Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Lidando com as perdas

Lidar com perdas é uma das lições mais difíceis da vida. Há vários tipos de perdas: de um ente querido, financeira, carreira e a tão famosa perda de um "amor". Coloquei a palavra amor entre aspas porque muitas vezes sofremos pela perda de uma ilusão, e não de um amor. Eu diria que seria mais falta de amor próprio. Perdemos o nosso amor e não daquele que não soube nos amar. Não me refiro em casos de morte, mas nos casos do abandono, da rejeição, do amor platônico, do amor fantasia.

Quem nunca sofreu de amor talvez nunca se entregou ainda a uma paixão. Dói, machuca, mutila a alma. Mas passa. Bom, não sou muito "rainha" neste assunto, pois sou do tipo atriz de melodrama mexicano. Sofro intensamente. Tenho a sensação que nunca mais irei gostar de alguém, perco peso (isso eu acho bom! hehehe), fico com dificuldade em trabalhar, em cuidar de mim. Sou digna de um Óscar (mexicano!). Mas passa. A cada perda afetiva eu aprendo um pouquinho mais sobre mim. Podemos tirar proveito dessas situações, sabia? Sei que ao ler isso você pode ficar que horrorizada(o) e não concordar, mas podemos aprender e crescer. Amadurecer. 
Quantas vezes nos apaixonamos pela ilusão que criamos no outro? Pela responsabilidade que depositamos no objeto amado, de nos preencher e nos fazer feliz. Pela simples e famigerada carência. Bendita carência que nos coloca em cada roubada. Voltamos com a pessoa errada achando que ela mudará um dia. Aceitamos muito menos que merecemos e acreditamos no que queremos ouvir.

Saber lidar com uma perda, eis a questão: como? Cuidando o máximo de si. Deixando as portas abertas para o companheiro certo e nunca, mas nunca desistir de insistir em ser feliz. É fácil? Vixi.... claro que não! Se fosse fácil não teríamos tantos divórcios por aí. Hoje saiu uma reportagem na mídia dizendo sobre o aumento do número de divórcios. Será que não toleramos mais nenhuma frustração? 

Algumas pessoas se condenam à uma prisão eterna apenas por medo da liberdade e do autorespeito. Essa é a maior solidão, quando você não se valoriza e aceita uma união destrutiva. Nós nos destruímos quando aceitamos migalhas do outro. Ninguém muda ninguém, e não espere o outro preencher suas idealizações. Mude você! 

Quando estamos mal internamente tendemos a acreditar que não merecemos encontrar a felicidade. Damos abertura às pessoas erradas e assim confirmamos nossa falsa crença de que nunca seremos felizes. Cuidado ao generalizar que todo homem é sacana e toda mulher interesseira. Quando generalizamos, colocamos nós mesmos no mesmo saco. Se atraímos apenas homens infiéis é por que, de certa forma, estamos dando abertura a esse perfil. Qual a sua participação na infelicidade que sente?  

Ninguém faz nada que não permitimos. Damos espaço para determinadas pessoas "sugarem"nossa energia. Esse é um grande aprendizado, saber selecionar melhor com quem temos convivência. Já quebrei muito a cara, e talvez vou quebrar mais algumas vezes, faz parte, mas reconheço que se eu tivesse dado menos espaço para pessoas erradas fazerem parte de minha vida, eu teria muito menos histórias desagradáveis para recordar. Sou vítima? Não! Me arrependo de muitos "amores" destrutivos que tive, mas tive que enfrentá-los e reconhecer que podia ter perdido menos tempo com eles. Estou mais forte hoje e, com certeza, devo muito aos meus tombos. E você? Como se relaciona com uma perda afetiva? 

Não deixe uma decepção amargar sua doçura. Sei que é fácil falar, mas é preciso lutar e seguir em frente. Não dê mais espaço para essa pessoa errada destruir o que você tem de mais valioso, sua autoestima, seu amor próprio e sua esperança. 

Muitas vezes sofremos por perder. Mas nem refletimos que, na verdade, ganhamos. Perder algo que não nos faz bem, é ganhar espaço para receber algo melhor. Há males que vem para o bem, verdade. Para que sofrer por aquele homem que nunca te valorizou? Aquela mulher que só queria conforto? Aquele que sempre será imaturo? 

Por fim, entenda que, por mais doloroso seja perder alguém que acreditamos amar, pior é perder nossa dignidade, nosso respeito e nossa chance de ser feliz. Não se arrependa das "burradas"que fez na vida, mas aprenda a não repeti-las. A vida irá sempre nos testar, e somente quando aprendermos determinada lição é que podemos receber o "bônus" dela. 

Só entendi que merecia ser feliz no amor quando passei por uma grande decepção por alguém que acreditei, acima de tudo, fosse honesto comigo. Mas sobrevivi e estou aqui, escrevendo e feliz por ter enfrentado mais um obstáculo da vida, mais uma perda. Tudo passa!

Que a vida lhe presenteie com muitas alegrias.

Mariza Matheus


I

3 comentários:

  1. Você se parece comigo, porém um pouco melhorada, sou bem dramatica também, nunca esqueço os amores que tive, os do passado sempre tem lugar no meu coração, só não gosto de revive-los, mas de guarda-los como parte de um aprendizado, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, fantástico o texto! Muito obrigada! Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mariza, sou jovem, tenho apenas 17 anos. Recentemente o meu namorado que agora é ex terminou comigo depois de três anos e meio. Na verdade, eu nunca tive auto-estima e esse fim colaborou para que ela decaísse ainda mais. A minha história é um tanto complicada. Ano passado descobri que ele me traiu, logo dei um fim, mas não consegui ficar mais de um mês sem ele, acho que porque me acostumei com a presença dele em todos meus fins de semana, e porque gostava e ainda gosto dele. Resolvi voltar, mas depois que voltamos tudo mudou. Eu comecei a ser uma pessoa totalmente possessiva pois a traição me deixou extramente abalada, perdi a confiança em tudo e em todos, continuo me sentindo péssima. Bom, depois que voltamos como eu disse as coisas mudaram, eu não sei o que aumentou, só sei que eu não conseguia mais ''respirar'' sem ele por perto. E ele acabou que se sentiu sufocado por isso. Ele não me traiu de novo, mas mentir passou a se tornar um vício pra ele e eu sempre descobria cada mentira que ele inventava.e isso me afetava, afetava a ele, e eu o sufocava, o deixava totalmente sem espaço. Tudo na minha vida se resumia a basicamente a ele. Sei que sou muito nova pra sofrer por amor, sei que muitas pessoas dizem que ainda vou encontrar outra pessoa, sei de tudo isso. O problema é que outra pessoa não é ele, e o fato de eu sufocar ele o tempo todo acabou desgastando mais ainda o relacionamento. E o pior, não sei lidar com as perdas, não sei lidar com o rompimento das coisas, e com isso descobri que não sei perder. Não sei o que fazer. Eu me sinto deprimida a todo momento, não sinto vontade de comer ou dormir, só sinto vontade de chorar e de querer fazer coisas que não são muito legais. Ele não sente mais nada por mim, mas eu ainda sinto tudo por ele, eu não sei como conviver ou lidar com a dor que eu sinto. E lendo o seu texto, e como outros que li, faz com que eu tenha esperança de erguer a cabeça e me levantar e sair dessa depressão. Mas até lá, como posso ocupar minha cabeça ou não ficar pensando em como fazer para conquistar ele de novo. Sei que ele deveria me conquistar, conquistar minha confiança, mas ele desistiu e no fundo eu sinto que ainda posso fazer com que isso aconteça, mas até lá, como posso não estar o tempo inteiro mal? eu quero me dedicar aos meus estudos esse ano, quero me dedicar ao vestibular,(quero fazer Psicologia), mas isso está me deixando totalmente desconcentrada.
    Eu só estou contando isso porque eu não tenho uma pessoa que entenda, e que me faça acreditar que eu posso de novo. Eu tento falar com minha mãe, mas é sempre aquele conselho de que ''tudo passa''. Ou conversar com garotas da minha idade ''ele é um desgraçado, não vale nada''.. Talvez o que eu queira ouvir não seja o que eu precise ouvir. Mas eu quero ouvir o que eu preciso não o que eu quero. Preciso de alguém que me ajuda a me manter de pé.
    É um texto maravilhoso e eu gostaria de quebrar a cara e me levantar todas as vezes que isso acontece, mas me sinto incapaz a todo instante.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza