Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Amigos "vampiros".




Você já teve (ou tem) aquele(a) amigo(a) que vive reclamando, sem esperança, pessimista e tudo o que você fala não adianta?


Tem pessoas que estão tão negativas que acabam ´sugando´ nossas energias. É preciso saber até onde você pode ajudar e quando é necessário se afastar. Pessoas ´vampíricas´ (que sugam nosso humor, energia e esperança) podem nos fazer mal e a melhor maneira de ajudá-las é não dar oportunidade para sua manipulação. Tais pessoas precisam de ajuda, e muitas vezes profissional. Se você tenta ajudar, ajudar, ajudar e... não vê resultado algum, então é melhor SE AJUDAR E NÃO DEIXAR A ENERGIA NEGATIVA DESSA PESSOA TE CONTAGIAR. 

Muitas pessoas levam tempo para entender que não podem abusar do amigos e fazer deles um para-raios de suas frustrações e lamentações. Como bom amigo(a) é importante oferecer os ombros, mas só os ombros e não a alma! Outras se escondem atrás de suas lamentações e usam essa situação para não enfrentar seus próprios problemas. Lembre-se que ninguém é tão vítima assim. Se um(a) amigo(a) sempre se decepciona com os outros, sempre é traído, nunca ninguém o(a) compreende é porque algo está errado. 

Então, ajude mas não se deixe manipular. Perceba que as vezes é melhor se proteger para não adoecer também. Oriente seu amigo que deve procurar um médico ou psicólogo para verificar se não está depressivo, distímico ou apresenta algum outro problema que somente um profissional pode ajudá-lo efetivamente.

3 comentários:

  1. Infelizmente fui ajudar uma pessoa assim e estou sofrendo as consequências até hoje!
    Quanto tempo será que leva para me recuperar?

    ResponderExcluir
  2. Pensa no que você aprendeu com essa experiência. Não posso te falar quanto tempo leva, pois isso só vai depender de você, da sua história e maneira de ser.

    COntinue firme e tente não ruminar as mágoas (pois assim vc manterá "vivo" o ocorrido).

    Obrigada por participar

    Mariza Matheus

    ResponderExcluir
  3. Nossa, é muito verdade. Tenho um vizinho que é meio9 assim comigo, eu cheguei a achar que estava afim dele , afinal ambos moramos sozinhos, mas vejo que eu só não quero ser vampirizada . Agora tenho dúvidas, deve se avisar ou só se afastar??

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza