Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

A eterna insatisfação

Já reparou como tem pessoas que nada as satisfazem? Tudo que fazemos para ajudá-las não é o suficiente. São pessoas negativas, algumas até rancorosas. Remoem o passado constantemente e parecem esquecer dos momentos bons que já viveram. Não importa se o dia está ensolarado ou ameno que a pessoa reclama, seja do calor excessivo, da chuva, do frio, por ser ainda dia ou por que está anoitecendo. 

É muito comum escutarmos um amigo dizendo: "Nossa, lá vem o fulano com aquela cara de mau humor..." ou "Vixe, é o beltrano ligando para reclamar pela milésima vez".

Você se identificou com a descrição acima? Conhece alguém assim? O que faz uma pessoa agir assim?

Pessoas com essa atitude acabam se isolando, e o que é pior, acabam afastando as outras de perto. Passam a acreditar que não tem amigos verdadeiros ou que ninguém gosta delas. Mas não percebem que seu negativismo sobrecarrega suas relações. Muitas vezes elas podem ter bons amigos, mas os mesmos já se sentem incapazes de ajudá-las e, portanto, se afastam por se sentirem impotentes e até frustrados.

Todos nós temos momentos de mau humor, negativismo e até de "pentelhice". Mas será que sabemos a diferença entre desabafar-se com alguém com sobrecarregar uma pessoa? 

Já escutei paciente falando que não precisa de terapia pois pode muito bem desabafar-se com amigos. Quando perguntei como seus amigos estavam lhe tratando nesse momento difícil o mesmo respondeu que infelizmente descobrira que nunca teve um amigo verdadeiro, pois foi só precisar que os amigos se afastaram. Será? 

A terapia ajuda MUITO nesse processo onde a pessoa encontra-se com dificuldade em lidar com a própria vida ou mesmo nesse estado de insatisfação constante. Não tenha preconceito de algo que só vai melhorar sua maneira de relacionar consigo mesmo(a) e com as pessoas. É preciso entender o por que dessa insatisfação toda. Pode ser um estado depressivo? Sim. Mas também pode não ser. Tem certos tipos de personalidades que levam a pessoa a agir desse modo. É preciso uma avaliação com o especialista para afirmarmos se há ou não um distúrbio de ordem emocional.

Mas reflita em você agora...

Você reclama muito?
Tem jogado suas frustrações nas pessoas próximas?
Está ruminando o passado ou nas situações que não deram certo?
Tenta mudar essa situação ou sente-se incapaz de fazer isso?

Apesar de tudo, desejo que você sempre consiga superar seus obstáculos.

Mariza Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza