Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Sempre falta algo em minha vida"



Mariza , eu estava lendo novamente a publicação sobre " eterna insatisfação " , e engraçado , a minha é diferente!!Eu não sou uma pessoa que reclamo o tempo todo , detesto ser vítima ( já tive esse comportamento há um tempo atrás) , mas tenho um outro tipo de insatisfação.... Eu acho que sempre falta alguma coisa na minha vida , e nessa busca , viro uma consumista de primeira!!! Quando estou bem comigo , com minha imagem , com uma auto-estima menos afetada , isso melhora , mas essa sensação de que sempre me falta alguma coisa me persegue!!!

Se você se identifica com o email acima então saiba que não é o único(a). Muitas pessoas tem essa sensação de que algo falta em suas vidas. Mas o quê? "Tenho saúde, trabalho, família, etc". Por que mesmo quando conseguimos realizar um sonho continuamos nos sentindo assim, como se ainda faltasse algo?

É claro que você pode se sentir assim por que realmente algo está faltando em sua vida (um filho, um cônjuge, uma carreira, etc). Mas e quando esse "algo" é atingido e mesmo assim você continua sentindo esse vazio? Será que você não está baseando sua vida nisso que está faltando, portanto o resto deixa de ter tanta importância assim?

Isso é interessante para avaliarmos, pois quando focamos demais em um aspecto em nossas vidas que não está a nosso contento tendemos a sempre nos sentir incompletos. A vida flui a todo instante e não adianta ficarmos sempre na pendência do que falta. Muitas vezes nem sabemos ao certo do quê se trata essa ausência. 

No email acima, a leitora diz que não sabe ao certo por que se sente assim. Parece que ela não é do tipo "reclamona" (que bom!), mas sente uma insatisfação e, de certa forma, uma culpa por estar assim. Achei muito interessante quando ela relata que virou uma consumista compulsiva, ou seja, para suprir essa vazio, ela faz compras. Mas aposto que o prazer do comprar deve durar pouco e logo ela volta a sentir que ainda continua faltando algo. Ou seja, o prazer de comprar é limitado. E não fazemos isso somente com compras. Tem pessoas que preenchem seu vazio com comida, apostas em jogos, sexo, plásticas,  ou outro tipo de compulsão. Tudo em excesso, exagerado.

Precisamos aprender a viver o presente e curtí-lo principalmente. Acredito que muito dessa busca está relacionada com a forma que somos criados. Desde pequenos escutamos frases to tipo: 

Quando você casar e tiver sua família...
Quando você for mãe...
Quando você tiver o seu carro...
Quando você for adulta(o)...
Quando, quando, quando...

E quando conseguimos casar, ser mãe, ter um carro, ser adulto, mesmo assim ficamos na sensação do "quando". Vivemos na expectativa do "quando". Somos reféns do "quando". Percebeu onde eu quero chegar? 

Somos treinados a viver sempre na expectativa de algo no futuro. Não aprendemos a curtir nossas conquistas no agora.

É importante pensar no futuro? Sim! Mas é FUNDAMENTAL saber viver o agora. Ficar preso na hipótese de um futuro e deixar de saborear o agora só aumenta nossa ansiedade. Uma ansiedade do que estar por vir.

Façamos o seguinte: tente traçar suas metas e comemore cada uma que for conquistada. Caso você coloque uma meta de que pretende perder dois quilos em 3 meses para sentir-se mais bonita, comemore lhe dando um presente pelo feito realizado (sair com as amigas ao cinema). E assim vai. Sempre que conquistar algo você vai comemorar, nem que seja comemorar de pijamas em frente à televisão assistindo sua novelinha preferida, mas sem que ninguém te incomode. Um momento só seu, pois esse é o seu prêmio.

Se analisarmos desta maneira, estamos em dívidas com nós mesmos. Como? Ué... você comemorou o fato de agora ser um adulto? Te ter sua casa? Te ter passado na faculdade? Quantos sonhos você já realizou? Pare de focar em apenas um deles. Quando menos esperar ele vai se realizar, mas quanto mais você focar no que não conseguiu ainda, vai agir como se nada valesse a pena. Ficará fomentando um frustração e esse vazio vai só aumentar.

Bom, hoje eu não estou me sentindo bem, mas só pelo fato de ter conseguido trabalhar e ter escrito aqui já me sinto vitoriosa. Vou comemorar. Pena que não pode ser com comida (adoro comer!!!) pois meu mal estar é justamente uma intoxicação alimentar. Então o que farei? Já sei! Vou chegar em casa, tomar um banho bem quentinho, deitar mais cedo e ler meu livro favorito. Não quero ter que cozinhar hoje. Isso! Minha comemoração será me "mimar" um pouquinho, afinal de contas eu mereço hehehe.

Merecemos comemorar cada dia que conseguimos percorrer em nossa vida. Se eu tenho sonhos? Vixe... um monte deles, mas também tenho um milhão de outros pequenos sonhos que podem ser concretizados diariamente e assim quando meu sonho maior chegar, estarei bem mais preparada para recebê-lo. E o meu futuro? Posso começar a plantá-lo desde já, semeando bons pensamentos agora, hoje, no meu presente. 

O futuro começa a todo instante, basta saber aproveitar cada momento.

Se você analisar melhor, o passado, presente e futuro correm juntos. Veja esse exemplo: essa postagem tem passado, presente e futuro (começo, meio e fim). Não entendeu? Então reflita sobre isso e depois me fala o que você pensa a respeito.

Que seu AGORA seja a semente para um AMANHÃ melhor.

Mariza Matheus





4 comentários:

  1. Mariza muito bacana, ver pessoas que se preocupam com o seu próximo, é confortante ler suas palavras, me sinto assim como a pessoa do e-mail disse, tento suprir minhas carencias através de compras, e acabo q me endivido e fico triste por isso, algo falta na minha vida sim.. nao sei o q é ainda.. sinot q é um vazio, nada me satisfaz por uito tempo, eu tenho q estar sempre correndo riscos,perigos p q eu me sinta feliz momentaneamente, estranho nao?! quando estou em lugar quero estar em outro, dai qndo finalmente estou onde queria estar, quero voltar pro lugar de origem... tem dia q nem eu msmo me aguento! nao sou paranoica, nem louca, isso fia borbulhando dentro de mim, meu namorado nao me entende, minha familia menos ainda...

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por escrever isso... Suas palavras com certeza me ajudaram. Tenho esse mesmo problema de me preocupar de mais com o futuro e não aproveito o presente. Parece que minha felicidade só está no "quando", e esse quando nunca chega. E quando chega, a felicidade dura pouco e parece que continua faltando algo... Obrigada por me fazer pensar ;)

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado, você me fez muito bem!
    Sinto um vazio muito grande, algo que me sufoca, me trava, hoje estou tão pra baixo.. Eu trabalho com o público, sempre atendo muitas pessoas legais, crianças "adoro", jovens e sempre interagindo muito bem., rindo, brincando, faço as pessoas rirem isso é o que mais faço.
    Mas fora dali não estou completo, as vezes me preocupo tanto em trabalhar, trabalhar, crescer, crescer, estudar e estudar que esqueço de sair com os amigos, de curtir minha família, as vezes até de conversar com Deus... Mas depois que eu li esse texto maravilhoso parei e pensei, preciso começar a treinar isso! É difícil principalmente quando se está preso a muito tempo no "quando" mas espero que eu realmente consiga pois já não tenho mais forças, saudades de um sorriso verdadeiro, saudades de deitar em paz, saudades de que no dia seguinte tudo seria esquecido... Vou Conseguir, Preciso Conseguir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o texto te ajudou a refletir. Não se lamente pelo o que não fez. Orgulhe-se por enxergar agora a necessidade de cuidar de outros aspectos de sua vida. Boa sorte! Felicidades! Você vai conseguir!

      Excluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza