Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

O que buscamos na vida?

Recebi um contato hoje de um leitor que dizia:


Olá Mariza, Eu não sei se aqui seria um lugar apropriado, mas vou mesmo assim dar algumas palavras sobre o que ocorre comigo. Bom, a minha vida está em ordem, eu ganho o suficiente para casar e ter filhos e tenho 28 anos. Só que estou incomodado. Foquei tanto no trabalho e nos deveres que agora estou neste exato momento vivendo um marasmo. Em meu aniversário de 28 anos que foi hoje eu não me incomodei por não sair e nem porque não fui chamado para isso. Aliás,não trocaria minha corrida no bairro por nada. Mas veja só, apático e indiferente o tempo todo , mas com lapso de melancolia e auto questionamento:Uma das questões é: Será que ta valendo a pena ver a juventude passar em prol a uma construção!? 

Caro leitor,
Temos a impressão que O MUNDO acertou ou se encontrou menos a gente. Tem momentos na vida que REALMENTE estamos numa rotina ou "marasmo", como você mesmo citou. Não deixe que esse traço de melancolia ofusque sua visão. Você fez aniversário durante semana, e está numa idade que provavelmente todos seus amigos estejam trabalhando. Na correria do dia a dia esquecemos de manter o contato com os amigos, e muitas vezes pecamos por isso. Eu sou péssima com datas de aniversário, por isso que não fico chateada quando esquecem o meu. Bom, você avisou seus amigos que estaria aniversariando? Queria fazer uma reunião? (ainda dá tempo para reunir com um grupo de amigos). Não fique na postura passiva esperando que os outros lembrem de você. Ligue e convide um amigo/amiga para sair. Será que vale a pena trabalhar e construir? Você mesmo pode responder isso. Quantas pessoas na sua idade só "construíram" dívidas? Ou seja,
você pelo menos está deixando uma área da sua vida funcionar. Parabéns! Orgulhe-se por isso, pois poderia ser pior. Imagine se você estivesse aqui contando que além da solidão estivesse quebrado financeiramente. Vejo que você tem um hobbie também (caminhar no bairro). Legal! Puxa... como peço para muitos de meus pacientes descobrirem um hobbie. Você está se ocupando. Faça a sua parte e deixe o destino agir também. Você está se socializando ou se fechou? Pois quando mais fechado você fica, mais a sensação de solidão irá de acompanhar. As baladas estão ruins? Então busque conhecer pessoas em ambientes diferentes, como um curso de férias por exemplo. Que tal viajar? Muitas pessoas viajam em excursões próprias para solteiros. Convide alguns amigos que não estão casados para fazer uma viagem. Mas, por outro lado, seria legal você investir em VOCÊ! Como assim? Por que você não faz uma terapia para descobrir o porquê desse isolamento seu. Deve-se pensar também na hipótese de depressão (mas não creio que seja isso pelo seu relato, mas uma avaliação seria interessante). Trabalhe sua autoestima e evite acreditar nas ilusões que sua carência lhe causou.

O que buscamos para nossa vida? Tendemos a sempre querer algo e esquecemos de aproveitar o que já conquistamos. Essa sensação de que sempre falta algo nos impede de curtir o agora. Estabeleça metas e comemore cada conquista. Quer ser independente e ter uma família? Acredite! Mas lembre-se que tudo leva tempo, e querer tudo ao mesmo tempo só aumentará  sua ansiedade. A vida flui e, independente da velocidade dos fatos, tudo acontece por algum motivo. Nem que seja para aprendermos a lidar com a própria existência.

Lembrei-me de uma citação de Mario Quintana:
"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."

Vamos viver um dia de cada vez. Planejar um futuro é importante, mas "antecipar" tragédias é uma forma de boicote. A melhor forma de investimento é que fazemos em nós mesmos, por isso que é fundamental reconhecer quando precisamos de ajuda ou quando precisamos mudar de atitude. Não deixe "essa pedra no meio do caminho" se transformar numa montanha no meio da sua estrada.

E como disse o cantor Zeca Pagodinho:
"Deixa a vida me levar..."

Mariza Matheus








Visit Clube da Autoestima

3 comentários:

  1. Adorei o texto.
    Como o leitor mesmo disse nós trabalhamos muito e esquecemos de viver. Mas acho que ele está certo, pois é melhor ter uma base do que ficar à revelia.
    Abraços a todos vocês que participam desse blog.
    Eu

    ResponderExcluir
  2. Mariza,
    Parabéns e obrigada pela iniciativa do blog. Tenho recorrido a ele sempre que posso, esforçando-me para construir outras referências para os meus sentimentos e para o meu comportamento. Imagino que você deva estar atarefada neste fim de ano, mas se puder, fale-nos mais sobre o boicote a si mesmo. Estou me preparando para concursos, sinto que o meu medo de não passar (ou de passar) é tão grande, que estou travada, não estou estudando. E um dos concursos que vou prestar tenho boas chances, mas não consigo me envolver com a rotina de estudos, estou com outros problemas e foco nisso...sinto que tenho apego aos problemas e às dificuldades, minha mente trabalha para cultivá-los e lembrar-me cotidianamente que eles existem em minha vida, que está é sempre complicada e infeliz. Mas quero mudar esse padrão, quero mudar a minha forma de sentir as coisas...muito obrigada, por tudo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mariza, parabéns pelo texto. Ao iniciar a leitura do depoimento do leitor foi como se estivesse lendo algo referente à minha própria vida. Durante boa parte da minha vida foquei nos estudos e trabalho, e de perto acompanhei amigos e amigas VIVENDO experiências que pensava nunca teria oportunidade. Muitas vezes me senti triste com a forma como estava vivendo, porém não conseguia mudar. Mas como vc mesma disse, acabei construindo um lado de minha vida que hoje me permite ter uma certa tranquilidade e tenho buscado olhar tudo o que fiz até o momento de forma positiva e me abrir para as novas possibilidades que a vida tem me proporcionado. Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza