Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Metas e realizações


Primeiramente gostaria de pedir desculpas pela minha ausência. Estive na correria nos últimos dias e não consegui tempo para me dedicar a esse espaço tão especial.

Bom, gostaria de falar sobre metas e realizações. As metas nos impulsionam na busca de algo a mais em nossas vidas. Devemos sempre ter uma meta, mas sem exageros, pois se eu estabeleço um limite alto de exigência posso fatalmente fracassar e assim piorar minha autoestima. 

Percebo que muitos pacientes (principalmente os depressivos) não seguem metas e levam a própria vida como um fardo a ser "tolerado". Ok, a depressão pode gerar tal sentimento, mas a falta de objetivos e/ou projetos pessoais pioram o estado emocional de qualquer indivíduo.

Vou dar um exemplo prático pessoal. Eu não sou muito adepta à atividade física. Confesso que sou até preguiçosa. Mas nos últimos anos (idade e guloseimas) eu ganhei peso. Acho que meus quilinhos à mais gostaram tanto de mim que se recusam sair do meu corpo! Decidi então mexer o esqueleto. Mas como me exercitar se eu acho chato e logo fico entediada? Pois é... No final do ano passado fiquei sabendo que uma amiga participara da São Silvestre. Fiquei toda orgulhosa dela. Então decidi que iria correr. Isso! Uma sedentária, preguiçosa e avessa à atividade física iria correr. Mas como evitar um autoboicote? Como me conheço e sei que invento um bando de desculpas para largar uma atividade física, fiz uma lista dos benefícios que a corrida poderia me proporcionar (não só em relação ao físico). Vale ressaltar que esse meu novo hobbie inclui viajar e participar de corridas de rua.

Eu logo abaixo da seta vermelha rsrsrs

Minha lista de prós:
  1. Perder peso (uhu!!!!!!!)
  2. Fortalecer a musculatura das pernas
  3. Melhorar meu condicionamento físico
  4. Melhorar o débito cardíaco
  5. Ter mais energia
  6. Sair de casa
  7. Conhecer novas pessoas
  8. Socializar mais
  9. Provar a tão famosa endorfina do pós exercício
  10. Tomar ar fresco (pois gosto de ir ao parque)
  11. Querer cuidar da minha saúde e consequentemente comer melhor
  12. Melhorar minha qualidade de vida


Ao me inscrever nas corridas de rua eu crio metas a serem seguidas e cumpridas. Essa foi uma forma que encontrei para não desistir ou ficar desmotivada. Sempre penso na prova seguinte e logo fico animada para participar do evento. Já tentei academias ou pilates, mas logo ficava entediada com a rotina. Como andam as minhas metas? Ótimas! No último sábado (12/05) participei da corrida da Caixa e completei meus primeiros 5km! Não fui rápida, mas fiz todo o percurso correndo (em trote)!

Ao estabelecermos metas melhoramos nossa autoestima e ao concretizamos tais metas, a vida fica cheia de graça.

Um dia cheio de metas e realizações a todos,

Mariza

Um comentário:

  1. Tem toda razão, querida. Ao fazer minha listinha de felicidade, tracei as minhas metas e tem dado certo. Além de vigiar minha autoestima todos os dias, sei exatamente o que quero alcançar a curto e longo prazo. Um beijo!

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza