Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Carência - Um grande boicote


Sinto-me tão só...
Se eu tivesse um namorado eu estaria feliz...
Por que todo mundo consegue menos eu?
Minha família não me apoia...
Não tenho amigos verdadeiros...
Sinto-me isolado, como um peixe fora d'água...
Ninguém me entende...
Não aguento mais viver minha vida...
É tudo tão sem graça...
Queria ser que nem fulano(a)...
Será que um dia serei feliz?
Não tenho sorte...



Reconheceu alguma frase acima? Já falou pelo menos uma? Ou você as conhece muito bem e pensa nelas constantemente?

Vou denominar aqui essas frases como "frases boicotes" ou se preferir, autosabotagem. Inconscientemente nós nos boicotamos muitas vezes. Nossos medos ajudam a perpetuar esse boicote. Entenda que é preciso reconhecer primeiro quais são seus boicotes. Aconselho aos meus pacientes a escreverem as frases mais frequentes que costumam ruminar em seus pensamentos. Fico surpresa quando retornam ao consultório com uma lista enorme de frases depreciativas ou de carência. Experimentei fazer diferente. Dessa vez teriam que me trazer uma lista de suas qualidades. E qual foi minha surpresa? Isso mesmo, você pensou certo. Uma pequenina lista.

Nós somos equilíbrio e temos sim defeitos, mas também temos qualidades. Somos bons e maus. Somos humanos, simplesmente humanos. Erramos e acertamos. Mas quando focamos nossa atenção em nosso autoconhecimento, temos a chance de aprimorar as qualidades e lidar melhor com os defeitos. Não podemos fingir que os defeitos não existem. Mas podemos mudar e aprender com eles. Fazer diferente e obter resultados diferentes. Já parou para pensar que toda vez que ruminamos em algo que nos desagrada nosso corpo sente? Como? Nas somatizações por exemplo. Ficamos irritados, mau humorados, ansiosos, gastrite, dores nas costas, insônia. Nosso corpo sempre nos avisa quando estamos no caminho errado.

Quando estamos carente tendemos a fazer escolhas erradas. Muitas podem ser baseadas nos impulsos. A carência é uma forma de boicote, pois nos dá uma falsa ilusão de que determinada escolha nos fará bem. Vou dar um exemplo: é muito comum pessoas se relacionarem quando estão carentes. Nesse caso a escolha do parceiro não foi por ele e sim pela carência e pelo medo de estar só. Mas com o tempo percebe-se que a carência volta e, mesmo que continue namorando, o sentimento de vazio está lá. A pessoa se expõe a passa por situações que abalam ainda mais sua autoestima. Escolher um companheiro quando não está bem consigo mesma fará com que você atraia pessoas no mesmo padrão, ou seja, também carentes, ou o que é pior, pessoas perversas que precisam da carência do outro para poder controlar numa relação destrutiva, patológica. Tente suprir sua carência de outra forma. Mude seus conceitos, não se isole e muito menos tenha pena de si. A vida é um aprendizado. Batalhe para ficar bem primeiro, aí sim você estará preparado(a) para ter uma relação mais saudável e com outra pessoa que também esteja no mesmo padrão, ou seja, bem também. O que adianta você se anular num relacionamento para fugir de sua carência e se envolver com uma pessoa distante afetivamente? Essa pessoa lhe fará se sentir mais carente, e consequentemente você ficará mais carente ainda. É como uma bola de neve que desce a montanha, só vai crescendo. Um ciclo vicioso e patológico.

Todo ser humano quer ser feliz e ter paz. E se não atinge esse objetivo se frustra. Mas o que muitos não percebem é que a paz e a felicidade vem de dentro, de nós mesmos, da nossa mente. A saúde emocional é fundamental para mantermos nosso equilíbrio. Quando estamos saudáveis mentalmente até enfrentamos as dificuldades de forma diferente, sem os famosos boicotes e medos.

Agora gostaria de sua ajuda:

Coloque no comentário abaixo (pode ser como anônimo) qual frase boicote é mais frequente em seus pensamentos. Não precisa ser aquelas do início do texto, apenas uma (ou várias) que assombram sua mente.

Como você notará, muitos boicotes são como epidemias, contaminam milhares de mentes. E qual é repercussão disso? Uma sociedade fragilidade e doente.

Conto com sua participação e agradeço desde já por estar aqui lendo esse artigo. Isso mostra que você quer fazer diferente.

Um dia sem boicotes e com pensamentos tranquilos.

Mariza Matheus

7 comentários:

  1. Nossa adorei o texto! Parabéns dra.

    O pensamento que vem muito na minha cabeça é o medo de ficar sozinha. Acabo sempre engatando um namoro no outro por causa disso. Tenho muito medo de ficar sozinha e acabo aceitando migalhas. Não sei como para de pensa isso pois eu prefiro ficar num relacionamento ruim, mas assim eu não estou sozinha. Sei que ta errado, mas eu entro em pânico quando termino um relacionamento.

    Obrigada
    Anonima

    ResponderExcluir
  2. Nossa, tudo que esta escrito aqui ja aconteceu ou esta acontecendo comigo....
    Nao sou feliz no meu relacionamento, tentei varias vezes terminar, ele faz cena e pensar um pouco mais em dar atencao a mim ou ao meu filho nada...
    Estou ficando cada vez mais desgastada, estou comecando ficar com olheiras, quer dizer estou ficando horrivel..
    Dia sem bicotes esta dificil, mas vou tentar.
    Obrigada, pela ajuda dra...

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a anônima acima. Assim como ela eu também tenho muito medo de ficar só. Passei por uma separação conturbada há pouco tempo e estou ávida por um novo relacionamento. Sei que o certo é eu me dar um tempo para mim, mas não me permito ficar só. Ainda não engatei outro relacionamento. Acho que esta necessidade urgente de arrumar outro namorado acaba assustando meus pretendentes. Além disto, não estou tento muitos critérios e também estou me contentando com migalhas. Este texto me ajudou muito. Parabéns pelo texto e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre me sinto só e com dor tremenda no peito querendo um abraço de alguém... Estou em um relacionamento de 13 anos e desde o início eu já sabia q não daria certo pq os problemas sempre foram muito sérios, mas continuei achando q ele ia melhorar e fiquei assim até hoje. Agora estou tentando sair do relacionamento e tudo parece difícil... estou com medo de tudo e me sentindo sozinha.

    ResponderExcluir
  5. Solidão...
    uma palavra profunda, que é muito relativa...
    é aquela frase popular...
    "estar entre mil pessoas e sentir falta de uma"
    morar longe da familia, nunca pensei que fosse tão dificil assim, uma dor que não se mede...
    e quando a mãe e tão amiga, quanta falta faz, doi, e como doi...
    tento suprir minha saudade nos amigos, mas...
    aquele fim de semana alegre saio com a familia da minha amiga, mi sinto muito acolhida e querida entre eles, porém bate aquela dor no peito como aconteceu nesse fds, o carinho dá vó, lembro que minha vó falava:"em casa dos meus avos tudo pode, aproveita"...
    nossa, que dor que senti quando a vó dela mi deu aquele abraço apertado e acolhedor...
    mas pronto, chega de chorar, penso o quanto sou feliz por ter amigos,infelizmente a solidão não para de mi encomodar, ai depois vem a dor de estar sozinha, sem ninguem pra compartilhar meus sentimentos, seria tão bom gostar de alguem, o ruim é que não tem de quem gostar!
    Mas sei que Deus deve estar demorando assim que o tempero deve se completo! rs
    otimo dia pra vc Mariza...

    ResponderExcluir
  6. Oi Hellanny!
    Que bom ter sua participação.
    Bom, voce já identifica muitas coisas da sua carência e isso é um bom sinal. Realmente quando estamos coma família longe parece ser mais difícil (sei o que é isso, pois meus familiares moram longe tb). Mas lembre-se que cultivar as amizades é uma forma de construir laços com "familiares"que vc escolheu. Pois tem amigos que valem outro, em compensação, tem familiares que seria melhor que estivessem distantes.

    Cultive esses momentos com seus amigos e lembre-se que por mais rodeada de pessoas que vc esteja, a crônica é um estado interno da pessoa.

    Bj e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Minhas frases de autossabotagem:

    - Se minha mãe não me criticasse tanto
    - Se minha mãe me apoiasse
    - Se minha família fosse mais equilibrada
    - Se eu tivesse amigas (os)
    - Se eu fosse bem magrinha
    - Se eu já tivesse total independência financeira
    - Se eu fosse rica

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza