frágil. Então não tome uma decisão radical por agora. Primeiro se fortaleça. Como disse, busque uma terapia e entenda por que você permitiu se anular tanto. 

Busque a mudança em você primeiro,  para depois entender o outro. Não deixe tudo na mão do outro, por mais imaturo que ele seja (ou foi). Comece por você. Seu filho é um peça importante nessa história toda. Mas será que uma mãe feliz não seria melhor para ele?

Pais felizes darão melhores exemplos aos seus filhos. 

Agora o momento é seu e cuidado com as soluções mágicas que muitas pessoas vão lhe "oferecer". Erga-se e tente buscar sua independência. Sinta orgulho de você e veja se essa união pode ser trabalhada por que você deseja ficar com ele e não por que você depende dele. Talvez você ainda o ame e queira tentar mais, mas talvez o seu medo não lhe deixa sair. Cuidado como você se posiciona nas escolhas de sua vida. 

Acredito que por você enxergar que uma união sem admiração e com co-dependência te faz infeliz já é um primeiro passo. Agora tente se fortalecer. Cuide-se! E busque ser feliz. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Valorize-se. Não coloque a poeira debaixo do tapete também. Empurrar uma situação infeliz não te deixará mais perto da felicidade. Não viva na hipótese de que um dia o outro vai mudar. Comece a mudança por você. Duas coisas podem acontecer depois que você trabalha essa mudança interna: o outro pode mudar também ou pode te liberar para ser feliz. 

Obrigada por compartilhar de sua história aqui no Diário da Autoestima.

Estaremos aqui, torcendo por você e por todas que desejam mudar pra melhor.

Com carinho,

Mariza Matheus

10 comentários:

  1. passei pelo mesmo problema q ela,com uma diferença tinha 2 filhos menores...eu simplesmente acordei um dia e fui embora,isso foi a 10 anos,hj sou muuiiitooo feliz,estou terminando meu curso de tec.enfermagem,trabalho em uma empresa de transportes urbanos,faço e chego em casa a hora q eu quero,sem me preocupar com almoço ou jantar,lavar louça ou roupas,limpar casa e passar roupas e etc... de fdp nenhum...foi muuuiito dificil,mas se tivesse q fazer tudo de novo...fazeria..kkkkkk
    hj sou outra pessoa,hj sou feliz e estou quase realizando meu sonhooo(enfermeira)coisa q se eu tivesse casada,já estaria morta....hj quem esta morrendo é ele,pois se transformou em um alcoolatra....bjs amiga,se ame mais....homem ñ é nada na nossa vida...

    ResponderExcluir
  2. EU NÃO SEI SE ESSA PESSOA SE ACOMODOU NA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL OU FINANCEIRA OU AS DUAS PARA SE AGARRAR EM UMA RELAÇÃO QUE JÁ MORREU A TEMPOS E IRÁ FAZÊ-LA MORRER AOS POUCOS. HOJE COM ESSE MUNDO MODERNO E GLOBALIZADO ELA SÓ NÃO COMEÇA DO ZERO SE NÃO QUISER E FILHOS, IRÃO CRESCER E SOBREVIVER E TER UMA RELAÇÃO MELHOR COM SUAS NAMORADAS, ESPOSAS COM O EXEMPLO DOS PAIS...MEDO ESTÁ SENDO SEU IMPEDIMENTO DE SER FELIZ, MEDO É AUSÊNCIA DE FÉ, PORTANTO, MUDE A SINTONIA E SEJA FELIZ, MESMO EM CONDIÇÕES MENOS PRIVILEGIADAS QUE SE ENCONTRA FINANCEIRAMENTE, A PAZ É MELHOR DO QUE DINHEIRO.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Mariza qdo ela diz: "Agora o momento é seu e cuidado com as soluções mágicas que muitas pessoas vão lhe "oferecer". É muito facil julgar sem conhecer toda a historia de vida de uma pessoa. Sábias palavras de nossa amiga qdo lhe diz pra se fortaleza e apartir dai tome uma decisão de vida. O primeiro passo vc já esta dando ao reconhecer que a relação como esta não te faz feliz. Força e muita luz pra vc neste momento.

    ResponderExcluir
  4. Mariza...obrigada pelas palavras...muito me ajudaram e me fizeram pensar. Optei por fazer uma terapia de casal e disse isto a ele: "ou terapeuta, ou advogado...", ele escolheu a primeira opção...penso que sentiu que eu falava realmente sério. Não quero me justificar, mas eu venho de uma familia onde a mulher sempre foi submissa...sai de Sergipe, minha cidade natal, assim que me casei, muito nova e sozinha em cidade estranha, me fechei ainda mais em meu mundo...agora estou encontrando forças pra lutar por minha felicidade. Obrigada pelo apoio emocional. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vc está reagindo! Agora pense em VC! Caso a terapia de casal não funcione, busque alternativas, mas não volte para a posição de antes (de estagnação). Sua família FOI assim, com mulheres submissas, mas agora é diferente, pois vc está fazendo diferente. Estamos aqui por vc!!!!!
    Ah... entre no nosso clube:
    http://diariodaautoestima.ning.com

    Te vejo por lá

    Abraços

    Mariza

    ResponderExcluir
  6. Minha história é quase parecida com a da leitora, menos a traição o meu caso é assedio moral falta de respeito de repente fica bravo e joga as coisas e me xinga de inútil fudida que não tem merda nenhuma na vida. Não tenho a opção da terapia pois há anos atrás ele disse que nunca iria. Não arrumo emprego, talvez pela idade, talvez por estar afastada há dois anos do mercado. Tenho uma gatinha de 3 anos e não tenho para onde ir. Pode me orientar estou completamente perdids já não sei quem sou ou do que eu gosyo. Abs LG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado eu falar aqui o que vc deve fazer, mas te oriento a buscar um suporte terapêutico (mesmo que seja individual, pois pelo visto ele não está aberto a uma terapia de casal). Manter-se numa relação destrutiva onde vc precisa se anular... com certeza vai te adoecer. Vc precisa se fortalecer e buscar mais independência (e autoestima). Espero que vc supere essa fase e consiga melhorar sua vida. Cuide de vc! No menú "Leitura" recomendo o livro"Mulheres que amam demais". Abraço!

      Excluir
  7. Meu Deus to numa situação parecida casada a 11 anos com 30 de idade e filho de 3 anos , dormimos separados ele despreza eu e nosso filho leva vida de solteiro sai chega de madrugada , não sinto tesão e nem admiração por ele, mas se ele mudasse eu queria tentar , mas não adianta ele n sai de casa , eu não tenho p onde ir e trabalh
    o fora mas oque ganho é pouco demais p me manter, mas sinto muita falta não de sexo mas de carinho e amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vc merece carinho e amor. Nem sei o que te dizer, pois imagino o quanto está sendo difícil para vc. Algo tem que ser feito, pois vc está se anulando cada vez mais e isso é destrutivo. No menú (aqui do blog) tem dicas de leitura. Sugiro que leia o livro "Mulheres que amam demais". Tente tb um acompanhamento psicoterápico para te ajudar a superar essa fase.Espero que vc melhore e seja muito , mas muito feliz!

      Excluir
  8. Vivo algo bem parecido, casada a 8 anos uma filha de 7 onde moro não tem parentes meus nem dele, também não trabalho tenho 28 anos, desde que casei logo tive minha filha me anulei, sempre sem ajuda e apoio a única pessoa que eu poderia contar que é a minha mãe pouco se importa comigo, se converso algo com ela só faz me criticar e humilhar. Em qualquer desentendimento que temos meu marido ameaça separar, pois é ameaça! Ele vive fazendo isso sabe que dependo dele que não tenho apoio de ninguém e se aproveita, é muita humilhação já tive depressão forte pensei diversas e diversas vezes em morrer não consigo ter felicidade.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza