Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Nem tudo que se diz é realidade


Nós, seres humanos, somos uma "espécie complicada" e quanto mais queremos nos entender, mais intrigados ficamos.

Hoje gostaria de falar sobre os "discursos". Você deve ter amigos (ou você mesmo) que contam histórias que não são realidades. Temos que filtrar o que nos é contado. Se formos acreditar em TUDO que nos é dito, podemos cair em maus lençóis ou julgarmos uma situação precipitadamente.

As pessoas exibicionistas adoram contar seus feitos e posses. As redes sociais facilitaram muito ao aparecimento desse tipo de pessoa. Postar fotos de viagens maravilhosas, do namorado SUPER apaixonado, do corpo violão, e assim vai. Não significa que seja mentira. Às vezes pode ser tudo verdade, mas em outros momentos não. Por exemplo: A viagem pode ter sido um tédio, mas ao postar a foto posso passar a impressão de que sou viajada, descolada e/ou com dinheiro. Meu namoro pode estar em crise e meu namorado distanciando cada vez mais, mas ao colocar uma foto mostrando carinho posso passar a impressão de que estou muito feliz no relacionamento. Às vezes a foto é a própria vontade de que fosse verdade. E por fim, ao colocar a foto de corpo violão eu possa querer ser desejada, pelo do meu narcisismo ou até por baixa autoestima. Enfim, há muitos significados atrás das aparências. 

Não quero generalizar aqui. Há pessoas que abrem sua vida pelo simples fato de abrí-la. Mas como o outro vai interpretar isso? Atendi uma paciente que havia acabado de terminar um namoro. Logo seu ex começou outro relacionamento e fez questão de deixar claro em seu facebook. A paciente veio arrasada emocionalmente dizendo que ela havia sido trocado por uma mulher maravilhosa, inteligente e sedutora. Sedutora? Como você sabe disso? Perguntei. Ela me contou que viu o perfil da moça na rede e que, desde então, acompanhava seus passos. Então entrei nesse perfil arrasador. Realmente a menina passava todas essas impressões. Mas entrei no perfil de minha paciente também. Essa minha paciente tem uma baixa autoestima, é tímida e caseira. Em seu perfil ela passava a impressão de ser baladeira, extrovertida e que já havia superado qualquer perda (em relação ao seu antigo relacionamento). O que não era nada verdade. Mas poderia ser uma expressão de seu desejo, ter superado tudo. Mas quem não a conhecida, também teria uma impressão oposta da realidade. 

E quando alguém ressalta sua "qualidade" e faz questão de verbalizar isso. Posso dar um exemplo que eu vivenciei. Prestes a fechar um negócio, o vendedor fez questão de ressaltar que era um homem honesto e que sempre honrava seus compromissos. Na hora achei estranho ele ressaltar isso, pois se eu estava fechando um negócio com ele é por que acreditava (e esperava) que ele fosse honesto. Fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha. Pouco tempo depois eu descobri que ele era um tremendo de um picareta, mentiroso e estelionatário. Sofro até hoje as consequências disso (justiça) mas aprendi uma lição (espero!). 

Também não podemos desconfiar de tudo que nos é dito. Apenas entenda que quando alguém tenta vender desesperadamente seu peixe, aí tem. Seja por baixa autoestima, exibicionismo, narcisismo ou até malandragem, é sempre bom ponderar nossas impressões em relação ao outro. Defesa ou não, cada um expõe sua imagem como acredita ser o melhor. Mas nem sempre o melhor é a realidade.

Um dia real e satisfatório,

Mariza Matheus

2 comentários:

  1. Adorei a matéria.Isso nos torna mais fortes, perante certas situações da vida.Principalmente quando a questão é relacionamento.Bjssss no coração

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Essa matéria veio confirmar algo que aconteceu comigo.
    Tenho uma amiga no face que mora em outra cidade,e sempre curto os post dela,comentários etc.Ela me passava uma imagem totalmente confiável,além do que ela
    é viajada,formada,boa família e tudo mais.
    Aconteceu que eu e toda família fomos lá pra cidade da pessoa,e ficamos na casa da
    mãe dela,e ela estava lá,eu fiquei super feliz de poder conversar e trocarmos idéias,tal.
    No face é um poço de educação,lá mal dava um sorriso,ou sequer bom dia,até meu marido que meio desligado achou ela muito mal educada.Sem contar que só falava futilidades e pelo que contou já havia ficado com todo time de futebol,bem diferente do que aparenta na rede social.
    Uma decepção só e uma grande lição:Nem tudo que parece é.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza