Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

A tristeza escondida dentro de nós

Acabei de receber um torpedo de um grande amigo. Ele decidiu viajar com um grupo de amigos para assistir um show de música. Um final de semana divertido e cheio de emoções. Mas ele se sente triste e disse que teve vontade de chorar por várias vezes. Não consegue curtir a viagem e relata que a tristeza o sufoca.

Esse torpedo me inspirou essa postagem, pois sei do que se trata essa tristeza. Por mais que eu trabalhe com a psiquê, eu sou humana e cheia de nuances também. Muitas vezes me peguei pensando como minha vida poderia ser melhor ou por que eu não conseguia curtir o momento. Apenas sentia um vazio enorme como se faltasse algo. Digo sempre aos meus pacientes que somos parecidos com o céu, uma hora estamos claros e ensolarados, mas em outros momentos, estamos nublados e até chuvosos. Nosso humor oscila naturalmente, e ficamos sujeitos às influências dessas emoções. Não aprendemos a lidar com tais emoções, apenas a sublimá-las. Fugir do que se sente é o mesmo que fugir de nós mesmos.

A tristeza que nos acompanha somos NÓS que a nutrimos. Não deixe ela te dominar. Entenda que por mais vazio você possa sentir, tente dominar essa sensação e passe a curtir o agora. É fácil falar, eu sei. Mas talvez essa seja nossa missão, aprender a viver o agora. Não é saudável ruminarmos nos descontentamentos da vida. Se algo estiver errado, mude. Se algo esteja faltando, busque. Se a vida não te levou onde queria, então reflita o que pode ser feito para seguir em outra direção.

Caso você não tenha forças para eliminar esse vazio, busque ajuda. Não dê "valor" naquilo que não te faz bem. O que adianta passear, viajar ou sair com os amigos se você leva sua tristeza como companheira fiel?

O que eu respondi ao meu amigo (do torpedo)? Disse para ele curtir o show, cantar bastante, dançar muito e lembrar desse dia com carinho, pois no futuro, ele contará para seus filhos sobre hoje. O dia que ele curtiu muito a vida, pois são esses dias que valem a pena guardarmos na memória.

Que você curta muito o dia de hoje, de amanhã e sempre!

Mariza Matheus

OBS: Vale ressaltar que não me refiro aqui aos quadros depressivos, onde a pessoa está doente. Em caso de ser um quadro transtorno do humor, esses sintomas (tristeza, baixa autoestima, etc) são mais intensos e levam a um prejuízo muito maior na vida do indivíduo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza