Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

Isso não é amor!

"Dra. Mariza,
Eu namoro um homem que sei que não gosta de mim, mas mesmo assim eu não quero perdê-lo. Eu faço tudo por ele e se ele me largar acho que morro. Não consigo pensar na hipótese de isso acontecer (dele me largar). Prefiro ele comigo mesmo não gostando de mim do que ele separado de mim ou com outra. Sei também que ele me trai e não é atencioso comigo. Para fazer ele ficar comigo eu faço tudo que ele gosta e tento não reclamar de nada, assim ele vai perceber um dia que eu sou a mulher certa pra ele. Mas apesar de eu ter consciência disso eu não consigo ser feliz com ele mas acho que ficaria pior sem ele. Já tomei muitos remédios, e nenhum adiantou! Como posso sair dessa armadilha que eu mesma cai? Será que tenho depressão por isso estou agindo desse jeito com ele?"

Cara leitora,

Não posso responder sobre se você tem ou não depressão. Pode ser, mas também pode ser uma baixa autoestima sem estar relacionada com quadro depressivo. De qualquer forma seria interessante você fazer uma avaliação. Procure ajuda profissional. A depressão pode causar situações como essas? Sim, mas também pode ter relação com outras questões que aqui não tenho como responder. Acredito realmente que você precisa de uma terapia acima de tudo. Ficar num relacionamento destrutivo como esse só vai piorar sua autoestima. O que adianta "forçar" alguém ficar com você? Por que anular-se tanto? Você não quer perdê-lo? Mas pense e reflita, algum dia você já o teve? Será que podemos TER alguém?

"Se ele me largar eu acho que morro". Não. Não vai morrer! Essa dor vai passar. Mas ele, pelos seus relatos, já te largou há muito tempo e forçar continuar com essa relação patológica só vai te deixar mais doente. Não aceite um relacionamento onde o outro não te respeita. Gostar um do outro é fundamental. O amor transforma com o tempo da relação, mas ficar com alguém que não gosta de você é pior. Trabalhe sua autoestima, se não você corre o risco de repetir o mesmo padrão de relacionamento que este.

Deixar de ser você mesma para agradar o outro é faca de dois gumes. Pode até parecer, veja bem, PARECER que vai conquistá-lo, mas no fundo essa "manipulação" só o afastará ainda mais.

"Ficaria pior sem ele". Hummm.... um relacionamento codependente não lhe fará se sentir amada, com certeza. Essas e outras questões devem ser trabalhadas numa terapia. Busque se conhecer e entender o porquê age dessa forma, como anulações e permitindo se humilhar para "manter" uma união.

Não adianta tomar medicação se você não trabalhar as questões básicas relacionadas à sua personalidade e que te levou a agir assim. Medicação é coadjuvante num tratamento e não posso te dizer apenas com esse relato se é ou não caso para uso de medicamentos.

Forte abraço

Mariza Matheus

5 comentários:

  1. se amar mais e fazer infinitas terapias...

    ResponderExcluir
  2. Cada qual sabe de si mesmo!!!!! essa pessoa precisa de ajuda!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não entendo esse sentimento que ela diz sentir pelo companheiro como sendo amor... vejo mto mais como sendo a "falta" de amor por ela mesma, pela sua própria vida e felicidade. Me parece que ela coloca toda a responsabilidade de ser feliz nesse homem, quando a única responsável por isso é ela mesma.

    ResponderExcluir

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza