Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Comportamentos Aprendidos


Atendo muitos pacientes que vivem em lares completamente desestruturados. Um ambiente patológico que só ressalta o estresse entre os membros da família. Penso que para ser mãe e pai deveria ter uma preparação prévia. Muitos pais não tem a mínima condição ou maturidade para criarem seus filhos. Sei que é simples falar, mas a realidade mostra que as crianças aprendem comportamentos patológico de seus pais, sem ao menos perceberem que podem perpetuar a doença familiar.

Tem casos que a mãe, ou o pai não fazem de propósito. Diria que a maioria nem tem noção do impacto que causam em seus filhos. Como um caso de uma paciente que cresceu sob os cuidados de sua mãe esquizofrênica. A menina tem muitos traumas dos surtos de sua mãe. A mãe faz tratamento, mas as memórias de sua filha estão repletas de histórias tristes e traumáticas.

Porém tem casos onde os pais estão tão envolvidos em seus conflitos que esquecem que ensinam aos filhos tais comportamentos. Como as brigas e discussões, por exemplo. Quantos pais brigam na frente de seus filhos? Muitos! Atendo muitas crianças em meu consultório que são nitidamente reflexos do ambiente familiares. Os pais buscam ajuda na esperança que eu prescreva um medicamento para seu filho(a) fique menos agito, agressivo ou passe a se comportar como um "anjinho" dentro de casa. Como? Já cheguei a atender uma mãe que dizia sofrer agressões físicas de seu filho de apenas 6 anos de idade. Ela queria um medicamento para acalmá-lo. Ao questionar se ela e seu marido brigavam, ela respondeu que o marido era muito violento, mas apenas quando bebia (quase que diariamente!). Como medicar uma criança se o pai não se trata? Não adianta tratar a superfície se a base está podre! Vamos buscar tratar a raiz do problema.

A família é o alicerce da sociedade. Se nosso sociedade está tão doentia assim, imagine como estão os núcleos familiares?

Não ensine aos seus filhos comportamentos doentios. Caso esteja enfrentando dificuldades conjugais, busque ajuda, mas não deixe para depois algo que tem que ser resolvido agora. Dar educação (escola), roupas e alimentação não é tão complicado como dar um bom exemplo. As crianças observam muito e copiam nossos comportamentos/exemplos.

Seja o exemplo que você quer que seu filho siga!

Que seu dia seja esclarecedor,

Mariza Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza