Pensamento do dia

“Seja qual for a experiência que venha a você, deixe-a acontecer e depois siga em frente, descartando-a. Vá limpando sua mente o tempo todo. Vá morrendo para o passado, de forma a permanecer no presente, no aqui e no agora, como se tivesse acabado de nascer, como se fosse um bebê"

(OSHO)

O papel da mulher na nossa sociedade


Hoje, dia internacional da mulher (Uhu!!!!!!), decidi falar um pouquinho sobre o papel da mulher na sociedade. Nada de feminismo, não se preocupe. Mas qual o nosso papel? Casar e ter filhos? Então se a mulher não casou ou não teve filhos ela perdeu a chance de ser feliz? "Estou certa ou estou errada?" (a lá Sinhozinho Malta).

Dizem que Adão "nos pariu", literalmente,  através de sua costela. Dizem! Deve ter sido bem complicado esse "parto", não? Mas analogias ou ironias à parte o importante, ao meu ver, que viemos da mesma origem, da mesma essência (todos nós, homens, mulheres, animais, plantas, etc). Um criador nos fez. Deus? Energia superior? Não sei. Gosto mais da versão de Deus como algo maior, maior mesmo que nossa compreensão ou imaginação. Somos um mistério. E que mistério...

Mas e nós mulheres? Somos um "bichinho"complicado, não? Sangramos mensalmente, oscilamos de humor naturalmente, temos o poder de gerar vidas (apesar que muitas vezes colocamos uns "malas" nesse mundo), alimentamos, cuidamos, "pentelhamos", enfim, somos multifuncionais e extremamente complexas. Acho que os homens sempre tiveram medo de nós. Mesmo na época de Adão. Imagine quando ele teve que lidar com as TPMs de Eva? E quando ela engravidou, será que ele pensou que sua barriga iria explodir? E quando Eva notou seu corpo "despencar" com a idade? Deve ter feito a vida de Adão um inferno de tantas reclamações, afinal de contas ela não tinha a quem recorrer para fazer sua drenagem linfática!

Séculos e séculos se passaram e nós continuamos aqui, brigando por um espaço, por igualdade de direitos. Uma luta constante por algo que já é nosso desde a nossa existência, um espaço na sociedade. Somos vistas como sexo frágil. Hum? frágil aonde? Só se for no nosso humor, pois se fôssemos tão frágil assim por que a responsabilidade da gestação é nossa? Podíamos ser que nem o cavalo marinho: a fêmea inicia a gravidez e depois passa o feto para o macho que vai gerir os 2/3 finais da gestação (a pior parte hehehe). Já que os homens tem uma estrutura óssea mais forte porque não nos ajudar com a gravidez? Nós somos delicadinhas hehehe.

Em meu consultório atendo muitas mulheres. Diversas histórias e muitas queixas semelhantes. Somos românticas (grande parte), criamos expectativas, teatralizamos com mais facilidade diversas situações, "namoramos" estados melancólicos, enfim, somos intensas e passivas ao mesmo tempo. Somos intrigantes. Querer entender a mente de uma mulher é subestimar nosso potencial. Não viemos com uma bula e, por mais semelhantes sejam nossos comportamentos, somos únicas. 

Agora eu pergunto: qual nosso papel na sociedade?
Culpar os homens por toda nossa submissão não seria justo, afinal de contas quem criou esse homem tão autoritário e machista? Muitas mulheres estimulam o machismo em seus filhos ou permitem que o pai perpetue conceitos arcaicos no filho. A menina é criada com medos e, em muitos casos, não lhe é estimulado o comportamento de luta ou independência. Acho que nosso papel deve ser conquistado por nós. Como você, mulher, se comporta na sociedade? Você luta pelos seus ideais ou fica passiva, culpando  a sociedade patriarcal? Queimar soutiens em plena praça não nos fará "iguais" ao sexo masculino. Mas conquistar nosso espaço e entender que já somos complementares, pois o homem precisa de nós e... também precisamos deles. Pense nisso. 

A igualdade está em um complementar o outro.

FELIZ DIAS DAS MULHERES!

Mariza Matheus


2 comentários:

Participe também do Clube da Autoestima, uma rede social para sua autoestima ficar sempre em alta. Melhore sua qualidade de vida!

http://clubedaautoestima.ning.com

Abraços

Mariza