Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Sabedoria de vida

Imagem: Public Domain Pictures

    Recentemente escutei uma frase de um paciente que achei muito interessante. Nada como a sabedoria que recebemos ao longo da vida. Acho espetacular quando conseguimos aproveitar, como conhecimento, os nossos erros e acertos.

"Com o passar dos anos, quando ficamos mais velhos, a gente enxerga menos mas... conseguimos ver com muito mais qualidade".

   Percebam o tanto que esta pessoa pode aprender com seus obstáculos. Ele poderia estar se lamentando, colocando-se de vítima, mas não, ele adquiriu sabedoria.
   
    A vida nos ensina muito e nem sempre com flores. Os espinhos nos mostram que temos que fazer diferente ou melhorarmos como pessoas. Todo mundo faz ou já fez escolhas erradas! Não fique martelando nos erros do passado. Adianta remoer uma má escolha, por exemplo, de 20 anos atrás? Vai mudar suas consequências ou vai te deixar se sentindo mal, desmotivado? Com certeza você deve ter aprendido muito com cada obstáculo que enfrentou até então.

    Não podemos escapar do envelhecimento, mas podemos adquirir cada vez mais sabedoria ao longo dos anos, das experiências.

    Aprenda com o passado, viva o presente e sonhe (positivamente) com o futuro!


Uma excelente semana a todos...

Mariza Matheus (Diário da Autoestima)

7 comentários:

  1. Sabe dr Mariza eu aprendi muito com meu passado,pena que não posso mudar o que ele me trouxe, mas estou pensando em mudar o meu futuro, tomara que muito em breve eu consiga. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Adorei.. Esta de Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Olá Dra Mariza. Estava pesquisando sobre pensamentos obsessivos (tenho toc e depressão) e felizmente descobri seu blog. Num post antigo de sua autoria a senhora descreve com perspicácia esse problema. O título da postagem chama-se: ruminação do pensamento. http://diariodaautoestima.blogspot.com.br/2012/02/ruminacao-do-pensamento.html

    Quem sofre de toc, como eu, sabe o quão é ruim esse problema. Também tenho depressão de grau leve a moderada. Tomo antidepressivo e ansiolítico há dois anos e interrompi a psicoterapia por questões financeiras, mas voltarei assim que puder. Pois bem... No post que fala sobre ruminação do pensamento, ótima denominação, é justamente isso o que acontece: ficar remoendo o pensamento. No final do artigo tem uma frase sua para ajudar superar ou diminuir esse problema que não entendi bem, melhor, entendi parcialmente devido a uma palavra inserida na frase. Eis a frase: Observe seus pensamentos e entenda que muitas de suas angústias podem ser desencadeadas por eles. Eis a palavra que deixou meu entendimento incompleto: DESENCADEADAS. Pra não deixar a senhora confusa rsrs, vou expor o que entendi da sua frase: os pensamentos obsessivos que tenho são causados pelas minhas angústias. O meu entendimento está correto?

    Ficarei no aguardo da resposta, abraço, paz.

    José Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi José Carlos! Desculpe-me a demora em responder (eu estava de férias). Bom, o que quis dizer é que muitas de nossas angústias são alimentadas por pensamentos ruminantes (repetitivos) e/u negativos. por isso devemos sempre vigiar o cunho (conteúdo) dos pensamentos.
      A sua interpretação não está errada, pois uma pessoa com TOC (tipo ruminação do pensamento) piora seu quadro clínico quando enfrenta dificuldades (problemas, angústias). Ou seja, acaba ruminando mais.

      Fiquei muito feliz com sua participação e seja sempre bem vindo ao blog!
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  4. Obrigado Dra Mariza por responder-me. A senhora tirou minha dúvida! Não precisa se desculpar; entendo, psicólogos(as) também são seres humanos e precisam de férias. :) Abraço, José Carlos.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza