![]() |
Imagem: Blog Bendito |
É preciso canalizar sua dor. Tentar focar em outras direções. Geralmente os depressivos tendem a ruminar pensamentos de cunho pessimista, tornam-se negativos, e muitas vezes até rancorosos. Lembrei-me de uma frase de William Shakespeare:Como é horrível sentir dor! Salvos os masoquistas, mas sentir dor incomoda e alterada nosso humor. Ficamos mais irritados e impacientes. Mas por outro lado, a dor é um sinal de que algo não está certo. É um aviso, chato, mas importante. E a dor emocional? Nossa... essa então nem se fala, pois não passa com um simples analgésico. Os antidepressivos, que ajudam na dor da "alma"e do coração, demoram a fazer efeito e atuam principalmente nos sintomas de uma depressão. Não adianta tomar um antidepressivo para fazer seu marido ficar mais carinhoso, para seu chefe ser menos autoritário ou para te ajudar nos problemas financeiros. A dor que nos consome internamente e emocionalmente abafa o peito. Angústia que sufoca. Lembrei-me de uma frase de William Shaskepeare:
"Guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra"
Como tomei veneno em minha vida (principalmente de um ex-namorado que me fez muito mal hehehehe, aliás, que EU permiti que me fizesse muito mal).
Guardamos mágoas e ressentimentos e não percebemos que estamos nos prejudicando. A sensação desagradável que vem desse sentimento nos consome e, ao mesmo tempo, deixa-nos estagnados. Já parou para pensar como seu corpo reage depois de uma decepção? Esse é um bom tema para uma próxima postagem, somatizações. Dizem que o câncer está muito vinculado a quadros depressivos crônicos. Mas não podemos afirmar que a depressão causa câncer, mas que agrava qualquer doença física, agrava. Afeta a mente, portanto, age no corpo também.
Que tal canalizar sua dor? Como? Bom, primeiro buscar ajuda, e um profissional (terapeuta ou psiquiatra) pode iniciar esse processo. Depois você tem que fazer a SUA PARTE e vigiar-se constantemente evitando que seus pensamentos negativos dominem sua mente. Tente buscar novos interesses e criar novas histórias. No começo soará falso e você agira automaticamente. Mas não se entregue. Lute! Faça um curso, veja televisão (programas leves pelo amor de DEUS! Nada de programas policiais ou filmes sobre tragédias ou dramas), ligue para os amigos, aprenda um novo idioma, etc. Canalize sua dor.

Um dia lindo e cheio de assuntos interessante para todos.
Mariza Matheus
Adorei o Tema,
ResponderExcluir"canalize sua dor",
uma mensagem para a alma, palavras sábias palavras para aliviar sua dor.
Quantas vezes aente guarda magoas que nem sempre é necessario,falamos coisas para si que não somos capazes de fazer...enfim, interiorizar o bem da alma é sempre bom...sentir-se linda(mesmo não sendo...rs) faz parte...