Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Persistir faz toda diferença


Encontrei essa imagem no facebook. Não sei quem é o autor (quando encontrá-lo divulgarei nas referências). Mas o que me fez escolher esse desenho, para iniciar essa postagem, foi a identificação que percebo que muitas pessoas possam ter com o fato de não persistirem em seus objetivos. Você é assim? Luta por um ideal e quando pensa que tomou muito do seu tempo você desiste? Será que realmente sabe o que significa persistir em alguma coisa? Pois falar é fácil, mas ninguém gosta de tentar mil vezes sem saber se chegará a atingir seu objetivo. Digo aos meus pacientes que seria ótimo se tivéssemos uma bola de cristal para nos mostrar qual a escolha certa. Mas bolas de cristais não existem! Infelizmente ou não, o mundo é assim. Escolhemos a todos instante. Desistir ou persistir?

Um exemplo clássico de desistência é nas dietas. Você começa toda animada(o), mas a perda de peso leva tempo e exige sacrifícios (bota sacrifício nisso!). Na primeira semana você até acredita que será fácil. O tempo passa, aquele pudim da vovó teve que ser recusado enquanto todos comem na sua frente. A feijoada fica sem graça, pois todas as carnes gordurosas e saborosas tiveram que "fugir" (literalmente) de seu prato. Aquela preguiça interminável para ir à academia e você começa a inventar mil desculpas. "Nossa, uma gota d'água acaba de cair do céu! Vai chover. Putz, não tem nem como ir à academia hoje. Que pena. Bem que eu queria, mas vai chover..." As gordurinhas localizadas continuam bem localizadas e você pensa que diabos ela insiste ficar ali! Pelo menos alguém (algo) sabe persistir. Nossas gordurinhas localizadas nos amam de verdade. Não vivem sem nós... Desgraçadas! 

Lembro-me agora da história de um diretor de filmes de terror (Stephen King) que morava em um trailer com sua esposa e 4 filhos. QUATRO filhos! Todos em um espaço minúsculo. Ele, na época, era professor de literatura e, como muitos professores, não ganhava bem. Seu hobby e paixão era a escrita. Mesmo naquele minúsculo espaço cheio de filhos ele conseguia escrever seus contos de terror. Mandava seu material para várias revistas, mas sempre recebia um sonoro não, pois seu artigo não combinava com os leitores daquela revista. Ele voltava desanimado para "casa", mas não desistiu. Continuava mergulhado nas letras de sua máquina de escrever. É... Naquela época era máquina de escrever. Pensa que era fácil? Os anos se passaram e muitos nãos foram "colecionados". Mas mesmo assim ele não desistira. Ele acreditava que estava no caminho certo e escrevia por paixão. A história dele assisti num canal de televisão (no '60 Minutes') e não me lembro direito quantas recusas ele levou, acho que em torno de cem. Mas, um belo dia, uma revista gostou de seu texto e decidiu publicá-lo. O texto contava a história de uma garota estranha com poderes paranormais e que sofria bulling dos colegas de escola. Ela tinha uma mãe fanática religiosa e extremamente controladora. Sabe de que filme estou "falando"? Sabe de quem é essa história? 
Pouco tempo depois um diretor de cinema pegou, por acaso, a revista para apenas folheá-la. Ao ver o texto de King ("Carry a Estranha"), ficou fascinado e quis conhecê-lo. Vou resumir a história. Stephen King passou a fazer roteiros de filmes, principalmente de terror (que na época faziam muitos sucesso). Ele chegou onde queria. Não desistiu. Acreditou. Persistiu.

Você precisa ter um objetivo ou meta em sua mente. Se quer emagrecer mas não consegue deixar de comer aquele docinho, então peça apoio à todos de sua casa e façam, juntos, uma reeducarão alimentar. Família unida, sucesso garantido (bem, nem sempre hehehe).

Não desista de seus sonhos. Corra atrás do que te faz bem. Antes dos outros, VOCÊ precisa acreditar em si mesmo(a). A vida não tem garantias e se levar um tombo, levante e recomece. Aprenda com os erros, mas não desista antes de ter tentado o seu máximo, ok? Ah, não fique na postura de vítima por que O MUNDO não te ajuda. Você é responsável por suas escolhas e ficar parado(a) não lhe trará nenhuma resposta. Mexa-se!

Tenha um dia cheio de sonhos e projetos gratificantes.

Mariza Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza