Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Cuidado com os joguinhos de sedução


Antes de mais nada é preciso ter uma boa autoestima para escolher um(a) parceiro(a). Calma, esse artigo não é uma fórmula mágica de como seduzir seu príncipe encantado. Sei lá como seduzí-lo. Nem o conheço! 

Atendi uma paciente recentemente que acredita nessas benditas fórmulas mágicas. Mas quando não surte resultados, ela marca consulta toda melancólica alegando ter piorado sua "depressão". Solicita que eu aumente a medicação pois não faz efeito. O que? Nada disso! Remédio é para tratar e não para ser usado como "muleta" para não enfrentar seus problemas.

Primeiramente gostaria de ressaltar que tristeza, decepção e frustração acontece com qualquer pessoa, independente de ter ou não depressão. 

Ao fazer um "joguinho"você tem que estar preparada(o) para ganhar ou perder. Você encontrará "n"matérias com dicas "infalíveis" para agir no primeiro encontro, no segundo e até depois de terminar. Sua história é única. O que vale ressaltar aqui é a maneira como você se expõe ao relacionar-se com o outro. Você se valoriza ou aceita pouco? Quando digo pouco é por que muitas mulheres estão tão carentes que idealizam o "príncipe"e, na verdade, ele é um sapo assumido, escancarado! pensa que eu já não caí no conto do sapo? Vixe... Já vi muitos sapos com máscara de príncipes (das bem fajutas! kkkkk).

Namorar é um teste preparatório para ver se há ou não possibilidade de compatibilidade entre o casal. Ninguém se conhece em poucos meses, quicá em anos. O importante é ir se conhecendo, entendeu? Não fique criando expectativas ou buscando alguém para suprir SEU VAZIO INTERNO. Ninguém pode ser responsável por sua felicidade. Se você acredita que só será feliz com fulano, já pensou errado. Procure ser feliz agora, com você! Só depois disso que dará o próximo passo para buscar alguém com quem poderá ter um relacionamento satisfatório. Relacionamentos destrutivos são fáceis de encontrar, mas é isso que você busca? Mesmo? E não vem com essa de "ruim com ele, pior sem". Ai ai ai!!!!!

Já percebeu como tem pessoas que repetem o mesmo padrão? E depois dizem que todos os homens são sacanas ou que todas a mulheres são interesseiras. Como assim? Então você se coloca no mesmo pacote, não? Generalizar é um erro, até por que cada um é de um jeito. Mas se você preocupar consigo mesma(o) primeiro, verá que suas escolhas serão bem diferentes. 

Vejo um padrão errado em muitas pacientes. Primeiro buscam ser amadas para só então se amarem. NÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

PRIMEIRO VOCÊ TEM QUE SE AMAR, PARA SÓ ENTÃO SER AMADA DE VERDADE, COMO MERECE! 

Entendeu? Cuide de você sempre! E pare de responsabilizar o mundo ou a "depressão" por suas atitudes erradas. A depressão pode sim fazer com que você se anule ou fique numa relação destrutiva. Se for assim, busque ajuda e invista em você. Vale a pena!

Mas mesmo assim vou dar umas dicas:
  • Cuide de sua aparência.
  • Pare de criticar-se.
  • Não se compare com os outros.
  • Não idealize o outro.
  • Estabeleça seus limites e não deixe ninguém te destratar.
  • Não se anule.
  • Não coloque no outro a responsabilidade para te fazer feliz.
  • Veja seus critérios para um companheiro e não aceite menos do que você mereça.
  • Relação é via de mão dupla, então não lute sozinha(o) para dar certo.
  • Não se culpe se deu errado. Pense que não era para ser.. 
  • Aprenda com seus erros e faça diferente.
  • Analise seus padrões, pois se eles repetem é por que você tem que mudar sua maneira de agir.
  • Trabalhe sua autoestima.
  • Busque ajuda com um profissional (psicólogo e/ou psiquiatra). Amigos são ótimos conselheiros, mas um profissional te ajudará a entender seus boicotes e escolhas.
  • Não se fixe no passado. Passou! Bola pra frente!!!!!
  • Lembre-se que se você não se valoriza como quer que o outro faça o mesmo?
  • Analise que espaço você deu para as pessoas erradas permanecerem em sua vida.
  • Enfim, entenda que mudar é um processo e ficar parada(o) não resolverá nada.
Poderia escrever infinitas dicas, mas como disse, esse post não é para ser um "salvador" de vidas desesperadas. Quero que entenda que nossa maneira de se relacionar com os outros só melhora quando nos relacionamos bem conosco.

Um dia pleno a todos!

Mariza Matheus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza