Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Reforços negativos - Por que fazemos isso?



Não vai dar... Ah, acho que não dou conta... Sou feia... Não tenho chances... Ele(a) não gosta de mim... Vou ficar sozinha(o)... Não consigo... Não adianta mesmo... Eu sou assim e não mudo... Blá blá blá... Cansou de ler isso? É pesado? Mas saiba que MILHÕES de pessoas estão pensando dessa forma nesse exato momento. Somos educados através dos reforços negativos - "Menino, se não estudar você será um Zé ninguém! Isso não! Não pode! 

Se crescemos escutando somente o que não podemos fazer como vamos aprender a pensar positivo? Pensar negativo é "natural" do ser humano. Mas ajuda? Se já achamos que vamos perder por que vamos dar o nosso máximo? Já começamos algo pensando na desistência, na perda ou no fracasso.

Não é fácil mudar um padrão. Temos que refazer nossa maneira de pensar. Nossas atitudes são baseadas no que pensamos. Se pensamos negativamente, agimos cheios de boicotes. Não adianta procurar o psiquiatra e pedir um medicamento e... pronto! O medicamento é muito bom para tratar um sintoma ou transtornos graves, agora não te tira da "zona de conforto" que você se colocou há anos. Uma zona de conforto totalmente desconfortável essa, hein? Mas infelizmente é um lugarzinho lotado de gente, acredite. 

E aí, vai continuar com o reforço negativo ou prefere mudar esse padrão?

Abraços

Mariza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza