Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Há muitos anos que sofro de depressão"

Imagem de domínio público (Javier B. Richard)

Dra. Mariza,
Há muitos anos sofro de depressão. Tenho 50 anos e desde a adolescência ocorreu a primeira crise após o meu casamento, casei com 18 e poucos meses depois já estava separada , ele era extremamente ciumento nossas famílias acreditavam q daríamos certo menos eu, embora estivesse apaixonada, sabia q não ia aguentar o ciúme dele, sofri muito mas não voltei atrás na decisão. 
Anos mais tarde eu conheci um homem atraente, bonito porém bebia muito, passamos por muitas dificuldades embora tivesse carinho por ele e não amor, ao contrário dele que me amava e era um grande companheiro porém muito infantil e irresponsável conseguimos conviver durante 15 anos vindo ele a falecer após um problema de saúde grave. Ele não era uma pessoa agressiva e fazia tudo pra me deixar feliz, me respeitava e eu o respeitava. Foi um período difícil não pude contar com minha família nem financeiramente e de nenhuma outra forma o que provocou rompimento na família, a minha  mãe precisou fazer algumas cirurgias e eu tive que segurar a barra sozinha e só contava com ele( q tb já estava doente e passou por muitas internações nesse mesmo período) e meu pai. Minha mãe faleceu há alguns anos e ele logo depois (companheiro) , entre esse período meu pai começou a apresentar problemas de saúde. Meu pai faleceu há 3 anos e devido aos problemas na doença da minha mãe, minhas irmãs não achavam tempo p/ dividir comigo e nos desentendemos por elas acharem que eu cobrava demais delas, quando na verdade eu ñ tinha mais estrutura emocional nem fisíca...

Cara leitora,
Obrigada por compartilhar sua história. Você passou por muitas dificuldades e tem percepção de que precisa de ajuda. Já é um começo ter a força e coragem para buscar ajuda. Além do acompanhamento médico você faz psicoterapia? Pois seria muito importante para trabalhar seus traumas do passado, principalmente ligados ao relacionamento com seu pai e marido. Sua vida não foi nada fácil, mas você está viva e precisa seguir em frente, não é mesmo? Não dá para mudar o passado, mas você PODE mudar o rumo de sua história a partir de agora! Sempre falo aos meus pacientes: "nunca é tarde para fazer diferente, para melhorar e criar novas histórias".

Acredito que o primeiro passo seria perdoar esse seu passado e não ficar ruminando o que já deveria estar enterrado. Você teve uma atitude muito correta no primeiro casamento. Mesmo sendo nova, você  conseguiu ver que aquele relacionamento lhe traria muito mais sofrimento. Rompeu com algo que já estava claro, desde o início,  que não seria construtivo para ambos. Parabéns! Quantas mulheres passam pela mesma situação mas não tiveram(tem) a força que você teve. Atendi uma paciente recentemente que está casada há mais de 40 anos e disse que se arrepende muito de ter casado, que teria se separado no primeiro mês se tivesse coragem. Ela alega que já no início percebeu o ciúme exagerado e possessividade do marido. Mas ela continuou casada e suas histórias, pode acreditar, são muito, mas muito piores e traumáticas.

Não se preocupe com que os outros acham ou não de seus relaconamentos. Se eles acreditavam que daria certo, ok. Pode ser que queriam que desse certo, que nem você, mas não deu. Tudo bem. Acontece. Parabéns mais uma vez por sua atitude.

Anos mais tarde você conheceu outro parceiro. Gostaria de ressaltar aqui, para outras leitoras, que mesmo com o término de um relacionamento, podemos sim recomeçar nossa vida afetiva. Infelizmente não temos a bola de cristal para saber se vai dar certo ou não. Mas não podemos pensar que NUNCA MAIS vamos encontrar alguém. Combinado leitoras(es) deste blog? Mas voltando ao assunto, você recomeçou, mas com outra pessoa errada (de certo ponto). No trecho em que você cita esse último relacionamento há muitas contradições. Ao mesmo tempo que você relata comportamentos destrutivos, você ressalta qualidades importantes para se manter um relacionamento. Ele bebia, era infantil e irresponsável. Você sabe o que procura em um homem? Falo isso por que TALVEZ a sua carência que interfere em suas escolhas. Desse forma seria interessante você se observar para evitar cair em relacionamento assim, com uma pessoa que você não tenha segurança e nem amor, apenas um carinho. Será que é um relacionamento assim que você busca ou você se sentia sozinha ao lado dele? 

Você teve muitas perdas importantes nestes últimos anos. Com certeza o impacto delas deve refletir muito em suas ações. Tente não fixar seus pensamentos nestas perdas e trabalhe para conquistar novas histórias. Quando recebi seu email eu pude acessar seu facebook (não sei se você sabe, mas vem uma janelinha com sua foto de perfil do face no canto superior direito). Coisas de facebook hehehe. Percebi em suas fotos uma mulher com vida e com todas condições (aparantemente) para reconstruir novas histórias! Você mostra uma postura ativa, o que achei bem interessante. Provavelmente deve ser o tipo de pessoa que tenta usar uma máscara de "estou bem" para os demais, o que precisa de muita energia para sustentá-la. Veja bem, foi só uma impressão que tive através das fotos postadas no face (posso estar enganada). Mas não me pareceu ser alguém melancólica.

Continue firme e espero tê-la ajudado pelo menos um "tiquim" através dessa postagem.

Um grande abraço

Mariza Matheus

Um comentário:

  1. Eu tenho depressão há anos e não consigo uma cura, já fui em vários psiquiatras , inclusive em cidades diferentes e troquei a combinações dezenas de vezes! não sei o q fazer mais. Tambem fiz terapia. Tenho épocas de ciclo onde fica no pico (o que estou hj) e em outras épocas consigo empurrar a vida. Hoje nao consigo nem trabalhar e quase nao saio de casa.

    Renata

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza