Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Amigos e "amigos".

Foto: Lisa Runnels (Public Domain Pictures)

Não podemos confiar em ninguém. Não tenho amigos, pois todos são falsos. Só tenho decepção quando confio em alguém...

Escuto essas frases com tanta frequência em meu consultório, mas sempre contra argumento:

“Se todos são falsos, então você se considera uma pessoa falsa também, certo?”

Quando coloco nesse ponto de vista a pessoa se assusta e exclama: “Claro que não! Eu sou diferente!”

Bom, onde quero chegar? Por mais que TODOS nós já tivemos decepções nas amizades, não podemos generalizar. Lembro-me quando criança que a minha melhor amiga tinha que ser exclusiva, ou seja, tinha que ser a melhor amiga em tudo, em papo, ideais, combinações de roupas, humor... enfim, tudo!

Há amigos e... amigos. Aquele que podemos contar nos momentos mais difíceis, mas também aqueles que podemos dar risadas, sem muita profundidade, os chamados colegas. Devemos generalizar e acreditar que TODOS são falsos? Se pensarmos dessa forma nos tornaremos amargos e fechados para uma amizade sincera, pois colocamos todos (e a nós mesmos) no mesmo saco.

Não generalize e aprenda com as decepções. Amigo, amigo mesmo, conhecemos com o tempo, com as diversas situações que enfrentamos na vida. Aquele que veio e passou feito um foguete, que nos magoou inesperadamente, foi apenas um conhecido, que com nossa imaturidade, esperamos demais e nos abrimos precocemente.

Amigo verdadeiro mesmo distante está perto... Pense nisso.

Uma excelente noite a todos (recheada de amizades)...

Mariza (Diário da Autoestima)

Foto: Lisa Runnels (Public Domain Pictures)

3 comentários:

  1. Olá Dra. Mariza. Gostei desse último post; realmente não podemos generalizar. Assim estaremos colocando e, julgando todas as pessoas como falsas. Quando se pergunta o contrário, ninguém quer ser o amigo(a) falso(a) como a senhora relatou no artigo. // Bem, vim ler o blog e também fazer uma pergunta pra senhora. Recentemente ouvi uma frase duma pessoa que me deixou muito reflexivo nos últimos dias. Eis a frase: você não pode enganar seu pensamento. Pergunto-lhe: é possível enganar o pensamento??? Eu creio que não. Ex: se estou pensando numa bela praia do nordeste e alguém me pergunta no que estou pensando. Eu posso responder outra coisa; como uma pessoa, um beija-flor, o gol de Branco contra a Holanda em 1994 e etc. No caso exemplificado, eu estaria mentindo para a tal pessoa e não para o meu pensamento. Acho isso. Um abraço e fico aguardando a resposta. José Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb não acredito que possamos enganar nossos pensamentos, mas podemos sim vigiá-los e reeducá-los.
      Ruminar no negativo reforça nosss postura negativa.
      Abraço
      Mariza

      Excluir
  2. Tb não acredito que possamos enganar nossos pensamentos, mas podemos sim vigiá-los e reeducá-los.
    Ruminar no negativo reforça nosss postura negativa.
    Abraço
    Mariza

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza