Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Autoboicote II - "A missão"


Mariza, Parabéns e obrigada pela iniciativa do blog. Tenho recorrido a ele sempre que posso, esforçando-me para construir outras referências para os meus sentimentos e para o meu comportamento. Imagino que você deva estar atarefada neste fim de ano, mas se puder, fale-nos mais sobre o boicote a si mesmo. Estou me preparando para concursos, sinto que o meu medo de não passar (ou de passar) é tão grande, que estou travada, não estou estudando. E um dos concursos que vou prestar tenho boas chances, mas não consigo me envolver com a rotina de estudos, estou com outros problemas e foco nisso...sinto que tenho apego aos problemas e às dificuldades, minha mente trabalha para cultivá-los e lembrar-me cotidianamente que eles existem em minha vida, que está é sempre complicada e infeliz. Mas quero mudar esse padrão, quero mudar a minha forma de sentir as coisas...muito obrigada, por tudo!

Percebo que muitas pessoas tem dificuldade em entender o real significado do autoboicote. Como assim? Por que eu faria isso comigo? Pois é... Fazemos sim, infelizmente. Vou começar pelo be-a-bá.

Boicote ou boicotagem é o ato de recusar quaisquer relações com um indivíduo ou uma coletividade (grupo de pessoas, empresa, país etc.) como forma de protesto ou coerção a quem se pretenda punir ou constranger a algo, por razões econômicaspolíticasideológicas,sociais etc.(fonte: Wikipedia)

Bom, mas estamos falando de AUTOboicote. Analisando o termo anterior, podemos dizer que o autoboicote seria o ato de não cooperar consigo mesmo, de forma consciente ou inconsciente. É como se achássemos que não merecêssemos algo. Como assim? É nossa mente agindo contra nós mesmos.

Agora vou pedir que faça um exercício. Anote num caderno todas as decisões que você tomou e se arrependeu. Se teve muitas, anote somente as principais. Se todas forem "principais" então anote só algumas! (nesse caso perceba que nem precisa fazer esse exercício hehehe). 

Ok... Já anotou? Bom... Agora releia o que escreveu e veja em que setor de sua vida seus erros foram mais predominantes (na vida afetiva, no trabalho, com a família, com seu físico, etc). Com essa atitude você tem uma ideia melhor em qual assunto você tem que dar mais atenção. Veja, não quero que pense que esse exercício resolverá tudo, muitos casos devem ser acompanhados por um psicoterapeuta. Mas já será um começo. Depois de analisar o setor, tente ver o porquê tomou essas decisões erradas (medo, impulsividade, autoconfiança, narcisismo, controle, coerção, manipulação, etc). 

É fundamental entendermos que muitas vezes somos NÓS que causamos a maior parte do nosso sofrimento, seja por "prolongá-lo" ou por manter as mesmas condutas. 

Agora vamos ao email recebido. Primeiramente obrigada pelo carinho e confiança. Adorei como você expôs suas ideias. Perceba o tanto de comandos negativos você reforça em sua vida. Você tem consciência de muitos de seus boicotes, mas agora é preciso agir. Você faz terapia? Acho que seria muito produtivo. Mas o que pode ser feito então? Tente fazer um cronograma de estudos, mas perceba qual o seu ritmo. Não adianta acordar quase de madrugada todos os dias se você demora para "pegar no tranco". Como você já está cansada dessa rotina, tente estudar em períodos menores com mais intervalos (exemplo: estude 3 horas/dia com intervalos de meia hora). Quem sabe assim você não fica mais motivada? Medo de passar ou de sair da zona de conforto? Com certeza sua vida vai mudar muito. Mudanças geram incertezas. Por mais lógico que seja passar no concurso, mas e se não gostar? E se não for o que você realmente pensa que seja? E se não adaptar na cidade nova? E se...?


"Minha mente trabalha para cultivá-los"(problemas)... acho que não preciso nem comentar isso, não? Você mesma respondeu muito de suas dúvidas aqui.


"A vida está sempre complicada e infeliz". Aqui você deixa claro sua crença. Você já acha que a vida é complicada, e como irá tomar alguma decisão se, antes disso, já coloca um obstáculo? Se já é infeliz como vai escolher escolhas "felizes" se nada muda esse padrão? Você precisa mudar essa sua FALSA crença, pois felicidade e infelicidade são momentos. E nós criamos nossos momentos. Quais momentos você está cultivando em sua vida? Você está passando por um período difícil. PERÍODO! Se pensar assim, você já colocará no seu inconsciente que durará pouco, pois período é um período (tem começo, meio e fim). Se você coloca que sua VIDA é complicada e/ou infeliz, você terá a falsa crença de que durante sua existência você será infeliz com enfrentará apenas situações complicadas. O que não ;e verdade. A vida é um "mix" de situações e vivências. Parece simples o que acabei de escrever, mas leva tempo para mudarmos determinado comportamento (teremos assuntos para "n" postagens, onde "n"= infinito hehehehe). 


Em azul eu destaquei sua vontade. Me parece que essa vontade está mais externa do que interna. Mas já é um primeiro passo. Você tem muita clareza de alguns boicotes e acredito que possa sim mudar essa situação. Acredito em você! logo, logo essa vontade se transformará em ação. Já começou, pois dividiu seus problemas aqui, como todos os leitores do Diário. 


Espero ter contribuído, pelo menos um pouquinho, com essa nova fase de sua vida.


Que seu (e de todos) caminho seja sempre recheado com bons momentos.


Mariza Matheus








____________________________________________________________________

Peso: o mesmo de ontem!
30' de esteira
Speed: 4,5 (estou light ainda!)
Calorias: 113kcal (só isso!)
Distância: 2,4km (a sensação é de 20km!)
FC: 145bpm (Preciso baixar esse valor)
Me sentindo bem!
Monstrei esteira para as amigas. Riram por achar que vou desistir logo...Ah... estou sem moral!kkkkkkk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza