Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

A vida amorosa para a mulher moderna

Todos nós buscamos um relacionamento sadio e que nos traga satisfação pessoal e a famosa palavrinha mágica: felicidade.

Crescemos com a idéia de que nosso príncipe irá direto ao nosso encontro e logo o reconheceremos. Pronto! A vida já está plena. Um amor para toda hora, um companheiro que suportará nossa TPM com classe. Ele nos dará dois filhos lindos e saudáveis, um menino e uma menina. Perfeito! Não quero mais nada além disso, apenas nossa casinha com um belo jardim na frente e uma cerca branca. Não posso me esquecer da cadeira de balanço (com dois lugares) na varanda. O sentido da vida se completo aqui. Não precisaremos de mais nada.

ERRADOOOOOO!!!!!!

A vida vai muito mais além disso. Primeiro que não podemos "arquitetar" nosso futuro sem antes saber com quem ele será. Precipitar príncipe encantado só o transformará em sapo logo de início. Ninguém quer ser a familiazinha perfeita de adesivo que colamos nos carros, quer? Se repararem naqueles adesivos todos passam uma idéia de perfeição e felicidade eterna. Acorda! A vida não é perfeita e podemos tirar grandes lições dos erros. Muitas descobertas foram iniciadas após brigas, isolamentos ou até descrenças.

A mulher evoluiu, o MUNDO evoluiu. Mas alguns conceitos insistem em ficar no passado. E infelizmente muitos destes enferrujados conceitos estão relacionado a nós mulheres. Nós já somos "hormonalmente" inconstantes, porque queremos manter idealizações de infância? 

Que seja eterno enquanto dure...

Lindo, não? Eu não acho, sabe por que? Acho essa frase contraditória. Qual mulher já não escutou essa "frasezinha" de um sapo? Mas e o eterno? Eterno deveria ser pra sempre, não? Como assim o eterno dele já acabou depois de 1 mês? Durar o que? Nós mulheres já entramos num relacionamento para durar, talvez ai esteja nosso erro, mas queremos que dê certo. Assim podemos adaptar a bendita frase acima para:

Que seja eterno e dure eternamente...

Percebam que enfatizei eterno, para sempre, forever, sempre, etc...

Não gostamos de começar algo que não começa. Essa história de rolinho é papo de homem que conseguiu enrolar alguma mulher. Namorar é delicioso, principalmente no começo. Namorar e conhecer alguém e, quem sabe, poder dividir uma vida ao lado desse alguém. Namorar é um teste para ver se realmente encontramos nosso príncipe, mesmo que cheio de defeitos, e se ele nos considerará sua princesa. 

Mas precisamos ter os pés no chão na época em que vivemos. Antigamente os relacionamentos eram supervisionados, bem mais comedidos, ingênuos (nem todos) e o casal não podia, em hipótese alguma, ter a liberdade que temos hoje. A virgindade era valorizada, e de certo modo, um controle na futura esposa. 

A mulher não tinha o espaço que tem hoje. Hoje priorizamos a carreira também. Nem toda mulher quer ser apenas mãe e dona de casa. Muitas querem ser mães, mas também ter carreiras. 

As mulheres cresceram a olhos vistos. Veja por quem estamos sendo governados, por uma mulher na presidência do país! O cargo mais importante da Petrobras é ocupado por uma mulher! A Alemanha, um país cheio de passados negros de autoritarismo, é governada por uma mulher!

Nós ganhamos espaço e precisamos nos adaptar a eles. Não podemos querer crescer profissionalmente se tivermos a cabecinha do século passado. 

Relacionar-se no mundo de hoje não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Escuto muitos amigos falando que uma mulher bem sucedida e que passou dos trinta não casa mais. Aff... Quanta bobagem! Olhe a sua volta e contará pelo menos 3 casos de mulheres divorciadas que refizeram suas vidas.  Se você for bem sucedida, provavelmente não vai querer um fracassado ao seu lado, não? Mas existem muitos homens que adorariam estar com alguém bem sucedida. O problema é que se essa mulher bem sucedida tiver a mente do século passado vai fazer suas escolhas pelo medo, pela carência ou  o que pela sociedade pensa dela. 

Essa mulher bem sucedida pode ter uma baixa autoestima relacionada à sua vida pessoal. Pode ser uma executiva de sucesso, mas fracassar em escolher relacionamentos saudáveis. Ela tenderá ficar presa em relacionamentos destrutivos, os quais só vão fazê-la perder tempo e energia. Quem está de fora não entende como uma mulher dessas sempre escolhe mal. Mas ela precisa se conhecer primeiro e eliminar conceitos desatualizados de sua mente. Ela precisa entender o que é um relacionamento destrutivo, para só então sair dele. 

Recentemente uma modelo de sucesso (Hedi Clum) separou-se de seu marido, um cantor (Seal). Estavam 7 anos casados. A mídia ficou arrasada sem entender. Ontem uma "amiga" contou a um jornal local que a separação ocorreu após o marido tê-la empurrado com força depois de uma discussão. O que achei mais interessante foram os comentários dos leitores. Um dizia que ela foi esperta pois se ele empurrou agora, pode matar amanhã. Em geral a mulherada apoiou a atitude da modelo. Quem lesse esses comentários poderia acreditar que aqui no Brasil as mulheres se valorizam. Hum? Sabemos que não funciona assim. Nós falamos muitas coisas da boca pra fora e agimos pouco, pois o medo de ficar só ou de ser vista como a "largada" cega nossa capacidade de lutar pelo melhor para nós mesmas.

A mulher moderna sabe muito bem como investir em sua carreira, mas precisa rever a maneira como se relaciona afetivamente. Nada de aceitar menos do que merece e muito menos ficar num relacionamento anulando-se constantemente. A mulher moderna tem seu espaço e importância na sociedade. Quer ter uma família? Então busque um ambiente saudável para seus filhos e marido. A casa tem que ser nosso templo de paz. E ter uma família que nos traga paz fará toda a diferença.

O verdadeiro príncipe encantado não quer uma princesa que sirva apenas para parir filhinhos e limpar a casa. Ele busca uma companheira para conversar, fazer planos, admirar, etc...

E você, o que busca?

Forte abraço

Mariza  Matheus

Um comentário:

  1. muito bom, qdo leio um texto desse pensologo emmuitos jovens que tomam atitudes precipitadas sem saber nem o que possa vir pela frente, gostei da palavra rolinho, rsrs quem usa esse termo é pq ja enrolou muito alguém. Eu n aceitaria isso no vocabulário da minha vida.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza