Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

A inércia nossa de cada dia


Já reparou como estamos na inércia constantemente? Inércia no trabalho, na vida pessoal e social. Vejo muitas pessoas com um tremendo potencial deixando oportunidades passarem. Pessoas, cujo talento é inegável, abandonam carreiras por não acreditarem nelas mesmas. Os transtornos depressivos são capazes de colocar o indivíduo na inércia sem que ele perceba.  Inércia é um estado de preguiça constante, falta de ação e motivação. Mesmo com a correria do mundo atual, a inércia não pode ser considerada apenas um "estresse" passageiro.  Se esse estado persiste (mesmo após um período de descanso), sua causa deve ser investigada. Até causas orgânicas podem levar à um estado de inércia, como anemias, hipotiroidismo ou diabetes.

A pessoa inerte deixa de aproveitar suas oportunidades e pode ser taxada de preguiçosa, sendo que, na verdade, pode estar com algum transtorno psiquiátrico e/ou orgânico que a levou a esse estado. Não quero aqui passar a mão na cabeça dos preguiçosos assumidos, e sim deixar um alerta para aqueles que andam inertes e não entendem a causa dessa falta de motivação. Será um período de reflexões ou uma doença? 

Há momentos em nossas vidas que ficamos inertes para refletir, tomar decisões ou até repensar atitudes. Mas aí prejudicar-se em decorrência da inércia pode ser preocupante. Eu adoro meus períodos solitários para escrever, por exemplo. Mas não deixo de trabalhar por causa de uma "reflexão". Trabalho para mim é um elixir, mas as pausas também tem seu papel importante. Tudo é um equilíbrio.

Atendi uma paciente recentemente com quadro de "cansaço". Seu sono estava excessivo. Foi feita toda investigação clínica e laboratorial. Nenhuma causa orgânica. Ela queixava-se também da memória (fixação) e da falta de motivação para tudo. Não era melancólica e nem apresentava oscilação do humor. Mas seu estado de inércia a prejudicou tanto na vida escolar como na social também. Neste caso específico, precisei entrar com uma medicação, pois não podia permitir que a mesma se prejudicasse ainda mais. Mas vale a ressalva de que nem todos os casos precisam ser medicados. Mas neste caso foi preciso pois evitaria maiores prejuízos. 

Que o dia seja cheio de energia a todos.

Mariza Matheus


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza