Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Livre-se da máscara e busque ser feliz!

Olá Mariza!! 
Estou em um relacionamento no qual estou sempre pisando em ovos. Raramente falo o que penso com medo de perdê-lo, chega a ser um situação deveras angustiante. Queria saber qual teu e-mail ou como faço para compartilhar minha história e receber a tua opinião ou a sugestão de um texto que me ajude a tomar a decisão certa. Sei que idealizamos muito as pessoas com as quais nos envolvemos, mas algo me diz que esta história não tem futuro. Por favor, poderias me ajudar?? 
Bj
(Comentário recebido em uma de minhas postagens aqui do blog)


Cara leitora,
Ressaltei, em amarelo, as suas frases que denomino de "gatilhos dos boicotes". Gostaria de escrever um pouquinho sobre cada uma, pode ser?

"Estou sempre pisando em ovos"


Quem fica "pisando em ovos" está sempre com medo de quebrá-los, ou seja, sempre à espera de que algo dê errado. Você provavelmente deve viver ansiosa e não se permite ser você mesma. Vive em função do que o OUTRO espera de você. Dessa forma eu lhe pergunto:
Você quer passar a sua vida toda não sendo você mesma? 
Quer viver sem "viver a vida"?  (até escrevi tema de novela hehehe)
Quer viver numa fantasia?

Provavelmente você deve ter respondido NÃOOOOOOOOO!!!!!!!! Mas não sabe nem como ser de outro jeito, não é mesmo? Acho que seria interessante você buscar entender o porquê você "se permite" ficar numa situação dessas. Pois aposto que antes de viver um relacionamento assim talvez você nunca pensaria que aceitaria tão pouco ou que se anulasse tanto para mantê-lo.

"Raramente falo o que penso com medo de perdê-lo"
Perder o quê?
Angústia, anulação e medos?
Pense realmente o que você ganha nessa relação e estabeleça suas prioridades. Acha mesmo interessante uma relação onde você tem que se anular? 
Não acho que tenha que ser radical e terminar tudo agora. Talvez você precise se conhecer primeiro e saber o que realmente busca numa relação. Mas do jeito que está você pode ficar doente. Pense que ninguém faz nada conosco se não damos espaço para isso (digo quando o padrão se repete). O que VOCÊ contribui para ficar assim? Pense nisso. Mudar um padrão leva tempo e, com certeza, o outro vai demonstrar resistência, pois a zona de conforto do casal é essa, submissãoXdominação.
Como será que esses pensamentos "não ditos" reagem no seu corpo? Será que você tem muitas somatizações, pois eles (pensamentos) devem "agir" de alguma forma. Se não saíram em palavras, devem ser manifestados em dores de cabeças, gastrite, insônia, etc.

"Situação deveras angustiante"
Acho que você já resumiu tudo nessa frase. Nem preciso falar mais nada...

"Idealizamos muito as pessoas com as quais nos envolvemos"
Hummm... 
Realmente fazemos isso. Projetamos no outro nossos desejos, fantasias e criamos um "personagem" só nosso que, quando não interpretado, ficamos frustrados. E você, será que também não foi idealizada? Se perguntarmos ao seu cônjuge o que ele falaria de você? O que quero dizer aqui é que devemos perceber que tais idealizações não são saudáveis e cabe a NÓS mudar isso. Tente ver que você se relaciona com alguém REAL, com defeitos (muitos) e qualidades (espero!). Por isso é tão difícil um relacionamento. E não precisa ser apenas afetivo entre namorados, refiro-me também aos relacionamentos entre familiares, colegas de trabalho, enfim, todos tipos de relacionamentos interpessoais. O ser humano é um "bicho" complicado, viu? Temos até psiquiatras! hehehehe
E posso lhe dizer com firmeza: quanto mais estudo a mente humana, mais vejo que sei pouco. Nós somo muito complexos!

"Essa história não tem futuro"
Nessa frase vejo que você está com os pés no chão. Já que não tem futuro, por que se preocupar com os ovos? Pise em alguns e veja o que acontece. Talvez só irá fazer uma lambança. Você limpa o local e logo verá um novo espaço para caminhar, mas dessa vez sem ovos. Entendeu? Já que não tem futuro, que tal ser você mesma? O pior que pode acontecer é ele não querer mais a relação. Mas você quer um homem que só deseja "sua máscara"? Ou ele pode conhecer outra mulher  (você sem máscaras) e gostar da novidade. Tudo é possível. Mas pense... Qual das situações te favorece mais? Viver sua vida interpretando um personagem ou ser você mesma?

Busque um suporte terapêutico. Acho bem capaz de você se apaixonar pela "nova" mulher que irá descobrir, pois ela existe (está bem dentro dessa carapaça que VOCÊ mesma criou).

Espero ter confortado um "tiquim" esse coraçãozinho aflito.

Um dia sem idealizações, mas com muitas satisfações a todos.

Mariza Matheus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza