Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Doutora, por que o remédio não faz efeito? Há 3 dias que iniciei o tratamento e nada!

Essa frase (do título) já escutei algumas vezes. Salvo os casos onde temos que ajustar as dosagens e acertos medicamentosos, é preciso de tempo para notar a melhora clínica dos pacientes. Refiro-me aqui, neste texto, à depressão.

Muitos pacientes buscam no medicamento a "salvação" para todos os problemas. Infelizmente (ou felizmente) o medicamento é coadjuvante no tratamento da depressão. O tratamento para o transtorno depressivo é uma tríade onde o médico, terapeuta e paciente participam ativamente. 

É preciso investigar com cuidado o "porquê" do paciente ter entrado neste quadro. Mas uma coisa é certa, o paciente é RESPONSÁVEL também por sua recuperação. Não adianta tomar medicamento, frequentar a psicoterapia e não mudar determinados comportamentos "destrutivos".

Pílulas mágicas só existem nos contos de fadas. Na vida real é preciso paciência e tempo para a recuperação. Geralmente o antidepressivo demora de duas a três semanas para iniciar seu efeito. Não há antidepressivo que nos primeiros dias já faça efeito terapêutico ou terapia que em uma única sessão resolva todos os conflitos do paciente. Não podemos esquecer no ajuste da dosagem. Nem sempre o paciente fixa na dosagem do remédio na primeira prescrição médica. É preciso um acompanhamento cuidadoso com o especialista. NÃO AUMENTE O REMÉDIO POR CONTA PRÓPRIA!  Nas primeiras semanas (até o retorno) geralmente destacam-se mais os efeitos colaterais ou adaptativos do medicamento. Comunique seu médico caso um efeito colateral esteja intenso. Os efeitos colaterais dependem da medicação prescrita, mas geralmente são mais comuns: cefaléia, enjoo, insônia, sonolência e tontura. 

Calma! O tratamento vai funcionar, mas FAÇA  A SUA PARTE também, ok?

Tenha paciência, caro paciente!

O importante é seguir corretamente as orientações de seu médico(a) e terapeuta.

Abraço a todos,

Mariza Matheus



Observação: em caso de depressões leves nem sempre será necessário o psicofármaco. Consulte seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza