Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

A força do pensamento (III) - Programação Neurolinguística (PNL)

A programação neurolinguística (PNL) é um conjunto de estratégias onde o indivíduo desenvolve, através de visualizações e conteúdo do pensamento,  sua capacidade pessoal e/ou profissional. Parte da idéia de que o corpo, a mente e a linguagem estão diretamente conectados com a percepção individual do mundo. E essa percepção pode ser influenciada com técnicas da PNL. Os comportamentos e crenças são constantemente analisados e a observação das pessoas que atingiram o sucesso é feita cuidadosamente.

Segundo o texto do jornalista Kleber Oliveira, "Abra a mente e mude sua vida", a PNL entende-se por:
  • Programação - são padrões de comportamentos e objetivos que estabelecemos em nossas vidas.
  • Neuro - a maneira como nosso cérebro e sistema nervoso trabalham.
  • Linguística - modo como nos comunicamos com os outros (verbal e não-verbal) e com nós mesmos (em voz alta ou internamente).
A PNL surgiu na década de 70, com Richard Blander e John Grinder, porém podemos encontrar, atualmente, infinitos textos na internet, mas nem todos abordam técnicas confiáveis. Cabe aqui verificar muito bem a fonte e evitar literalmente "comprar gato por lebre". Apesar das controvérsias e de muitos seguidores, a PNL ainda não tem nenhuma comprovação científica.

Mas se formos analisar com cuidado, uma pessoa que muda um padrão destrutivo de pensamentos para um padrão positivo pode sim surtir com bons resultados. Uma mente cheia de pensamentos melancólicos faz com que o indivíduo tome escolhas erradas para sua vida, por exemplo. Agora, uma pessoa com o cunho positivo do pensamento pode se expor mais, socializar mais, ter mais discernimentos em suas escolhas, etc. Acredito que uma técnica que ajude o paciente a deixar seus pensamento destrutivos de lado e reforçar os positivos pode ser de grande ajuda num processo terapêutico. Mas também não posso deixar de ressaltar os "milagres"existentes por alguns divulgadores da PNL. Tudo é um processo e exige esforço pessoal. Não posso imaginar-me rica sem trabalhar e esforçar-me, por exemplo. Acho engraçado quando alguém diz que seu maior sonho é ganhar na Mega Sena, mas quando pergunto se a pessoa joga, muitos respondem que não. Ou quando a pessoa reclama de falta de oportunidade profissional mas não vai atrás de nenhuma.

É muito fácil desejar algo, mas é preciso ir à luta e conquistar cada vitória. A vida é feita de escolhas e se você decidir que, de agora em diante, vai pensar positivamente, então tome atitudes mais acertivas, pois pensar negativamente é um atraso de vida.

Gostaria de encerrar essa postagem dizendo que cada indivíduo é responsável por seus pensamentos e alguns transtornos psiquiátricos, como depressão, contribuem para a fomentação de pensamentos de cunho negativo e pessimista. Nenhuma técnica ajuda se o indivíduo não buscar um profissional. É importante descartar qualquer doença ou iniciar um tratamento (terapêutico ou farmacológico) antes de iniciar uma técnica sem a supervisão de um profissional capacitado. Vai que você decide seguir justamente as técnicas de um texto sem qualidade ou contabilidade, por exemplo. Verifique as referências e o nome do profissional que divulga determinada técnica. Não confie cegamente em qualquer texto que você encontrar na net, ok? 

Eu achei muito interessante a PNL, mas também encontrei muitos textos "milagrosos" por aí. Cautela é sempre importante! Mas recomendo o aprofundamento da leitura sobre a PNL. Achei muito interessante.

Abraços a todos

Mariza Matheus


Leia também:

  1. A força do pensamento (I) - Introdução
  2. A força do pensamento (II) - Telepatia existe?

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza