Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

O Sentido da Vida

Hoje acordei mais filosófica. Qual será o sentido da vida? Temos uma missão? Percebeu o quanto não aproveitamos nossa vida? Diariamente escuto histórias sofridas de pacientes mas poucos usufruem de sua vida. Apenas agem por "osmose", ou seja, vivem no automático sem grandes expectativas. 

Buscar um sentido na vida é fundamental. A vida é única e tem que valer MUITO. Como pode alguém desistir e querer se matar? Há muitos transtornos que levam à pensamentos suicidas, mas a falta de objetivo, de metas e de visão da própria vida faz com que a mesma seja algo a ser "suportado" ou "tolerado". 

Acredito que a vida vai muito além. Somos responsáveis por descobrir o sentido que nos move para frente. Algo significante. Para muitos criar uma família já é uma meta importante. Então aproveite de sua família. Não fique apenas analisando o que deu errado ou nos problemas que tem que enfrentar. 

Atendo muitas mulheres que vestem o papel de mãe e esquecem de si mesmas. Quando os filhos batem asas elas murcham. Nós podemos ter vários estímulos na vida e não devemos colocar no outro (filhos, marido, namorado, amigos, etc) a responsabilidade de nossa felicidade. 

Acho que devemos cuidar mais uns dos outros. Devemos fazer algo significativo, pois amar quem está do nosso lado é fácil, mas e aquela pessoa que mora quilômetros de distância e que nem nosso sangue tem? Aquela pessoa que nem conhecemos? Somos todos iguais, irmãos de jornada, pois vivemos na mesma era. Enfrentamos o mesmo caos do mundo e estamos sujeitos às mesmas circunstâncias. Porem alguns são mais privilegiados e não aproveitam de suas condições para fazer a diferença. 

Fazer a diferença nem sempre significa ficar debaixo de uma ponte distribuindo sopa. Admiro muito as pessoas que fazem isso.  Mas pode ser escrever um texto que atinja milhares de pessoas (espero!!!!) ou dar um bom dia àquela pessoa que corre no parque  no mesmo horário que você. Fazer a diferença é tratar o próximo com carinho e respeito. Lembrar que somos todos humanos e, assim como cheios de defeitos, temos qualidades. Cada um tem algo a ensinar. Nós temos sempre algo a aprender com o outro.

O que você faz para fazer a diferença? Agir pensando apenas em si mesmo pode levar uma falsa ilusão de que o mundo é limitado. Veja "n" exemplos de pessoas que criaram algo, que facilitaram nossas vidas. Perceba quantas evoluções tivemos. A luz, a tecnologia, o carro, avião, etc. Mas pode ser algo simples, como uma boa leitura, um travesseiro anatômico, um par de luvas, etc. Nosso mundo evoluiu graças às pessoas que fazem a diferença.

Que tal você fazer algo por todos? Comece pequeno, com um simples sorriso. Deixe suas frustrações de lado e passe a disseminar alegria.

Tenha um excelente dia.

Mariza Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza