Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Gosto de quem não gosta de mim


Acabei de receber um email de uma leitora muito especial. Ela relata seu desejo por alguém que não lhe corresponde. Nossa... quem já não passou por isso? Amor platônico é "ótimo"para abalar nossa autoestima. Colocarei um trecho de seu email (mas mantendo e respeitando sua identidade). Vamos debater o relato de nossa amiga.

Mariza , ando numa fase confusa , pois tenho muitos motivos para sentir-me feliz , porém está sempre faltando algo...Isso porque teimo em querer alguém que não me quer , mesmo existindo realmente outras pessoas que adorariam estar comigo.....E ainda tenho de ouvir que fui eu quem causei esse impasse...Que horror!!Quero que isso passe , estou tentando adestrar os meus pensamentos , mas meu orgulho está muito ferido

Primeiro:

Vamos entender, de uma vez por todas, que SOMOS HUMANOS, e portanto temos o DIREITO de querer realizar nossos sonhos e reclamar de algo que esteja faltando. Tudo bem. Mesmo você tendo "n"motivos para ser feliz, você tem um vazio, algo que deseja concretizar, nem que seja esse amor platônico. Ok. Perdoe-se e vamos encarar esse fato de frente, tá?

Segundo:
"Teimo em querer alguém que não me quer". Isso é chato mesmo. Poxa, que custa esse homem me valorizar? Tenho tantos predicados e ele nem me dá uma chance! Leitora, por pouco que escreveu percebo que sua autoestima fica cada vez mais abalada por não ser correspondida. Então vamos fazer o seguinte, siga em frente e não crie expectativas. Sabe, muitas vezes estamos tão carentes que idealizamos o outro e nem percebemos. Na verdade quem está "querendo" é nossa carência. Há muitas razões para ficarmos "presas" em relações com pessoas que não nos correspondem (caberia aqui eu saber mais de sua história). Mas vamos falar de forma mais genérica. Você acha mesmo que alguém mereça que você fique nessa situação? E esse vazio, será mesmo que ele o preencheria? A cada dia que passa mais você acreditará que sua felicidade está nele, mas isso não é verdade. 

Tem um livro que sempre indico para minhas pacientes. Chama-se "Mulheres que amam demais"(está em Leituras). Temos que conscientizar que damos espaço para pessoas erradas "entrarem"em nossa vida.  Antes de nos entregar sentimentalmente a alguém, precisamos entender os limites que damos aos outros, nem que seja o "não nos querer". É chato? MUITO! Mas essa situação está te prejudicando, então já é destrutiva para você. Está errado, pois lhe causa sofrimento.

Mesmo tendo pessoas interessadas em você, será que você está preparada para se envolver com alguém agora? Que tal fortalecer primeiro sua autoestima e depois se abrir para relacionamentos mais saudáveis (recíprocos)? Se tentar colocar uma pessoa no lugar desta paixão, poderá fazer um terceiro indivíduo sofrer também.

Como disse, não sei muito de seu caso, mas só sei que quando sofremos é por que estamos no caminho errado (digo sofrimento prolongado, pois sofrer é inevitável, mas continuar sofrendo não). 

Esqueça o que os outros falam, pois todo mundo tem um comentário, uma critica, ou uma fórmula mágica para solucionar sua dor. Sofra! Mas veja onde você está fazendo errado e o que pode fazer para parar de sofrer. Definitivamente desejar quem não nos deseja é prolongar essa situação. Então, bola pra frente! Não será fácil, pois terá que desfazer essa idealização que sua mente criou (concordo quando diz em vigiar seus pensamentos). 

Alguns passos que oriento minhas pacientes (pois medicar alguém é fácil, difícil é fazer essa pessoa pensar diferente):
  1. Mantenha distância (caso não trabalhe com ele, evite contatos, telefonemas, orkut, facebook, msn...).
  2. Vigie seus pensamentos - quando pensar nele, tente focar seus pensamentos em outra direção.
  3. Evite relatórios - não queira saber informações com quem ele namora, em que festa vai, etc.
  4. Tente criar novas memorias e conheça mais pessoas. Mas não me refiro em "sair" para tapar esse vazio. Faça novas amizades, jogue conversas fora, dê risadas, enfim, crie novas memórias (sem vinculo com o "fulano").
  5. Pare de remoer o passado, e tente não alimentar as lembranças boas. Já percebeu como temos o talento de lembrar só o que foi legal e esquecermos as coisas ruins? (num relacionamento).
  6. Ocupe-se!
  7. Se precisar, procure uma ajuda profissional. Dependendo do caso, pode ter algo coadjuvante nessa situação como uma depressão (se bem que pelo seu email não acredito que seja isso).
  8. E lembre-se... TUDO PASSA!


E qualquer coisa estamos aqui, afinal de contas, quem nunca gostou de alguém que não nos correspondeu?

Abraços

Mariza

PS: obrigada pela confiança e carinho.
PS2: não é seu orgulho que está ferido e sim sua autoestima que está abalada. Procure uma terapia para você entender por que "teima" dessa forma, e evitar e reconhecer seus boicotes.

4 comentários:

  1. Mariza
    Me orgulho de você, por estar ajudando tanta gente, talvez muitas que não tem condições de ir a uma clínica e ter orientação profissional...
    E receber email de leitoras é um dom de Deus!
    Obrigada sempre sempre...
    Eternamente
    Com muito carinho
    Todas as leitoras....

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço a oportunidade de escrever e fazer o que gosto. Sinto-me privilegiada!

    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  3. E o q fz qndo não tem com o q s ocupar?
    E qndo não consegue fz nd disso?

    ResponderExcluir
  4. É preciso não se fixar em quem não te dá abertura. Procure uma terapia, Às vezes é importante vc descobrir o que te fez fixar nesse pessoa. Vc precisa se conhecer melhor. Não tem fórmula mágica. É um processo.
    Abraço
    Mariza

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza