Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Eu não preciso de psiquiatra! Não sou louco!

Como já escutei essas duas frases...
Quem consulta com psiquiatra não significa que está louco!!!!!!!

Infelizmente muitas pessoas ainda acreditam que o médico psiquiatra só trata de esquizofrenia. Bom, nós também tratamos de transtornos depressivos, ansiosos, fobias, insônias, estresses, TDAH (T. de Déficit de atenção e Hiperatividade), usuários de drogas, bipolares, distímicos, e muitos outros transtornos comportamentais. 

IR AO PSIQUIATRA NÃO É ATESTADO DE LOUCURA!

Acabe com esse preconceito (se tiver) e entenda que a psiquiatria evoluiu muito e hospício e eletro-choques aterrorizantes estão presentes nos filmes. A realidade é outra. Outra coisa, os "loucos" também engravidam, quebram a perna, passam mal ou sofrem acidentes. Ou seja, a loucura está presente em qualquer especialidade. Se formos pensar assim, todos os médicos são médicos de loucos. Não dizem que "de médico e de louco todo mundo tem um pouco"?  Então...


Os medicamentos da minha área ainda são muito recentes. Não se trata mais uma patologia com apenas sedação. Muitos devem lembrar da expressão: "ele é louco de pedra" ou "louco de babar". Os efeitos colaterais também melhoraram muito. O que acho que precisa mudar são os preços, pois alguns são muito caros e inacessíveis para muitas pessoas. 

Você já leu o livro "O Alienista"(Machado de Assis)? No livro o personagem principal acaba vendo loucura em todos e internando praticamente a cidade toda num hospício. Se formos analisar, quem é normal? O que é ser normal? 

Fico incomodada quando um familiar aproveita para manipular um paciente meu em decorrência do mesmo fazer tratamento psiquiátrico. "Você é louco, por isso que vai ao psiquiatra!", "você não era assim antes de ser tratar", etc. Ninguém é o mesmo de ontém. E muitas vezes precisamos de um acompanhamento médico ou psicológico para ajudar em nossas questões pessoais e escolhas. Não rotule uma pessoa por ela fazer acompanhamento com psiquiatra. 

Louco é quem não se cuida!

Louco é o mundo atual, cheio de violência, guerras e catástrofes.

Tenha um dia "normal".

Mariza Matheus


2 comentários:

  1. mais os psiquiatras socam remedio na pessoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem todo psiquiatra faz isso, Esdras. Eu sou contra apenas medicar e não trabalhar a linha de pensamento do paciente.
      Abraço
      Mariza

      Excluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza