Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Sou muito tímido"


A timidez não pode ser encarada como um defeito ou algo que lhe faça se sentir diferente dos outros. Pode atrapalhar algumas vezes, mas pode ser considerada até um "charme" em outras. Ninguém é perfeito e cada um tem um jeito de ser. É preciso aceitar seu jeito e trabalhar a favor de si mesmo.  Como assim? Em vez de criticar-se o tempo todo por ser tímida(o) que tal investir em cursos para conhecer novas pessoas. Talvez a balada seja um local mais difícil mesmo para relacionar-se, pois as pessoas querem mais superficialidade e os tímidos precisam de um ambiente mais íntimo para se soltarem.

A internet é uma nova (nem tão nova assim) maneira de relacionar-se. Os tímidos podem "praticar" suas abordagens nas salas de bate-papo, por exemplo. Mas lembre-se que a internet pode enganar muito e NUNCA exponha dados pessoais ou marque encontros com um desconhecido. Fico preocupada com a busca desenfreada por sexo e drogas no mundo da net. Mas como um "treinamento" de interação social acho interessante. Os tímidos costumam ser ingênuos e podem acreditar em "contos de fadas". Cuidado! Ponderação nunca é demais. Mas por que não usar mais esse meio para driblar a timidez?

E quem disse que só o extrovertido tem sucesso na paquera? Tem pessoas que não gostam de gente expansiva. Cada um tem um gosto e fica atraído conforme o tipo que lhe atrai mais. Não tente ser "igual" ao padrão exposto na sociedade. Seja você mesmo!

Tem algo em mim que sempre escuto críticas, mas não dou a mínima. Adoro novelas. Mesmo quando a novela é fraquinha eu assisto. Nem que seja para criticar a novela, mas eu assisto. Meus amigos dizem que não entendem como alguém como eu (intelectual) assiste novelas. É como seu eu causasse uma decepção nos outros. Ah, me poupe! Assistir novela não vai mudar meu caráter. Gosto e pronto! Sou noveleira assumida. Ah, ainda tenho um MONTE de imãs na minha geladeira (breguíssima!). Não sou perfeita, mas dou prioridade ao meu caráter e ética e não ao modismo dos outros. Se alguém deixar de gostar de mim por causa do fato de eu assistir novelas é por que nunca foi meu amigo(a). Não quero dizer que não assisto novela só para o outro continuar me achando incrível e intelectual. Bobagem! 

Dei um exemplo simples e sei que tenho muitos outros defeitos. Mas o que quero ressaltar aqui é que muitas vezes pode ser até divertido sermos diferentes uns dos outros. Precisamos que valorizar o que temos de bom, o que podemos trocar com os outros. Aprendemos sempre uns com os outros. Sua timidez pode me ajudar a ser menos expansiva, por exemplo. E assim vai. 

Seja você mesmo(a)!

Não busque um medicamento para mascarar que você é. Medicação é para ser prescrita quando realmente for necessário e por um profissional (especialista). Nada de pegar o antidepressivo da vizinha, viu?

Tem linhas de terapias que ajudam você se soltar mais. Busque ajuda se for o caso, mas não se isole do mundo achando que é diferente de todos. 

Um passo de cada vez e assim você vai longe!

Abraços

Mariza Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza