Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Depressão não é "desculpa"!


Infelizmente atendo alguns casos onde o(a) paciente tem um ganho secundário em consultar com o psiquiatra. Abaixo algumas frases "célebres":

"Você sabe que sou doente... Até vou ao psiquiatra!." 
"Não fiz de propósito, acho que foi o medicamento que o psiquiatra passou."
"Não posso fazer isso, pois tenho depressão." 
"Não consigo ajudar, pois tenho depressão."
"Não podemos conversar agora, pois tenho depressão." 
...

Sentiu o drama? A depressão realmente causa um desânimo no indivíduo. Um sentimento de incompetência ou inutilidade. Mas fazer desse transtorno um escudo e esquivar-se de tudo é uma forma de sair pela tangente e não encarar a vida. Lembre-se que depressão NÃO É INVALIDEZ!

Atendi uma senhora que não fazia absolutamente nada em sua casa. Tudo girava em torno dessa famigerada "depressão". Seus filhos e marido já se sentiam impotentes e, de certa forma, condenados pelo ambiente melancólico da casa. Não viajavam. Não conversavam. Apenas falavam de doenças e sofrimento. Ela fazia uso irregular da medicação. Faltava nas consultas e não aceitava, em hipótese alguma,  acompanhamento psicológico. Dizia que o psicólogo não ajudava e que um amigo seria muito melhor, pois não precisava pagar pela "sessão". Que amigo? Como assim a terapia não seria capaz de ajudá-la? Bom, com essa resistência seria bem capaz de não surtir efeito mesmo. Seu marido relatou que não a aguentava mais e que aguardava apenas um sinal de melhora para poder pedir a separação. Sua filha aprendera muitos de seus comportamentos e manipulava o noivo. O filho "fugiu" na maconha, seu único refúgio fora da doença, segundo ele. Ou seja, a família toda ficou doente. A paciente recusava-se entender que era preciso assumir o controle de sua vida. A depressão tomou conta de seus atos, e mesmo que de forma torpe, a paciente "gostava" do controle que a doença lhe fornecia perante sua família. 

Por mais impotente que você se sinta, não se deixe dominar pela depressão. Lute! Enfrente sua vida e entenda que o tratamento é demorado mesmo, requer paciência, dedicação e principalmente presistência. Muitas vezes tratar a depressão é ter que encarar outros problemas. Como assim? No caso acima, a paciente sabia que, ao melhorar, ela teria que enfrentar a vontade de seu marido de se separar. De certa forma, a depressão  tem um ganho secundário, manter sua família "unida". Que união é essa? Uma união patológica, mas cômoda para a paciente pois não necessita que a mesma enfrente seus medos. 

A depressão pode afetar toda família. Tratar-se significa assumir responsabilidade por sua vida e pelo bem estar das pessoas que o cercam. Não a utilize como uma ferramenta de controle e manipulação. É sério e tem tratamento. Por mais insatisfeito(a) que você esteja com sua vida, lute e faça diferente. Busque ajuda, se for necessário, mas nunca utilize uma doença como "desculpa" para não enfrentar a vida. 

Um dia cheio de resoluções,

Mariza Matheus

2 comentários:

  1. Olá !!!

    Adorei a abordagem do tema, penso exatamente desta forma !!
    Já tive depressão, mas nem por isso parei de trabalhar, cuidar da casa e manter minhas responsabilidades.
    procurei ajuda profissional, fiz meu tratamento e me esforcei muito para melhorar em nome daqueles que amo, pois eu via que os mais afetados eram eles que muitas vezes tinham que ver minha tristeza e eram alvo de minhas grosserias em alguns momentos, e como mencionado no texto, isso destrói uma família, sem dúvidas e todos acabam ficando enfermos de um jeito ou de outro.
    Infelizmente acontece muito o que descreveu, pessoas usando a depressão como forma de manipulação e até mesmo de comodismo para não ter que ter responsabilidades e afazeres, isso para mim é um egoísmo absurdo !
    Todos temos problemas, etc, se nos entregarmos desta forma ninguém mais sai de casa pra nada, afinal a vida não está fácil pra ninguém :)
    Muito boa a postagem !!

    Um enorme abraço e bom restinho de semana !

    ResponderExcluir
  2. Oi Samanta
    Que bom que gostou e obrigada por compartilhar sua história tb.

    Abraços

    Mariza :-)

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza