Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Canalize sua dor

Imagem: Blog Bendito
É preciso canalizar sua dor. Tentar focar em outras direções. Geralmente os depressivos tendem a ruminar pensamentos de cunho pessimista, tornam-se negativos, e muitas vezes até rancorosos. Lembrei-me de uma frase de William Shakespeare:Como é horrível sentir dor! Salvos os masoquistas, mas sentir dor incomoda e alterada nosso humor. Ficamos mais irritados e impacientes. Mas por outro lado, a dor é um sinal de que algo não está certo. É um aviso, chato, mas importante. E a dor emocional? Nossa... essa então nem se fala, pois não passa com um simples analgésico. Os antidepressivos, que ajudam na dor da "alma"e do coração, demoram a fazer efeito e atuam principalmente nos sintomas de uma depressão. Não adianta tomar um antidepressivo para fazer seu marido ficar mais carinhoso, para seu chefe ser menos autoritário ou para te ajudar nos problemas financeiros. A dor que nos consome internamente e emocionalmente abafa o peito. Angústia que sufoca. Lembrei-me de uma frase de William Shaskepeare:

"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra"


Como tomei veneno em minha vida (principalmente de um ex-namorado que me fez muito mal hehehehe, aliás, que EU permiti que me fizesse muito mal). 

Guardamos mágoas e ressentimentos e não percebemos que estamos nos prejudicando. A sensação desagradável que vem desse sentimento nos consome e, ao mesmo tempo, deixa-nos estagnados. Já parou para pensar como seu corpo reage depois de uma decepção? Esse é um bom tema para uma próxima postagem, somatizações. Dizem que o câncer está muito vinculado a quadros depressivos crônicos. Mas não podemos afirmar que a depressão causa câncer, mas que agrava qualquer doença física, agrava. Afeta a mente, portanto, age no corpo também. 

Que tal canalizar sua dor? Como? Bom, primeiro buscar ajuda, e um profissional (terapeuta ou psiquiatra) pode iniciar esse processo. Depois você tem que fazer a SUA PARTE e vigiar-se constantemente evitando que seus pensamentos negativos dominem sua mente. Tente buscar novos interesses e criar novas histórias. No começo soará falso e você agira automaticamente. Mas não se entregue. Lute! Faça um curso, veja televisão (programas leves pelo amor de DEUS! Nada de programas policiais ou filmes sobre tragédias ou dramas), ligue para os amigos, aprenda um novo idioma, etc. Canalize sua dor. 

Quando estamos flácidos buscamos uma academia para trabalhar nossos músculos. Então o mesmo ocorre quando "exercitamos"determinada linha de pensamento. Se a cada instante cultivamos pensamentos negativos chega um momentos que eles ficam "hipertrofiados", ou seja, ficam cada vez mais forte. Você cria uma "realidade" falsa e m sua mente e passa a agir conforme essa falsa crença. Se eu me acho horrorosa e a todo instante afirmo isso para mim mesma, não vou querer me cuidar, e portanto acabo ficando desleixada e até feia. O contrário é verdadeiro. Se eu me achar bonita, vou querer me cuidar cada vez mais e, consequentemente, fico mais bonita. Não dizem que não existe mulher feia e sim mal cuidada? Concordo. Você lembram da Goreth do programa Pânico da Rede TV? Eles fizerem uma transformação numa moça que era descuidada e a transformaram em uma mulher linda. É claro que dinheiro ajuda muito. Mas o auto-cuidado é fundamental. Quando nos gostamos até a pela fica mais bonita. Ah.... é só olhar uma pessoa apaixonada. o foco do enamorado fica em assuntos do amor, ou seja, assunto positivos. Quem fica feio quando está apaixonado? Sorrir é  uma arma da beleza. Portanto, canalize sua dor. Sentir dor e elaborá-la é importante, mas ruminá-la NÃO!

Um dia lindo e cheio de assuntos interessante para todos.

Mariza Matheus






Um comentário:

  1. Adorei o Tema,
    "canalize sua dor",
    uma mensagem para a alma, palavras sábias palavras para aliviar sua dor.
    Quantas vezes aente guarda magoas que nem sempre é necessario,falamos coisas para si que não somos capazes de fazer...enfim, interiorizar o bem da alma é sempre bom...sentir-se linda(mesmo não sendo...rs) faz parte...

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza