Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Sinto-me a pior mulher do mundo…"



Boa noite Dr.ª Mariza!
Gostaria de compartilhar a minha história com você e com as leitoras, talvez elas tenham alguma experiência parecida.

Obrigada por compartilhar sua história.

Tenho 23 anos de idade e considero que nunca tive um relacionamento amoroso realmente saudável. Não tenho medo de ficar sozinha, pelo contrário toda vida fui independente, trabalho desde cedo e me adaptei a vida de solteira, contudo, quando namoro (em um dos testes do blog) amo demais, me entrego completamente quando considero que "aquele" é o homem certo. Todos os meus relacionamentos começam com o tempo acabam se desgastando, eu me cobro de mais e acho que parte da culpa é sempre minha (e penso que é mesmo).


Você tem uma noção de que seus relacionamentos são destrutivos. Já é um bom começo para se trabalhar numa mudança. Relacionamentos destrutivos acabam com nossa autoestima! Mulheres que amam demais tendem a se prender em relacionamentos que as deixam mais inseguras e instáveis emocionalmente. Não adianta se cobrar demais. Lembre-se que um relacionamento é feito de duas pessoas, então, será que a culpa é só sua?

Atualmente namoro há alguns meses e com 02 meses de namoro ele foi morar em outra cidade, com poucos meses de namoro comecei a me tornar ciumenta, quando ele começou a mentir, saía com os amigos e não falava nada, encontrei fotos de uma mulher nua no email ("amiga" dele), mensagens no facebook de mulheres (mas não sei o conteúdo, vi apenas no histórico) e ele negar tudo, então eu comecei a ficar insegura, com ciúmes e não gostar de mim. Deixei de sair com minhas amigas, vivi em função do relacionamento, isso não me incomodava até perceber que ele não fazia o mesmo.

O ciúme só gera mais segurança. A confiança é fundamental no relacionamento e se houver mentiras o respeito acaba. Gostar de si mesmo é um princípio para uma boa autoestima. deixar sua vida de lado pelo outro não é saudável e você não pode cobrar isso do outro. O que você pelo outro não pode ser cobrado como se fosse uma dívida. Não deixe sua vida de lado quando for se relacionar.

Estou péssima pois tenho certeza que fiz tudo que estava ao meu alcance para que esse relacionamento desse certo, pensei que a frieza dele foi por ter ficado órfão cedo.

Mais uma vez: um relacionamento é feito de DUAS pessoas, então, não pode ser sustentado apenas pelos seus esforços. O outro também tem que se dedicar da mesma forma que você (no sentido de investir para que o relacionamento dê certo).

Ele já teve um padrão financeiro muito bom (antes de me conhecer) e tinha namoradas que eram quase modelos, com plásticas, todo tipo de cuidado de estética que eu nunca pude fazer.
Me sinto pior mulher do mundo.

Você pretender ser um troféu ou ser importante para alguém? Pare de se comparar com um padrão que a SOCIEDADE  impõe. Se alguém só namora com a "casca" (aparência ou status) de alguém por que você quer ser mais uma nesse padrão?

Agora vamos olhar as cores do texto? Perceba que há muito reforço negativo em sua fala. Comece mudando esse padrão e coloca-se em primeiro lugar na sua vida. Você é responsável por você mesma. Não coloque sua felicidade nas mãos de terceiros. Acredito que uma terapia possa te ajudar muito nesse processo. Espero ter ajudado um pouco e agradeço mais uma vez por compartilhar sua história com o Diário da Autoestima.

Para as demais leitoras que enviam suas histórias, peço um pouco de paciência pois recebo muitos emails diariamente e tento selecionar aqueles que possam ajudar muitas(os) leitoras(res).

Abraços

Mariza Matheus

4 comentários:

  1. Me identifiquei muito com essa leitora. Acho que sou uma mulher que ama demais o outro e de menos a mim mesma.
    Abraços
    S.

    ResponderExcluir
  2. Nossa. como as histórias são parecidas. Por que agimos assim? Nós mulheres não nos valorizamos.
    Forte abraço a todas

    ResponderExcluir
  3. Hoje completa 14 dias que meu relacionamento acabou e a situação foi EXATAMENTE a mesma, e me sinto da mesma forma. Eu podia jurar que eu era a única a agir e pensar dessa forma.
    Abraço pra todas, adoro este blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa dor vai passar! Pense agora em vc! Coloque-se em primeiro lugar sempre!!!
      Seja muito bem vinda ao blog e obrigada pelo carinho :-)

      Excluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza