Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Quem não se cuida adoece

Cuide-se! Você é fundamental. Esse termo, cuidar-se, vai muito além dos cuidados de higiene ou alimentares. Cuide-se mentalmente também. Atendi uma paciente que há anos só cuida dos outros e esquece que ela precisa também dessa atenção. 

Cuidar dos filhos, marido, profissão, casa, roupas, supermercado, ... Acho que nem preciso continuar essa lista infinita, não? Se você aderiu à essa rotina de "trabalho escravo" por não ter outra opção então reveja seus conceitos. É preciso delegar funções e reconhecer que você não é mulher maravilha (ou super homem). Cuidado. A vida é muito curta e cheia de obstáculos. Vamos enfrentar, cedo ou tarde, dificuldades e precisamos estar preparados para o que vier. Se você estiver fortalecido mentalmente e tranquilo(a) tudo passa ser mais simples (ou menos complicado).

O que você faz para você? Só para você? Que tempo você tira para fazer algo sem ser obrigação? 


Aproveitar o tempo livre para lamentar-se não adianta. Só atrapalha. Que tal um hobby? Isso mesmo, algo que você faça para relaxar a mente também. Um exemplo que darei é de uma paciente que resolveu fazer caixinhas artesanais (muito lindas por sinal) e que desde que começou essa atividade seus olhos brilham esperançosos. Outro caso que vem em minha mente é de uma paciente que atendi em 2002. Ela era dona de casa e cuidadora dos outros 24h/dia (e dos problemas dos outros também). Chegou ao meu consultório esgotada, sem energia e aparentemente parecia que tinha muito mais idade. Com o tratamento psiquiátrico (foi necessário a utilização de psicofármaco), terapia e muita, mas muita força de vontade, essa paciente deu uma guinada em sua vida. Resolveu "caçar" um hobby. Passou por vários, até se identificar com os mosaicos. Fez o curso tão bem que a dona da escola a convidou a dar aulas. Resumindo, atualmente ela é dona de uma loja de artesanatos e tem uma escola para ensinar diversas técnicas de mosaicos. Virou empresária!!!!! E a medicação? Tomou por um período mínimo e há muito tempo que teve alta médica. Ela enfrentou e buscou fazer diferente. Ela estava infeliz e nunca tirava um tempo pra ela. Reconheceu isso e buscou esse tempo nos intervalos de sua corria diária. Com o aumento da renda familiar, contratou uma faxineira e agora com mais tempo livre, aproveita para dar asas à sua criatividade.

Nunca deixe o tempo passar, principalmente se for um tempo dedicado a você mesmo(a).

Um dia cheio de criatividade.

Mariza Matheus

2 comentários:

  1. Muito bom o texto Mariza, estou gostando muito do seu blog, e está me ajudando. Você contou a historia dessa pessoa dos mosaicos, eu tive sindrome de panico há 11 anos atras, o que me ajudou demais foi fazer artesanatos com uma amiga, tive uma ajudinha rapida de remedios, mas o artesanato me deu outra perspectiva da vida realmente a gente que faz muito pelos outros nos esquecemos da gente. Infelizmente 11 anos depois estou entrando nessa novamente, acho que desaprendi a cuidar de mim e estou iniciando com ansiedade, mas conforme seu texto deu a dica também, vou atras de algum hobby, boas leituras, inclusive se tiver alguma dica de leitura que ajude a melhorar o nivel do pensamento e a desacelerar, me manda por favor. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Aqui mesmo no blog tem dicas de leitura (veja no menu). Gosto do "Você pode mudar sua vida", acredito que,pelo seu relato, vc vai gostar também. Obrigada por participar.

    Só pelo fato de você reconhecer essa fase já vai ser diferente do que no passado. Recaídas acontecem e vc pode sim sair dessa novamente!

    Abraços

    Mariza

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza