Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Postura de vítima não leva a nada!


Nesta postagem eu vou dar um puxão de orelha naquelas pessoas que se fazem de vítimas. Algumas não tem noção que fazem esse papel (é uma atitude inconsciente), já outras, utilizam a vitimização para manipularem relações.

Primeiro, não tenha DÓ DE VOCÊ! Por mais que a vida não esteja lá essas coisas, sua vida afetiva está pior que novela mexicana e seus amigos parecem mais uma nota de 3 reais, tente se enxergar como alguém que VAI SAIR DESSA FASE. Tudo passa! Mesmo quando pensamos que a maré não está pra peixe, tudo passa!


Há algum tempo escrevi um texto aqui no blog que falava sobre as pessoas que se acham feias e tentei mostrar a importância de se valorizarem e não ressaltarem os defeitos que acreditavam ter. Porém, muitos, mas muitos comentários foram feitos por pessoas que reforçavam a baixa autoestima. Pessoas que, apesar do texto dizer o contrário, continuavam afirmando serem feias e que TODOS em volta também as achavam feias. Segundo: IMPOSSÍVEL TODAS AS PESSOAS A SUA VOLTA TE ACHAR FEIA! Cada um tem um gosto e seria muita pretensão saber o que passa na cabeça de todas as pessoas. Beleza não é apenas um par de olhos azuis ou um corpo magro. Beleza vai muito além do físico. Você pode não ter todos os atributos de uma topmodel, mas amando a sim mesma não há como ficar feia. A beleza vem da atitude, do cuidado que você tem com você, do sorriso que transborda da sua alma. Beleza tem a ver com autoestima! 

Terceiro: PARE DE FALAR QUE VOCÊ É FEIA! Ao repetir constantemente que é feia, como acha que sua atitude vai ser? Nós transmitimos ao mundo aquilo que pensamos sobre nós mesmos. Comunicamos nossas crenças e portanto, somo NÓS que definimos nossos conceitos. Para ser bonita, não precisa ter aprovação de 100% das pessoas. Para ser bonita basta SE SENTIR BONITA! "Ah, mas eu sou feia!" Quem disse? Você? Hum, então deve estar se sentindo feia, portanto, com uma atitude "feia". Mude isso agora! Valorize-se! Busque ressaltar aquilo que você tem de legal e não venha com o papinho que de que você não tem nada de legal.

Quarto: não espere que os outros te elogiem para só então se sentir bonita. A beleza começa dentro de nós! Tem que vir de dentro para fora e só então as pessoas vão enxergá-la. E se não ficarem te elogiando o tempo todo? E daí? Você não precisa disso para cuidar de sua autoestima. Receber elogio é bom, mas não dependa deles para só então começar a se valorizar.

Quinto: uma pessoa que fica constantemente ressaltando seus defeitos acaba afastando quem está perto, pois passa a ter uma atitude pedante, de vítima. Ninguém curte uma postura assim e acaba se distanciando por se sentir impotente em ajudar. Muitas vítimas não querem ajuda, querem apenas que o outro as faça enxergar o que elas precisam ver com os próprios olhos e sentimentos.

Um excelente final de semana a todos (sem vitimizações)...

Mariza Matheus

Um comentário:

  1. Certamente, uma postura assim não leva a nada, só retrocessos, ainda aprendendo com o blog. Agradeço os posts.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza