Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

O preço da anulação

Atendi uma paciente muito querida hoje pela manhã. Ela passou anos num casamento onde precisou anular-se para dar conta da relação. Sua história não é diferente de milhares de outras mulheres. Ela cresceu em um ambiente onde também foi podada e não podia bater suas asinhas. É fácil falar do outro, mas só ela sabe o quanto foi difícil anular-se constantemente. O preço disso? Infinitas somatizações e um sentimento constante de que sua vida estava passando e sua felicidade estava cada vez mais longe.

Mas ela enfrentou esse obstáculo e decidiu que seria hora de lutar por sua felicidade. Teve que enfrentar muitas resistências, dela e de seu marido (atualmente ex.). Sou testemunha o quanto foi difícil, mas ela conseguiu. Atualmente encontra-se em ascensão e em processo de alta comigo. Uma luta diária que ela tem que enfrentar para evitar cair em relacionamentos onde a anulação predomina. Um padrão destrutivo que ela aprendeu desde sua infância.

Qual o preço de nossas anulações? Por que nos anulamos tanto? Algo precisa ser refletido para  conhecermos nós mesmos. Colocar a culpa no outro é fácil, pois assim evitamos confrontar nossos fantasmas. Mas por que nos prendemos à essas relações? Por que esperamos tanto do outro em troca do nosso abandono? Agimos corretamente quando nos anulamos? Pense nisso. Talvez possa ser uma forma que encontramos de controlar o outro, pois quando nos anulamos queremos que o outro reconheça e faça por merecer essa anulação. Mas por outro lado, fazemos isso por que não conseguimos perceber que esse não é um caminho saudável. Outra possibilidade é quando crescemos acreditando que é assim que devemos agir com os outros, sempre doando mais e nada recebendo. Não vou debater aqui as razões que lhe fez agir em segundo plano, mas sim pedir que reflita suas atitudes. Entenda que sempre há tempo para fazer diferente, e que é possível sim valorizar-se e esperar mais de suas relações.

Gostaria de deixar um parabéns para esta paciente e dizer que todos podemos melhorar.

Com carinho.

Mariza Matheus

5 comentários:

  1. Esta história se parece com a minha,só tem uma diferença,hoje minha auto estima está alta e estou muito feliz.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as histórias são bem parecidas, pois todos nós temos que enfrentar nossas dificuldades. Parabéns pela superação!

    Abraços

    Mariza

    ResponderExcluir
  3. E quando a gente não consegue encontrar um caminho para deixar de se anular?
    Meu namorado deseja que eu me expresse, mas eu simplesmente não consigo fazê-lo,
    é como se fosse um bloqueio e isso nos faz sofrer muito.
    Ele vive me cobrando uma coisa que eu sei que ele está certo, mas eu não consigo fazer nada para mudar e mesmo quando estou tentando mudar vem algo que me põe pra baixo novamente. É como se a cada passo que eu desse eu voltasse uns três...
    Isso está me fazendo muito mal e não sei o que fazer, por favor, me ajude!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabella,

    Vc tem consciência de sua anulação e, pelo que percebo, vc se sente impotente em mudar isso. Procure uma terapia para vc ter pelo menos uma orientação de como fazer essa mudança. Não comece a agir somente quando não tiver como remediar a situação. Só o fato de vc saber de suas limitações já é um meio caminho andado para a cura. Acredite em vc e entenda que a anulação SEMPRE sai caro.

    Abraços

    Mariza :-)

    ResponderExcluir
  5. Na minha concepção, se anular não é ruim, ruim é não ter a chance de se anular para quem você daria tudo pra isso
    Parabéns Mariza, por tudo :)
    Bjss

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza