Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Submissão X Amor Próprio


Ser totalmente submissa(o) numa relação é literalmente "pedir" para sofrer. A submissão implica em anulação. Anulação significa baixa autoestima.

Dizem que todo tirano tem seu submisso ao seu lado. Repare que muitas dessas relações realmente tem um dominante e o outro dominado. Mas será que é saudável uma relação assim? Nenhuma relação destrutiva é saudável. Qual será o preço que o submisso paga sendo assim?

Atendo muitas mulheres que procuram o consultório psiquiátrico na esperança de que eu as diagnostique com depressão. Alguns casos até evoluem com depressão, mas a submissão tem muito mais relação com a personalidade do que com um transtorno psiquiátrico. Seria ótimo se existisse uma medicação que apagasse todas as angústias causadas pela constante anulação.

Nunca é tarde para retomar o amor próprio. Sempre há tempo de fazer diferente. Às vezes a relação não funciona sem ser dominador/dominado, mas quem quer viver sem espaço para si mesmo? 

Observe como você se sente na sua relação. Consegue ser você mesmo(a)? Consegue expressar sua opinião? Caso tenha respondido não, porque aceita essa anulação?

Perceba que há muito abaixo da superfície, mas lembre-se que anular-se só aumentará sua angústia. Uma relação saudável é aquela onde os DOIS mantêm suas identidades e respeito mútuo.

Forte abraço,

Mariza Matheus

2 comentários:

  1. Eu vivi por tres anos uma relaçao onde fui submissa a tudo, nunca tivemos uma conversa saudavel, sempre era ele que dava a ultima palavra e se eu perguntasse novamente sobre o assunto acabava ate apanhando.To cansada e preciso de ajuda pois adoeci com esta relaçao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure fazer uma terapia. E parabéns por ter tido forças para sair desta relação destrutiva.
      Abraço
      Mariza

      Excluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza