Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

"Nóias"maternas

"Menino, desse jeito você não será ninguém nessa vida!"
"Pare de comer! Você está ficando gorda e ninguém vai querer namorar com você!"
"Você é igualzinho ao seu pai mesmo. Um irresponsável!"
"Você deveria prestar faculdade de direito, só assim terá um futuro."
"Homem é tudo igual, todos são cafajestes."
"Mulher é tudo falsa. Nem pense que um dia terá uma amiga sincera."

E assim vai mais "n" recomendações que escutamos desde nossa infância. Muitas são zelos, mas outras são exteriorizações de medos e/ou frustrações pessoais. 

Não se deixe contaminar por crenças que não são suas. Não siga uma carreira sem ter vontade. Não pense que seu valor está atrelado apenas ao seu peso. Não deixe a baixa autoestima de alguém contaminar a sua!!!


Vamos fazer um teste: 
  • Pegue uma folha de papel e escreva 10 "defeitos" que você acha que são os piores.
  • Feito isso, agora escreva 10 qualidades principais.
Agora eu lhe pergunto?

  • Qual foi mais fácil, os defeitos ou qualidades?
  • Dos seus defeitos, quantos são possíveis de mudanças? (exemplo: se você quer ser alto e não pode usar salto, como as mulheres, então não vai conseguir mudar isso, não é mesmo?).

Quantos defeitos estão ligados à aparência, ao físico? 

Note que muitos defeitos são impostos pela sociedade. Um padrão. E daí que você está acima do peso? Será que você acha que vale a pena ter um namorado que só te dá valor caso seu IMC (índice de massa corpórea) seja normal? Você realmente quer alguém assim ao seu lado?

Cuidado com a abertura que VOCÊ dá às pessoas que te criticam o tempo todo. Às vezes é você quem ressalta esses "defeitos" e só deu mais espaço para as pessoas confirmá-los. Se é que existem mesmo.  Lembro-me quando eu "era pequenina lá em Barbacena"que odiava em ser branquinha. Sou branca do tipo "OMO Progress Dupla Ação". Muito branca! Não adianta tomar sol que eu NÃO PEGO COR!  Nem com autobronzeador eu fico morena (fico laranja hehehehe). Mas me aceitei. Hoje não me incomodo em ser branquinha, até acho bonito. Por coincidência ou não, escuto menos críticas a respeito de minha cor. Antes eu escutava: "Nossa, como você é branca!", "Precisa de um solzinho, né Mariza". Hoje eu escuto: "Que linda sua cor, parece européia". Será que as pessoas mudaram ou fui eu que me dei mais valor (e acabo ressaltando isso externamente). Pense nisso. 

Por que será que você é criticada(o) o tempo todo? Será que você não concorda mesmo com o que dizem a seu respeito? Talvez por isso que te abala tanto, pois você pensa o mesmo em relação a si mesmo (críticas não construtivas). 

E se você for mãe, não precisa avisar sua filha constantemente que ela está acima do peso. Ela deve saber disso. Que tal mudar o cardápio de sua casa e todos fazerem um reeducação alimentar. Seja companheira e não a algoz que aponta o tempo todo os "defeitos" dela. Cada caso é um caso, eu sei. Mas não deixe SUAS "nóias" passarem para seus filhos.

Um dia sem "nóias" para todos.

Mariza Matheus



3 comentários:

  1. Adorei o texto sobre "nóias" maternas, muito bom!!!
    Abraço
    Maria Letícia '

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto Mariza,
    é sempre bom ler o que vc tem pra dizer...
    parece que tdo que vc fala bate! rsrs
    obrigada pelos conselhos,
    estão sendo uteis no cotidiano
    e naquela visitinha principalmente...rsrs
    bjoOs

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe, mesmo eu sendo adulta, ainda não parou de me criticar... Não sei o que fazer pra ela parar com isso. Aqui em casa, sempre foi linha dura. "Se for gorda, ngm vai querer vc; tem uma espinha no rosto, a roupa tá amassada, etc, etc", o tempo todo!

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza