Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Decepções nas amizades


A amizade é um amor que nunca morre (Mário Quintana)

Será? Acredito sim que uma verdadeira amizade é maravilhoso. Amigo é o parente que escolhemos. Mas será que sabemos escolher nossos amigos? Ou somos carentes de amigos? Lembra quando éramos crianças e dizíamos que fulano(a) era nosso melhor amigo? O melhor em tudo. Parece que podíamos ter apenas UM melhor amigo, aquele que sabia ler até nossos pensamentos. Mas com o tempo crescemos e aprendemos que temos diversos amigos, aquele que é um ótimo conselheiro. Outro que é uma excelente companhia para sair mas não é tão bom em conselhos como o anterior. Um que é apenas colega de trabalho, mas que nos ajuda a lidar com o estresse do dia a dia. E assim vai. Por que esperamos muito do outro? Falsidade existe? Sim! Mas não podemos generalizar.


Devemos apagar essa imagem de criança de que um amigo tem que corresponder nossas expectativas em tudo. Muitas vezes um grande amigo pode estar numa fase ruim, e assim não nos dá tanta atenção. Ou com a mudança de local de trabalho aquele amigo já não será tão próximo. Aquela sua amiga que acabou de ter filhos pode estar com outros interesses e não esteja mais disponível para sair nas baladas. Acontece! Será que você fomenta amizades que diferem de sua personalidade ou crenças? 

Antes de mais nada temos que ser NOSSO melhor amigo. Sempre! Se uma amizade gera desconforto, analise o que pode ser feito. Não tire conclusões precipitadas, mas também não gaste seu tempo no que te faz mal.

A vida é muito curta para ruminarmos em perguntas sem respostas.

Lembre-se, 
Há sempre um aprendizado após uma decepção.

Um abraço,

Mariza Matheus

3 comentários:

  1. Mas oq acontece se teu amigo te trocar pelo facebook meu amigo falou na cara q prefere o facebook do que minha presença :-(

    ResponderExcluir
  2. Tenho um grupo seleto de amigos desde que tínhamos 11, 12 anos. Sempre fui uma pessoa desconfiada, e ainda sou. Apenas após 2 anos de convivência que os considerei amigos, e mais 2 anos para evoluírem a melhores amigos. Estudávamos juntos, saímos juntos. Nada muito controverso, apenas um cinema, um shopping, uma ida a uma lanchonete ou a casa de alguém. Dentre este grupo de seis pessoas, tinha uma amizade muito forte com um deles. Éramos como irmãos. Todavia, de uns tempos para cá, ele passou a não me entender mais. Até fez brincadeiras de mau gosto, zoando o garoto que gosto há 4 anos (que também é um de meus melhores amigos) com outra garota, e olhando para mim enquanto fazia isso. Briguei com ele (não só por conta disso, mas várias outras) e com outro melhor amigo meu (que já "gostou" de mim, por um breve tempo), que passou a me desrespeitar em suas brincadeiras, e até a evitar contato visual comigo em debates. A situação voltou aos eixos, depois de conversas e discussões (as quais ninguém do grupo foi ao meu favor). Mas, mesmo assim, não voltou completamente. E não só com esses 2, mas com todo o grupo. Sinto-me uma estranha em meio a pessoas que sempre respeitei por me aceitarem (sempre fui a garota que curtia "coisas de menino", como super heróis e vídeo games, o que chega a ser um comentário idiota nos dias atuais). Um deles agora gosta de mim, e por isso começou a conversar um pouco mais comigo. Mas até com ele não sinto mais intimidade. Acabei de entrar na faculdade, estou atarefada, e não tenho mais paciência para com algumas bobeiras de alguns deles, e me mantenho em silêncio. Participo de um site de notícias e análises sobre o mundo nerd e geek, de uma galera de São Paulo. E mesmo não tendo contato diário com eles, sinto-me mais confortável conversando com eles do que com meus amigos. Uma parte minha se entristece demais com tudo isso. E não sei como lidar com isso, pois, sinceramente, não quero cortar esse laço com meus melhores amigos, mas a falta de assunto e intimidade tem desfeito essa amizade aos poucos. Não os conheço mais tão bem, e eles não me conhecem mais tão bem.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza