Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

O preço da anulação


A cada dia me surpreendo com história de mulheres que se anulam para manterem um relacionamento. Quem está de fora pensa que é simples se separar, mas só a mulher que vive nesta situação sabe o quanto é sofrido relacionar-se com uma homem autoritário e controlador. Uma mulher que se anula está perdendo sua identidade. O preço disso? Uma intensa crise de identidade e sofrimentos. 


Estas mulheres geralmente se prendem às desculpas para manterem-se na mesma situação, ou seja, continuarem se anulando. Acreditam não serem capazes de gerirem a própria vida e, principalmente, cuidar de seus filhos "sozinhas". Suas escolhas são pautadas no medo que sentem de perder aquele que, de certa forma, foi (é) seu alicerce. Vivem numa estrutura frágil, mas pensam não ter outra saída. Mas como reconhecer uma anulação? O ideal é perceber seus sinais desde o início, pois quanto mais cedo a mulher perceber esse seu movimento (de anulação), mais fácil será evitar deixar que a situação piore e, quem saber, reverter a situação.

Quando iniciamos um relacionamento tudo é "perfeito". Até aquele "defeitinho" é bobagem, pois o desejo de ter alguém é mais forte do que qualquer sinal de alerta.  Antes de mais nada a mulher precisa entender que para se relacionar é muito, mas muito importante gostar de si mesma. Primeiro é preciso estar bem sozinha e não procurar a felicidade em outra pessoa. Ninguém, além de VOCÊ é responsável pelo seu bem estar e amor próprio. Esteja completa e de bem com você antes de encontrar um parceiro. O que vejo e escuto em muitos relatos são mulheres com baixa autoestima que buscam desesperadamente uma outra pessoa para preencher um vazio interno. Mulheres com baixa autoestima costumam se anularem para manter a ilusão de ter um relacionamento idealizado. Cuidado! Esse é o primeiro alerta para ficar de olho, NÃO BUSQUE ALGUÉM QUANDO SUA AUTOESTIMA ESTIVER LÁ EMBAIXO! Cuide-se primeiro e resgate seu amor próprio antes de querer ser amada por outra pessoa. 

Abaixo colocarei alguns sinais de quem se anula:
  • Parar de vestir as roupas que gosta para não desagradar o namorado.
  • Afastar-se dos amigos por causa dos ciúmes do parceiro.
  • Dar senhas de suas contas sociais para "provar"  que não tem nada a esconder.
  • Deixar sempre que ele escolha os passeios.
  • "Pisar em ovos"  para falar com o parceiro.
  • Ter medo de fazer "algo que o desagrade" e deixá-lo bravo.
  • Colocar sempre as prioridades do parceiro em primeiro plano.
  • Não ter coragem de falar o que pensa ou de descordar de algo que ele diz.
  • Tentar, a todo o custo, manter as aparências para os outros, como se vocês fossem um casal feliz.
  • Para de trabalhar por que ELE não vê nenhuma necessidade de você ter uma carreira.
  • Arranjar desculpas para o comportamento agressivo dele (como: "ele deve ter tido um dia difícil no trabalho", "eu tenho que compreendê-lo melhor", "ele está cansado", etc).
  • Deixar seus sonhos de lado e focar apenas nos sonhos dele.
Enfim, há muitos outros sinais, mas o importante é reconhecer a anulação o quanto antes e tomar uma atitude. Pensar que um dia ele vai mudar é utopia! Cuide-se! Anular-se sai caro, muito caro, pois custa  a sua felicidade. Não permita-se anular por ninguém. Se para manter-se num relacionamento você precisa deixar de ser você mesma, então reveja se vale a pena continuar num relacionamento assim. Um relacionamento onde uma das partes tem que se anular, é um relacionamento destrutivo, ou seja, fadado à sofrimento.

Um excelente dia a todos (sem anulações)...

Mariza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza