Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Amor próprio é FUNDAMENTAL!



"Entrei e achei esse site por acaso, não sei como funciona. Mas só entrei pra conversar com alguem , sempre fui tímido , mas desde os 20 anos sou bem pra baixo, tenho mais de 30 anos. Nunca saio de casa , não gosto de festas , nunca namorei, pois ainda por ser tímido, tenho outro problema maior em não me gostar , nunca gostei de mim."


Caro leitor,
Primeiramente seja bem vindo ao site.
Ressalto em amarelo alguns de seus boicotes. Ser tímido não é um defeito. Há várias razões para ser tímido como personalidade, criação, defesa, etc. Tente não se condenar por ser uma pessoa tímida. Você é tímido. Pronto. Não se critique por isso, ok? Tem pessoas extrovertidas, tagarelas (eu!!!), namoradeiras, românticas, enfim, cada um é de um jeito.

"Sou bem pra baixo". Hum, esse é um ponto fundamental a ser trabalhado. É preciso se gostar antes de mais nada. Tente fazer uma terapia e busque a causa desse desdém consigo mesmo. Será que o ambiente familiar propiciou isso ou há um quadro depressivo que precisa ser tratado? Mas aqui é um bom começo para sua melhora, começar a valorizar-se.

"Nunca saio de casa". Você não precisa ser um baladeiro para "curtir"a vida. Mas isolar-se vai dar a impressão (para você mesmo) de que não é bem quisto pelos demais ou que não há ninguém que deseja relacionar-se com você. Ficar sozinho propicia seus pensamentos melancólicos e aumenta sua baixa autoestima. Mude isso. Tente se expor mais. Frequente o grupo da sua igreja, por exemplo ou faça um curso (gosto muito dos cursos do Senac). Mas tem que começar agir, ok?

"Nunca namorei". Bom, hoje em dia é fácil encontrar alguém que fale essa frase, pois as supercificialidades das relações são constantes. A moda do "ficar" infelizmente ficou e facilita comportamentos de não comprometimento com o outro. E outra coisa, nunca é tarde para namorar e acredito que depois que você melhorar sua autoestima esse assunto será bem encaminhado. Mas repito, busque uma terapia para entender o porque desse isolamento todo.

"Nunca gostei de mim". Essa é uma questão que tem que ser trabalhada. Para ser amado é preciso se amar. Para gostar do outro é preciso se gostar. Não se critique tanto e entenda que você é humano e cheio de defeitos, mas principalmente com infinitas qualidades. Todos nós temos imperfeições ou queremos melhorar em algum aspecto. Aceite-se e perdoe-se! Não fiquei remoendo o passado ou nas frustrações da vida.

Há sempre tempo de ser feliz!

Desejo que você (e todos que passam pelos mesmos questionamentos) um novo começo para uma estrada de vida muito bela e feliz.

Abraços

Mariza Matheus

Um comentário:

  1. Concordo com a dra quando diz que ele precisa se amar. Realmente, se nao se amar tudo fica mais dificil. Ele tem que fazer terapia, ne dra Mariza?
    O cara eh novo ainda.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza